A Prática do Perdão chega as Redes Sociais

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Com a chegada do Natal, não apenas os presentes e recordações materiais se tornam prioridade nas vidas das pessoas, mas também, as reflexões dos relacionamentos pessoais e profissionais, principalmente sobre aqueles que por ventura deixaram mágoas profundas.

Com base neste princípio universal de reflexão num momento que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o professor de liderança e motivação Marcelo Peruzzo, uniu o tradicional ao inovador, ao lançar um dos primeiros jogos pelo Twitter, chamado “O Caminho do Perdão”. Nele, o usuário em poucos cliques descobre o causador de suas mágoas, bem como as atitudes que deve praticar para eliminar as mágoas através do perdão.

Para Peruzzo, “neste momento especial de reflexão, que ocorre com a chegada do fim do ano, aliado a explosão do uso das redes sociais, ferramentas como o próprio twitter se tornam eficazes na ajuda de pessoas com mágoas profundas”. Peruzzo complementa que, “as pessoas muitas vezes, por não entenderem o significado do perdão, guardam essas mágoas e que a priori trazem efeitos desastrosos, iniciado por um mal estar e transformando-se em doenças psicossomáticas em casos evoluídos e não solucionados.”

O jogo “O Caminho do Perdão”, um dos primeiros no mundo que faz uso unicamente das funções oferecidas pelo Twitter e utiliza um processo lógico, que permite que o usuário, ao percorrer apenas páginas do Twitter, descubra o causador de suas mágoas.

Ao final da experiência, com o causador da mágoa descoberto, o usuário é convidado a assistir em outra ferramenta de rede social, o You Tube, um vídeo explicando o que é o perdão e como praticá-lo.

O jogo “Caminho do Perdão” está disponível no seguinte perfil do twitter:

http://www.twitter.com/caminhodoperdao

Notas do autor: Marcelo Peruzzo é consultor e pesquisador do IP2 Outsourcing. Autor de vários livros, entre eles “O Líder Pensador - Quem pensa, manda. Quem processa, obedece.”, “Jesus de Gravata” e “O Caminho do Perdão”. Professor convidado da FGV Management nas areas de marketing e liderança. Premiado pela FGV Management nos últimos quatro anos, entre os 16 professores melhores avaliados na instituição.

FONTE:IP2 OUTSOURCING CURITIBA-PR
CONTATOS: MARCELO PERUZZO TELS:41 - 3657 1194/9677 6945
E-MAILS: falecom@ip2mkt.com.br

Aproveitando melhor o tempo

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br

Quando a gente nasce recebemos dos pais, tios, tias, avós e conhecidos muita atenção, amor, carinho, afeto e cuidados. Os primeiros passos são marcados pela ternura, paciência, segurança e persistência. À medida que a gente vai crescendo aprendemos a nos tornar independente.

Essa independência nos obriga a resolver os problemas cotidianos sozinhos. E é aí que começamos a descobrir que essa tal "independência" em certos casos não existe. Quando chegamos à fase adulta as confusões começam aparecer em nossas cabeças. Percebe-se que sozinho não chega a lugar nenhum, porque somos pessoas sociais e precisamos umas das outras.

Uma das atitudes pouco praticadas neste mundo globalizado é saber ouvir as histórias e experiências dos nossos avós quanto à maneira de educar os filhos. Tem muitos casais que trabalham fora, com isso deixam os professores ou babás cumprirem o papel de pais. Eu não consigo entender porque muitos pais abandonam seus filhos em busca de suas carreiras profissionais, alegando que precisam ganhar dinheiro para garantir um futuro melhor deixando a educação deles aos cuidados dos professores e pessoas inabilitadas.

Alguns pais chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia e quando chegam ao lar não tem tempo para dar atenção aos filhos. Para mim é imprescindível à participação dos pais na educação. Com tudo isso a família vai ficando para trás, muitos casamentos se dissolvem, os filhos vão ficando deprimidos, angustiados, ansiosos, alguns caem nas drogas, outros têm uma iniciação sexual precoce, tudo porque eles não recebem mais aquela mesma atenção, carinho, amor, afeto que tinham quando eram crianças.

Temos que dedicar um tempo maior para os filhos. Mas como fazer isto? Priorizando o que é mais importante na vida. Nas férias ou feriados prolongados dedicar um bom tempo pra família, fazendo uma belíssima viagem.

Quando retornar desse descanso, o melhor a fazer é disciplinar o tempo. Ajustar a vida sem perder o foco das ações a serem realizadas, ou seja, priorizar as coisas que são mais importantes. Procurando assim dar valor a cada coisa a ser realizada, moderar em tudo e nunca exagerar.


SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

Quebrando a rotina

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estamos vivendo uma sufocante rotina no nosso dia a dia. Muitas pessoas ao se levantar, antes de agradecer por mais um sono reparador que Deus proporcionou, ficam reclamando dos problemas que irão enfrentar durante o dia.

Por experiência própria, esse tipo de comportamento não irá contribuir para que o dia seja esplendido. O melhor é mudar de atitude.

Devido a grande rotina que essa vida nos proporciona muitos tiram férias e tentam com isso esquecer das cobranças que a vida nos impõe. Isso funciona por um período curto, depois a rotina volta ao normal e a decepção aumenta ainda mais.

Conheço várias pessoas que trabalham há anos no mesmo ambiente de trabalho, mas nunca se mostraram diferentes, são sempre formais nas suas atitudes e nunca mudam o comportamento com os seus colegas. Isso também é tedioso.

Vivemos na era da internet com acesso a todas as mídias, mas infelizmente estamos nos “robotizando”, porque a quantidade de informações que são absorvidas não é transformada em conhecimento, muitas delas são inúteis, fúteis e desprezíveis.

A afetividade e o amor por outras pessoas estão morrendo, com isso estamos nos tornando cada vez mais individualistas e materialistas, não nos importamos muito com o amor ao próximo. É preciso parar e refletir um pouco e analisar como estamos agindo com as pessoas que nos rodeiam.

Para não deixar com que a rotina nos sufoque cada vez mais, é preciso que façamos algo que quebre esse sistema tedioso e sufocante. Tente surpreender as pessoas que estão vivendo ao seu lado, agindo com gestos diferentes, conte algo de bom que aconteceu num passeio ou faça alguma coisa benéfica que venha surpreendê-las, ou seja, tente ser diferente e elas irão notar que algo está mudando em você.

Um empresário ou líder político que não sabe surpreender os seus assessores e colaboradores, motivando-os e valorizando o potencial de cada um jamais vai se tornar um grande líder.

Para sair da rotina devemos liberar a nossa criatividade, com isso iremos encantar as pessoas que nos rodeiam. Devemos fazer da vida uma grande aventura, abrindo-se para outras possibilidades, ter prazer em descobrir coisas novas, não ter medo de novos desafios, mas sim enfrentá-los.

Primeiramente tente surpreender a si mesmo, faça algo que lhe dê satisfação e prazer. Mantenha um dialogo prazeroso com a família, amigos, colegas, parentes. Tente economizar as críticas e os julgamentos, mas procure gastar em elogios com quem você ama e convive.

Procure passar um final de semana em lugares novos e diferentes, faça outras amizades. Não seja uma pessoa insociável e tímida. Quem sabe a rotina se desfaça. Não custa tentar.

SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

A arte de ser liderado

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

por Renato Fazzolari

Vocês perceberam que só existem informações, das mais diversas maneiras, de como se deve proceder para ser um líder? Um comandante? São cursos, palestras, cobranças de todos os tipos; basta ter um grupo, seja lá qual for, que o indivíduo fica sob pressão de ter que se comportar como líder, ou então, será um liderado, e a cultura dita que, se o Líder é tido como o sucesso, o liderado será o oposto, o que o deixará com o sentimento de inferioridade, ou até mesmo de fracassado.

Será mesmo que saber ser liderado é negativo? Ou será que simplesmente se esqueceram que para chegar a qualquer liderança, ser liderado é um estágio obrigatório? E que todos, sem exceção, mesmo sendo líderes, também são liderados.

Exemplificamos:

O mais simples dos cargos em uma empresa, é liderado (comandado) pelo Supervisor do Departamento, que por sua vez é liderado pelo Chefe da Divisão, que é liderado pelo Gerente, que é liderado pelo Diretor ou Dono da empresa.
Ah..., finalmente chegamos ao topo da liderança, o Dono, esse enfim não terá a quem se reportar. Não é verdade?

NÃO, não é verdade, o Dono será comandado (liderado), por outros tipos de lideranças, às quais terá que se submeter, ou seja: os Clientes, as Leis, conseqüentemente os Governantes, os Concorrentes (estes o forçarão a se adaptar às condições do mercado), e a uma série de outros comandos, os quais têm seus próprios líderes que ditarão as regras, as quais terá que obedecer.

Como podemos observar, obrigatoriamente, todos somos liderados, então porque não considerarmos essa realidade, da qual não podemos escapar?

Vamos às Dicas:

Brilhar e ser um sucesso não requer obrigatoriamente ser o “Comandante Mor”, essa posição pode ser uma meta, ou um estímulo, mas não uma obsessão. O percurso pode ser muito mais estimulante e gratificante.

Exemplos na vida confirmam isso:

Quantos Papas existiram que foram (colocados como) os líderes maiores da igreja católica e ninguém sequer sabe quem foram, e no entanto, outros simples religiosos se tornaram Santos.
Quantos Generais foram medíocres, enquanto soldados rasos se tornaram heróis.
Patrões desconhecidos, abrigaram profissionais super talentosos.
Professores obscuros tiveram como alunos pessoas que brilharam em suas carreiras profissionais.

Poderíamos preencher páginas e páginas relatando exemplos, no entanto, basta você olhar ao seu redor para constatar inúmeros casos que comprovarão o que estamos dizendo.

O importante é nos conscientizarmos que temos o poder de ser um sucesso como liderados, mas desde que para isso nos tornemos brilhantes líderes, não necessariamente de outros, mas obrigatoriamente LÍDERES DE NÓS MESMOS, que assumamos o comando de dirigir com firmeza o rumo de nossa própria vida.

O sucesso será uma mera conseqüência e uma questão de tempo. E com esta postura seremos no mínimo muito mais felizes e realizados como pessoa.


“O PROFISSIONAL QUE A USINA NECESSITA; A USINA QUE O PROFISSIONAL PROCURA.”
MAIOR CADASTRO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NO SEGMENTO SUCROALCOOLEIRO DO BRASIL

Renato Fazzolari
AGRHO Recursos Humanos
(19) 3203-3132 / 4660
renato@agrho.com.br
www.agrho.com.br

Compra Coletiva [?] Sabe o que é?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Galera, sites de compra coletiva são o grande barato do momento, se você não sabe o que é um site de compra coletiva não sabe o que esta perdendo. este tipo de site é tendência!


Sites de compra coletiva funcionam da seguinte forma:
1. O site entra em contato com um restaurante ou bar ou qualquer outro tipo de comércio
2. O comércio entra e, acordo sobre uma cota de vendas de um determinado produto, ex um jantar de massas italianas que normalmente custa R$70,00.
3. Se o site vender a cota determinada, ex 500 cotas, o preço do jantar italiano cai de R$70,00 para apenas R$12,00!

Dai você pergunta: Tudo bem, esta ótimo más o que o comércio ganha com isto Stealth?
Respondo: O comércio ganha de varias formas:
• Ganha por estar anunciando o seu estabelecimento por um valor muito menor do que qualquer outra mídia de informações
• Ganha no atacado por vender 500 jantares, o que não é pouco!
• Ganha com o consumo, pois a promoção geralmente cobre apenas o prato principal, já aperitivos, bebidas, estacionamento, voucher do garçom estão fora desta promoção e são pagas a parte.

Exemplo, um bar aqui de são paulo fez a promoção de chopp, o valor original éra de 2 chopps por R$5,00, e se vender 600 cotas o valor cai para 5 Chopps por R$4,99, imperdivel não? sabe quantas cotas eles venderam? mais de 21 mil cotas!

Imagina, vc beber 5 chopps por 5 reais? agora imagina o bar que vender mais de 21 mil cotas de R$4,99, faz os cauculos: 21000 x 4,99 = R$104.000,00! isto mesmo, só de chopp deu este valor, agora imagina o que este povo todo vai consumir de petiscos, outras bebidas, aperitivos, salgados, jantares, etc etc etc....


Sim vale a pena para todos!


Agora segue os sites mais conhecidos que oferecem estes tipos de promoção:

http://www.peixeurbano.com.br
Este foi o pioneiro no brasil a oferecer compras coletivas
Cidades que Atende

http://www.coletivar.com.br
Cidades que Atende

http://www.clickon.com.br
Cidades que Atende

http://www.ofertadia.com.br
Cidades que Atende

http://www.wego.com.br
Cidades que Atende

http://www.clubeurbano.com.br
Cidades que Atende

http://www.ofertaunica.com.br
Cidades que Atende

http://www.imperdivel.com.br
Cidades que Atende

http://www.agrupe.com.br/
Cidades que Atende

http://www.ofertax.com.br/
Cidades que Atende

http://www.vcvai.com/
Cidades que Atende

http://www.zipme.com.br
Cidades que Atende

http://www.clickcupom.com.br
Cidades que Atende

http://www.valejunto.com.br
Cidades que Atende

Existe tambem o http://compra3.com.br/ que ao apresentar o cupom do site você recebe uma % do valor do produto como reembolso.

Se for copiar, indique a fonte...

Estes dados eu coletei no dia 03/09/2010, e sempre eles estão adicionando novas cidades

OBS: Já comprei algumas promoções e aprovo!
OBS²: Se cadastre no site que eles enviam as promoções da sua cidade

OBS³: Gostou? comenta ai em baixo!

Jornal O Estado de S. Paulo dá apoio oficial a José Serra

Jornal O Estado de S. Paulo toma decisão surpreendente e dá apoio oficial a José Serra

O jornal paulista O Estado de S. Paulo tomou uma decisão inédita na imprensa brasileira e declarou apoio formal à candidatura à Presidência da República de José Serra (PSDB). O jornal fez isso por meio da publicação de um editorial, que diz o seguinte:

"O MAL A EVITAR"
"A acusação do presidente da República de que a Imprensa “se comporta como um partido político” é obviamente extensiva a este jornal. Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside. E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nesta página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre “se comportar como um partido político” e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País.

Efetivamente, não bastasse o embuste do “nunca antes”, agora o dono do PT passou a investir pesado na empulhação de que a Imprensa denuncia a corrupção que degrada seu governo por motivos partidários. O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder. É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada. É sobre essa perspectiva tão grave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir O que estará em jogo, no dia 31 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção. Não precisava ser assim. Luiz Inácio Lula da Silva está chegando ao final de seus dois mandatos com níveis de popularidade sem precedentes, alavancados por realizações das quais ele e todos os brasileiros podem se orgulhar, tanto no prosseguimento e aceleração da ingente tarefa – iniciada nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique – de promover o desenvolvimento econômico quanto na ampliação dos programas que têm permitido a incorporação de milhões de brasileiros a condições materiais de vida minimamente compatíveis com as exigências da dignidade humana. Sob esses aspectos o Brasil evoluiu e é hoje, sem sombra de dúvida, um país melhor. Mas essa é uma obra incompleta. Pior, uma construção que se desenvolveu paralelamente a tentativas quase sempre bem-sucedidas de desconstrução de um edifício institucional democrático historicamente frágil no Brasil, mas indispensável para a consolidação, em qualquer parte, de qualquer processo de desenvolvimento de que o homem seja sujeito e não mero objeto. Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e, inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: “Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?” "ESTE É O MAL A EVITAR"

O papel do educador na Escola Pública

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br

Dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor, este profissional cuja função principal está permeada na multiplicidade de papéis que precisa desempenhar em sala de aula. De tantos papéis secundários e terciários que lhe são cobrados, exigidos, inspirados e até constrangidos representar em sala de aula e na vida dos educandos, perdeu-se de foco o papel principal que lhe cabe de fato: o de educar formalmente o sujeito!

Educar é o mesmo que incentivar o gosto pela aprendizagem, desenvolver habilidades, aprimorar conhecimentos, mediar informações estratégicas e formar o cidadão. Educar é subtrair a genérica ignorância das pessoas e iniciá-las na ecleticidade cultural para sugerir horizontes de acordo com as vocações percebidas. Educar é balizar saberes para o bem viver pessoal, social e profissional dos educandos em todas suas fases. E isto é pleito antigo!

Desde 1827 quando Dom Pedro I baixou o Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil já se discutiam política didático-pedagógica, disciplinas curriculares, questões salariais, entre outros assuntos constantes nas pautas modernas sobre Educação. De lá pra cá várias ações foram sugeridas por meio de projetos e portarias, mas muito poucas mudanças significativas foram efetivadas. Dentre as ações de estímulo está a comemoração do dia do professor, como se um dia de festa, com escolas fechadas e vazias, servisse de fato para dignificar a profissão docente, como prevê o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. E isto é engodo antigo!

Passados cento e oitenta e três anos do Decreto Imperial e quarenta e sete anos do Decreto Federal fundamentando a Educação no Brasil e homenageando o profissional educador, respectivamente, percebe-se que muitos avanços foram inseridos nas escolas, porém a discussão de base sobre a classe profissional permanece estática, sem grandes alterações, sem maiores incentivos, sem novas perspectivas, mas com muitas promessas e esperanças, sim!

A docência é a profissão do passado, do presente e do futuro. Os países que passaram por grandes guerras e se viram arruinados descobriram que a Educação é o alicerce que dá crescimento sustentável e tecnológico a toda sociedade. Sem registro, transmissão, manutenção e aprimoramento do conhecimento é impossí vel uma pessoa ou uma nação se desenvolver e sobreviver com decência. Por isto o professor precisa e deve ser reconhecido e estimado por todos.

A mediação do conhecimento é uma arte extremamente honrada e valorizada nos países orientais. Os principais países mais ricos do mundo são aqueles que no passado, por alguma razão tradicional ou necessidade de sobrevivência investiram majoritariamente em educação e valorizaram o profissional docente. O Brasil parece despertar para a valorização (ainda que timidamente) na Educação e no professor. E isto é sinal de bons tempos!

Educadores também precisam investir em suas carreiras, zelar pela formação continuada. Mesmo ganhando pouco, é preciso fazer sacrifícios e investir em capacitações de qualidade ao invés de procurar cursos e livros pelo preço apenas. Fico triste quando vejo educadores maltrapilhos; falando e escrevendo muito mal; sem acesso a internet; se acabando para granjear o pão de cada dia, às vezes sendo obrigado a se comportar como mendigo e, como quem tem a mão estendida e em formato de concha, rezinga como se vivesse da caridade alheia. O que vamos comemorar agora?

O educador no Brasil precisa ser tratado como o desbravador das fronteiras mentais, aquele que sugere infinito horizonte onde antes só se conseguia ver o alto e chapiscado muro da ignorância compelida. Ele tem o mapa do bom senso e a bússola da inteligência. Ora se faz de placa indicativa, ora se faz de guia. O educador sabe onde encontrar as informações e se dispõe andar junto o caminho da aprendizagem, orientando pessoas nas trilhas do saber.

O educador é o alquimista que facilita o processo de transmutação da in formação em conhecimento. Por isto, precisa conhecer bem os elementos que intelectualmente maneja, porque ao provocar conhecimento também faculta ao educando degustar poder. O poder do saber e o domínio do não-saber.

O educador de hoje provoca idéias, estimula raciocínios, faz pensar, facilita encontrar ou construir soluções para o bem. Ele seduz o tímido e o excluído para excitar suas criatividades e provocar regozijo de realizações e relações produtivas. O educador trata a coisa séria de forma lúdica e desvela nas sórdidas brincadeiras coisas sérias demais.

Neste contexto imagine que em sala de aula, por nano segundos, o educador é sem saber ou notar: o juiz, o réu, o médico, o psicólogo, o pai, a mãe, a tia e a avó, o deputado e o delegado; é o vendedor e o comprador; em baixador e advogado; o coisa-ruim e o santo. Nestes papéis, sendo tudo para todos em um momento, no final da aula corre o risco de sair sentindo-se um ninguém, porque todo aquele que muito se doa, natural que em algum momento se sinta vazio. Em outro momento sai da sala se achando “o tal” (e realmente foi!), mas somente até a próxima reunião pedagógica, quando será cobrado daquilo que não lhe foi instruído ou oferecido suporte, daí volta à estaca zero, sem saber o que realmente faz ali, naquela reunião, naquela escola, naquela profissão e principalmente sem saber qual será o seu próximo papel.

A todos os professores, com todo meu respeito, carinho, admiração e gratidão, feliz dia dos professores!

Prof. Chafic Jbeili

CO NSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
www.chafic.com.br | www.unicead.com.br
Montes Claros(MG) | Brasil

Tá reclamando do que?

Tá Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?

Brasileiro Reclama De Quê?

O Brasileiro é assim:

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. - Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse furto.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo... ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os
nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."


Cá entre nós.....
É um dos e-mails mais verdadeiros que recebí!
A mudança deve começar em nós, em nossas casas, nossas atitudes!

Festa de Dia das Crianças - 9/10 - 11h

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Salão internacional de humor contra o racismo

As cores podem conviver em paz. Se o mundo fosse pintado de uma única cor, não teria graça. É divertido perceber que existem milhões de cores convivendo em paz, tornando nosso planeta colorido e interessante. Mas como ainda é possível seres humanos criarem tantas diferenças em defesa das cores preta ou branca?
Este salão espera receber cartuns contra o racismo e os problemas que este sentimento causa no mundo.

Premiação:

1° Lugar: R$ 3.000,00 + Troféu + Livro Flicts + camiseta Brazilcartoon
2° Lugar: R$ 1.000,00 + Livro Flicts + camiseta Brazilcartoon
3° Lugar: R$ 500,00 + Livro Flicts + camiseta Brazilcartoon
Duas Menções: Livro Flicts + camiseta Brazilcartoon

Os 30 finalistas ganharão 1 exemplar do livro Filcts do Ziraldo.
(Ziraldo doou gentilmente os 30 livros para o evento)

Data final : 20 de outubro de 2010

Envie seu cartum para:
infobrazilcartoon@gmail.com
TÍTULO DO E- MAIL (RACISMO)

Realização:
http://www.brazilcartoon.com

Contato:
Júnior Garcia: (38) 9960-3868 ou 9121-0501
Bernardo Freire: (38) 9999-1306 ou 9137-0101

Att.
Bernardo Freire
Ass. Comunicação
Brazil Cartoon

--------------------------------------------------
INTERNATIONAL HUMOR EXHIBITION AGAINST RACISM

Colors can live in peace. If the world were painted a single color, would not be fun. It's fun to realize that there are millions of colors living in peace, making our world colorful and interesting. But as human beings is still possible to create so many differences in favor of black or white?
This hall expects cartoons racism and the problems that cause this feeling in the world.

Awards:

1st Place: $ 3,000.00 + Trophy + Book Flicts + Tshirt Brazilcartoon
2nd Place: $ 1,000.00 + Book Flicts + Tshirt Brazilcartoon
3rd Place: $ 500.00 + Book Flicts + Tshirt Brazilcartoon
Two Entries: Book Flicts + Tshirt Brazilcartoon

The 30 finalists will receive a copy of the book Flicts Ziraldo.
(Ziraldo kindly donated 30 books to the event)

End Date: October 20, 2010

Submit your cartoon to:
infobrazilcartoon@gmail.com
TITLE OF THE E-MAIL (RACISM)

Realization:
http://www.brazilcartoon.com

Contact:
Junior Garcia: 55 (38) 9960-3868 or 9121-0501
Bernardo Freire: 55 (38) 9999-1306 or 9137-0101

Att
Bernardo Freire
Press Office
Brazil Cartoon

Convite: Bazar Clube das Pinups

Oi Gente!!

Em super clima de aniversário eu os convido para os 4 anos de vida do Bazar Clube das Pinups, o Bazar mais charmoso e divertido do Brasil! Novo espaço permantente para as futuras edições:

Árvore Coworking
http://www.portaldocambui.com.br/oquerola/evento.asp?cod=58&tit=atelie-aberto-e-arvore-em-destaque

Primavera, verão, calor no coração!

Novos artistas, muita moda, mimos, cupkakes e os drinks mais provocantes te encorajarão. Expô - Philippe Bacana
Dia 23 de outubro, sábado, das 14 as 22 horas.

Os melhores djs da cidade irão prestigiar o evento.

Lin Up
das 14h às 15h - Dj RIVA Rock
das 15h às 16h - Dj Sombra
das 16h às 17h - Dj Barata
das 17h às 18h - Dj Hugo
das 18h às 19h - Dj PAULÃO
das 19h às 20h - Dj Dumbo
das 20h às 21h - Dj Mexico
das 21h às 22h - Dj Digão

O Árvore fica na Av Orozimbo Maia, 1264 - Cambuí - Campinas - SP
R$ 5,00 de entrada
Estacione na Rua Major Solon ou serviço de Valet
Formas de pagamento no Bazar: dinheiro, débito e cheque
Hostess: Nayara Vieira

Te esperamos!
muah!
--
Milena Carlström
Bazar Clube das Pinups
Celular - 19 92110907
http://www.flickr.com/photos/bazarclubedaspinups/
http://bazarclubedaspinups.blogspot.com/

Bazar Clube das Pinups - 23/10 - das 14h às 22h
























As pérolas do ENEM 2009

domingo, 26 de setembro de 2010

Demorou, mas saiu!
O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:

1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)

3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)

5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)

6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)

7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)

8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)

9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)

10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)

12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)

13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)

14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)

15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)

16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)

18) "Paremos e reflitemos." (beleza)

19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)

20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)

21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana)

22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)

23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)

24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)

25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")

26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)

27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)

28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)

29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)

30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)

31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)

32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)

33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)

34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)

35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)

Docilidade é essencial!

Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br

Quando a gente fala em pessoa bruta é comum vir à mente a imagem daquela pessoa grandalhona, rude, grosseira, mas nem sempre isso é verdade. O bruto pode ser algo de aparência bem singela, delicada, com aspecto meigo, mas realmente as aparências enganam tal qual o gato mosqueteiro no filme Shrek: Faz carinha de inofensivo e de repente desembainha a espada mostrando-se agressivo e feroz.

No filme “A espera de um milagre” o ator Tom Hanks interpreta um guarda penitenciário que executa a pena de morte de um inocente condenado pela sua aparência rude e ameaçadora. O filme, baseado num livro de Stephen King, relata o dilema moral entre a verdade sobre o fato criminoso e o preconceito sofrido por um dos condenados que, apesar da altura e aparência assustadora, tem alma de criança e o dom especial de curar.

Eu citei os dois filmes, pois ilustram exatamente a idéia central que quero expor neste texto. O contraste entre o real e o aparente capaz de nos confundir e nos fazer decepcionar com muitas pessoas ao longo de nossas vidas. Certa vez abaixei para olhar nos olhos de uma linda criança e ao tecer elogios ela me cuspiu na cara, os pais apenas riram. Adultos também fazem isso, mas substituem a saliva pelas palavras e expressões mais duras que encontram.

Essa decepção é algo que aparece nos relacionamentos com o tempo e, sobretudo, com a intimidade. Quando se descobre que aquela pessoa aparentemente doce é realmente uma toupeira, então resta a angústia da ingrata surpresa: a estupidez interna mascarada pela delicada feição vem à tona com toda sua pujança. O que era doce se acabou!

Aqui não cabe silogismo. Nem tudo que é belo por fora é bruto por dentro e vice-versa, porém há que se considerar as exceções e cuidar para prevenir-se delas ou aprender lidar com a reação indesejada da desconfortável descoberta.

Lembra do filme “Um anjo malvado”? Aquela criança de rosto angelical apresentava comportamento psicopata. E o filme “Dormindo com o inimigo”? Um cavalheiro carinhoso se mostra o algoz de sua esposa. Os filmes, assim como a vida estão cheios dessas belezas monstruosas. Agradáveis por fora, estúpidos por essência. Tudo é uma questão de tempo!

Infelizmente as pessoas são atraídas pela aparência e depois traídas pela realidade. O coração passa a desejar tudo aquilo que os olhos deslumbram até que o tempo possa revelar o que nos assusta de verdade: A falta de afabilidade em quem porta aparência angelical; ou seja, não é a feiúra estética que nos assusta, mas a debilidade de afetividade nas pessoas que a primeira vista nos parecem belas e atraentes.

Como é terrível estar, viver ou simplesmente trabalhar com pessoas que não temperam as palavras com amorosidade e, ao contrário, (co)respondem como quem cospe verbos bem articulados semelhantes a rajada de pedras.

O sujeito iracundo é um porre. Uma carne de pescoço. Apático e irascível, recolhe-se nas lembranças de uma infância emocionalmente miserável. Carente de tudo e de todos suas reações são quase sempre desproporcionais aos estímulos que recebe. Não desenvolveu inteligência social suficiente para escolher a melhor das várias formas que se tem para dizer ou fazer a mesma coisa. Prefere sempre fazer as coisas conforme o seu jeito estúpido de ser!

O grande sábio Salomão já advertia “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” [...] “A Língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia”.

O pintor Michelangelo disse que "Uma coisa bela nunca causa tanta dor quanto quando não se pode ouvi-la nem vê-la". O jeito torpe de ser e falar encobre qualquer beleza mais aparente, causando ao interlocutor uma dor que não se pode explicar.

A estupidez é característica das crianças que cresceram sem desenvolver adequadamente suas emoções e por isso exprimem da pior forma possível suas opiniões e sentimentos. Quando alguém é privado de afeto na infância dificilmente se tornará um adulto amável e afável. Acabam solitários, sem amigos nem ninguém, pois raramente percebem que para conviver socialmente é necessário se desenvolver emocionalmente à despeito da criação que receberam.

Até marimbondo que escolhe viver com as abelhas pode aprender fazer mel. Parafraseando Vinicius de Moraes, os brutos e estúpidos que me perdoem, mas docilidade é essencial!

Abraços,

Prof. Chafic Jbeili
Consultor vivencial, Psicanalista, Psicopedagogo e Escritor.

Fornecedor e cliente interno

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

por Renato Fazzolari

Atualmente, mais do que nunca, a agilidade das empresas é fator determinante para torná-la competitiva ou fora do mercado. Óbvio que outros fatores também são importantes, como produto, qualidade, preço, condições de mercado e etc., mas a agilidade administrativa e operacional é de relevante importância.

E você sabe quem são os maiores inimigos da agilidade nas empresas?

Se você pensou em gargalos, acertou em cheio. O gargalo é o grande vilão.

E o que são os gargalos?

Assim como os gargalos das garrafas, são todos os processos que afunilam os fluxos administrativos e operacionais, tornando-os morosos. Por exemplo:

A falta de comunicação é um grande gargalo. A falta de uma peça ou uma máquina quebrada pode parar uma produção, e assim por diante.

O conjunto de pequenos gargalos faz com que a empresa se torne lenta e tenha sua competitividade comprometida.

Mas o que fazer para identificar e solucionar esse problema?

Por incrível que pareça é fácil, é somente uma questão de vontade administrativa. Antigamente, pela falta de profissionais preparados, dizia-se que em terra de cego quem tinha um olho era rei, hoje, quem tem um olho é simplesmente zarolho.

Isso quer dizer o seguinte:
O potencial humano nas empresas em geral vem crescendo muito, e hoje em dia já existe um grande número de profissionais com boa formação escolar. Veja, falei potencial e não funcionário preparado. Potencial quer dizer que se o funcionário for bem desenvolvido vai se tornar um bom profissional preparado. Entendido?

Pois aí é que está o segredo.
Todos na empresa são fornecedores e clientes internos, então porque não utilizar esse potencial humano para identificar e propor soluções nos gargalos que os afetam? “Quem calça o sapato é que sabe onde dói o calo”.

Com essa medida, criaria-se uma auto-gestão operacional de baixo para cima, fazendo com que as bases possam ter a oportunidade de se tornarem mais participativas, propiciando maior automatismo, autonomia e agilidade nos fluxos operacionais, além de ser uma ação motivadora para os funcionários, que poderão mostrar seus potenciais. E ainda, se descentralizaria e descarregaria o excesso de atividades operacionais dos cargos de comando, liberando-os para assumirem as responsabilidades que suas funções exigem, e dessa forma poderem atingir com mais eficiência suas respectivas metas.

Vamos com custo ZERO, agilizar e aumentar a eficiência da Empresa?!

Causas principais que prejudicam o fígado

1. Dormir tarde e despertar tarde
2. Não urinar pela manhã
3. Comer demasiado
4. Pular o café da manhã
5. Consumir muitos medicamentos
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente a menos que sejas muito magro, mas se puderes, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarregam o fígado.
Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior.

Devemos seguir estes conselhos sem que signifique maior gasto. Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

LEVA MAIS À SÉRIO A TUA SAÚDE...

Hábitos que prejudicam o cérebro (matam neurônios)

1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o pequeno-almoç o tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.

2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.

3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.

4. Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar
O cérebro é o maior consumidor de oxigénio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.

6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigénio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.

9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.

10. Pratica a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

Os alimentos "Top-five" causadores de câncer

1. Cachorros quentes
Porque têm alto teor em nitratos. A "Cancer Prevention Coalition" adverte que as crianças não devem comer mais de 2 salsichas por mês.

2. Carnes processadas e toucinho
Também contêm altos níveis de nitrato de sódio como as salsichas, assim como também no toucinho e outras carnes processadas aumentam o risco de doenças do coração. A gordura saturada do toucinho também é um grande colaborador na geração de câncer.

3. Donés (Donutts)
Os donés são duplamente causadores de câncer . Primeiro porque são elaboradas com flúor, açúcar refinado e óleo hidrogenado, depois são FRITOS a altas temperaturas. Os donés são o primeiro "alimento" de todos os que podes comer que elevará altamente o teu risco de gerar câncer.

4. Batatas fritas
Assim como os donutts, as batatas fritas são elaboradas com óleos hidrogenados e cozinhadas depois a altas temperaturas. Também contêm acrylamidas que se geram durante o processo de cozedura a altas temperaturas. Deveriam chamar-se batatas de câncer em vez de batatas fritas.

5. Biscoitos e bolachas
São geralmente elaboradas com flúor e açúcar. Até as que em suas etiquetas são orgulhosamente apresentadas como livres de gorduras transgénicas geralmente contêm ainda, só que em quantidades menores.

Razões para dormir e despertar cedo

Das 21- 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.
Das 23 - 01:00: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
De madrugada 03:00- 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Manhã 05:00- 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir à casa-de-banho para esvaziar o intestino.

Durante a Manhã de 07:00- 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Se estiver doente o Café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 .
O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desinto-xicaçã o de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

CUIDA
DA TUA SAÚDE
Vive a vida com limites!

O desafio de escrever sobre o nada!

Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br

Olá Franco , sempre escrevo os textos de segunda-feira inspirado em algum acontecimento mais marcante durante a semana. Não aconteceu nada fora do âmbito pessoal que valesse a pena ocupar o meu tempo escrevendo ou o seu tempo lendo!

O que, por exemplo, eu poderia escrever com algum proveito sobre o horário eleitoral digno do país de Pinóquio, com políticos gastando milhões de reais para se eleger a um cargo com salário de pouco mais de 10 mil por mês, enquanto anuncia honestidade e seriedade?

O que eu poderia escrever com algum proveito sobre imprudência e falta de educação no trânsito?

O que eu poderia escrever com algum proveito sobre o oportunismo de pseudo-amigos que ignoram o bom se nso e vituperam a boa fé, para não dizer a nossa mínima inteligência?

O que eu poderia escrever com algum proveito sobre a propaganda enganosa de um chuveiro queimado que só tinha embalagem e preço?

O que eu poderia escrever com algum proveito sobre o infeliz retorno do “rei dos ringues” em horário nobre da TV incentivando mulheres a desenvolverem corpos musculosos e a se digladiarem, enquanto educadores arduamente tentam atenuar a violência na sala de aula?

O que eu poderia escrever com algum proveito sobre o vídeo mais assistido na semana (top 10!) onde há um adolescente caindo de uma mesa?

O que eu poderia escrever com alguma audiência sobre qualquer coisa que eu e você Franco possamos chamar de “edificante”, enquanto centenas de monografias são despejadas por renomada faculdade nos lixões de Brasília?

Então, observei que cada parte do nada representava o vazio que boa parte daquelas pessoas estão vivendo. Quanto maior a quantidade de bens e serviços anunciados na mídia, mas por alguma limitação financeira são quase que impossíveis de serem adquiridos por todos, resta ao sujeito encontrar uma forma para anestesiar-se da dor de não ter aquilo que foi cobiçado. Usufrui-se de qualquer coisa como se fosse a melhor coisa do mundo, ainda que seja o nada, o vazio, o oco!

O jeito é ser realista com as expectativas e mantê-las sob controle. Não há muito que se esperar das pessoas, em especial dos ludibriosos candidatos; dos insolentes motoristas; da embustice marketeira nos super-chuveiros feitos de pipoca; das perniciosas recreações televisivas que incitam por atacado o que educadores tentam amenizar à varejo... Chega! Já escrevi muito so bre nada!

Diante de tanto nada, sugiro um desafio a mim e a você Franco : Ficar de olho nas nossas expectativas para que elas não saiam da dose saudável. Pensemos bem onde (ou em quem) temos investido expectativas erradas, mal dosadas e, ao invés de esperar mais do que se possa conseguir de verdade, tomemos a iniciativa de compreender e tolerar mais do que cobrar e comparar. Não será fácil, eu sei, por isso é um desafio! Topa?!

Essa tal empregabilidade

Samir Adnan Jbeili* - samirconsultoria@gmail.com

As grandes empresas alegam que estão em uma “época de mudanças”, em que procuram se modernizar e enxugar seus quadros de pessoal, é mais importante então a capacidade profissional do que a oportunidade almejada, exigindo que as pessoas tenham maior necessidade de aprender e se adaptar às mudanças exigidas pelo mercado. Mas eu pergunto, todas as épocas não são de mudanças!?

Nos idos de 1800, imperava os trilhos de ferros e suas Maria – fumaças levando o desenvolvimento a várias regiões do mundo. Era, no entanto, mais uma “época de mudanças .” Máquinas reduzindo o trabalho braçal, mas o anseio pelo desenvolvimento, fazendo com que as pessoas não parassem no tempo e se qualificassem para estar no exigente mercado de trabalho. Mas, pode se notar que de l&aacut e; para cá, pouca coisa mudou.

Com a redução dos postos de trabalho devido a computadores e robôs que fazem o trabalho de vários homens, começa a surgir uma nova proposta onde as pessoas não procuram mais um emprego tradicional e sim, trabalho qualitativo, passando a oferecer soluções para os diversos problemas que as empresas possam enfrentar.

Esta nova ideologia das empresas e do trabalhador, que vem sendo chamada de empregabilidade, deve redirecionar as relações capital/trabalho na área da informação. As pessoas que quiserem progredir devem buscar o (auto) desenvolvimento.

Então, não devemos ficar de braços cruzados, esperando a melhor oportunidade no melhor momento, precisamos nos mexer e já!

O mais importante no perfil de um profissional é a sua disponibilidade em se dedicar completamente a os desafios de seu trabalho, superar as expectativas das empresas e mais do que isso, aprender a se relacionar - de verdade - com outras pessoas. Só assim, se descobre a real diferença entre máquina e o homem.

O conhecimento tornou-se o principal ingrediente do que produzimos, fazemos, compramos e vendemos. Resultado: administrá-lo tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e do país.Você se conhece!?
Conhecer-se passou a ser a chave da virada para o sucesso profissional e realização pessoal.

Um dos pontos chaves na sua vida profissional é ter CRIATIVIDADE e fazer a DIFERENçA.

Faça a diferença desde já:
- Seja participativo sem esquecer-se das opiniões da equipe.
- Seja eficaz, sem ser desorganizado.
- Seja sincero, sem ser mal educado.
- Seja líder, sem ser chefe.
- Seja ético, seja honesto, seja coerente, seja amor, seja solução,
- Seja ouvido, seja olho, seja próspero.
- SEJA VOCê


Praticar sempre e manter em pleno funcionamento, os principais fundamentos do marketing pessoal, como: A habilidade do raciocínio; A formação da própria opinião; Respeitar a opinião alheia; Saber associar a imagem aos conceitos; Cuidar da própria imagem; gera dia a dia uma maior autoconfiança sem cair na tentação da prepotência.

Nestes últimos tempos, a importância óbvia da criatividade em parceria com o bom senso, tornou-se um fato evidente, imediato e necessário para a tal “empregabilidade”.

Lembre-se sempre, você pode transformar sua vida, depende só de você, pois a escolha é sempre sua.

*Samir Jbeili é Diretor de Vendas e MKT, Estrategista em Marketing pela UnB e Consultor de Marketing. Diretor de Marketing e Sócio proprietário da UnicEAD. Contatos: samirconsultoria@gmail.com

A nociva singularidade do óbvio!

Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br

Tudo que é óbvio também é cômodo porque dá segurança. A garantia das respostas prontas e o apego às certezas facilitam em muito a rotina diária, favorece a lei do menor esforço. Em contrapartida, a chancela do óbvio leva o sujeito à estagnação do pensamento e à zona de conforto . Penso ser preciso provocar movimento às partículas de certezas que o ego força decantar no lago escuro e profundo do inconsciente, na maioria das vezes simplesmente por comodidade.

Em desconfortável exame a uma dessas partículas constatei, à contra gosto no primeiro momento, que nada pode ser mais ilusório do que aquilo que se apresenta como óbvio. Como é difícil aceitar rápido tal verdade sem ficar contrariado! Mas depois que se aceita a possibilidade deste fato, novos e largos horizontes se consolidam trazendo brilhantes perspectivas sobre uma coisa que parecia resolvida. é como se tentássemos guardar e preservar uma pequena semente ao invés de concordar enterrá-la e destruí-la para que dela surgisse uma árvore.

Ao mostrar uma semente a alguém e perguntar a esse alguém o que ele vê, a resposta óbvia seria “uma semente”, porém, ao mostrar uma semente a um visionário certamente ele dirá “vejo um pomar!”. Em continuidade, o que você vê quando olha uma semente, um objeto qualquer, seu emprego, seu casamento ou a si mesmo quando olha no espelho? Muito pouco além do óbvio, certo? Agora tente ampliar esta visão e enxergar além daquilo que se vê! Logo logo uma sensação de esperança, de fé e de grandeza começará tímida e irá aumentando aos poucos. Acostumamos a ver apenas o óbvio, mas é preciso enxergar além daquilo que se pode ver, ampliando as perspectivas (e não expectativas) sobre as coisas e as pessoas como elas são ou se apresentam.

Sim! Para o homem comum nada e ninguém está além da forma como se apresenta, enquanto para o homem de visão nada e ninguém é exatamente o que parece ser e, por isso, a aceitação na obviedade das coisas não combina com a prosperidade, com o crescimento, com o milagre, como não deveria combinar com a aprendizagem também. Um professor comum vê um aluno apenas como mais um a-lumem ou “sem luz”, enquanto o educador vê o educando como um agente de transformação social e guardião do planeta, daí começa a tratá-lo como tal, ao invés de limitar-se a enxergá-lo apenas como um incompetente e infeliz marginal vítima de uma família desestruturada e refém de um sistema, obsoleto, corrupto e ineficiente, por exemplo.

Nesse sentido, agarrar-se ao óbvio evita gastar grande quantidade de valiosa energia que é desprendida à toa só para a manutenção da aparente condição de ser, estar e possuir, e cuja tentati va do homem comum é a de imprimir a inquestionabilidade às coisas, enquanto que para o visionário a coisa óbvia é em si uma incoerência no mínimo limitadora, para não dizer absurda. O homem comum contenta-se em limitar-se a reclamar do mal feito, enquanto o visionário inquieta-se em seu íntimo ante às suas certezas, busca alternativas, cria oportunidades e não acredita no que vê, mas no que pode fazer daquilo que viu.

A obviedade é contraproducente, pois sugere a estagnação pela suposta conclusão final, pronta, acabada e não suscetível a variações, trasnformações, melhoramentos. São assim as certezas que não se quer questionar, por à prova. Assim, nenhuma pergunta pode ser considerada boba ou descabida, a não ser pelo homem comum, porém oportuna e instigante para o homem br ilhante, bem sucedido e é assim que educadores e educandos precisam se sentir enquanto mediam e partilham conhecimentos, experiências e aprendizagens.

Depois de relutar decidi não mais aceitar o óbvio em seu estado natural, porque as pessoas são singulares e cada qual tem um jeito especial e único de ser e fazer as mesmas coisas, mas de formas diferentes, em sentidos e momentos distintos e intenções muito subjetivas, contrariando toda e qualquer forma de obviedade, revelando de modo incômodo que a obviedade nada mais é do que uma comodidade da mente enfastiada, inerente ao homem comum, cansado, sem esperança, que foi estimulado a se limitar às suas certezas e por isso mostra-se inseguro, indeciso e mal sucedido como ser humano, obviamente! Mas, a partir de agora não mais tão óbvio para mim ou para você, certo?

Abraços,

Chafic Jbeili

O Livro dos feitos notáveis

Prof. Chafic Jbeili, pela graça de Deus! www.unicead.com.br

Deus me contou em sonho uma história que agora compartilho com você Franco .

Sonhei que um homem de idade avançada, muito respeitado em sua comunidade e bastante conhecido na vizinhança do município onde habitava havia cinquenta anos estava cabisbaixo, triste, submerso no ócio daqueles dias maus. Parecia confuso, com o olhar fixo mirando o vazio, silenciosamente vagueando na oscilação de seus pensamentos, como quem busca algo sem saber o quê nem aonde encontrar.

Sua aparência não tinha formosura e sua apresentação não tinha graça. Aquele senhor parecia estar abando nado por si mesmo, largado à margem da sociedade e esquecido pelos familiares, mas algo de muito especial prendia minha atenção naquela cena, o que seria? Interessante que a imagem do velho não requeria de mim sentimento de pena ou de compaixão. Meu sentimento era de querer aprender! Mas, pensando bem, o que eu poderia querer aprender com um homem aparentemente fracassado, perdido, largado ao léu da sorte?

No sonho, aproximei do velho e perguntei se estava tudo bem. Ele suavemente retrucou: “Algumas coisas não saíram como eu desejava”. Então, perguntei se podia me assentar ao seu lado e ouvir um pouco de sua história. Aquele homem levantou a cabeça, olhou para mim e seus olhos estavam diferentes, começou a sorrir enquanto começava lembrar e contar sua história de vida, desde o princípio, a começar pelo nascimento pré-maturo, tur bulento, mas que brava e milagrosamente havia sobrevivido e por isso foi batizado de Vitório Augusto e, em posição napoleônica, revelou que o significado de seu nome era “Nobre vitorioso”!

Ao dizer o significado de seu nome e rememorar como venceu os desafios que a vida lhe apresentou ao longo do tempo em que viveu sua infância, adolescência, juventude e vida adulta aquele homem se levantou, começou a gesticular com firmeza dando ênfase às coisas que falava. Ele, além disso, colocava cada vez mais ênfase no tom e volume de sua voz, de forma que outras pessoas se aproximavam para ouvir sua fascinante história, repleta de angústias, apertos, traições, doenças, perseguições e muitos desafios, mas para cada um dos males que viveu também contou como conseguiu superá-los e vencê-los de forma íntegra e hone sta, na medida que lhe era possível e razoável.

Ele gostava de lembrar quem foi e aprovava as coisas que havia feito. Isso é muito bom!

Passei horas de sonho, quem sabe minutos, como se fossem dias ouvindo a vibrante história daquele homem. Com o coração leve e o corpo descansado comecei a me afastar dele, como quem vai embora e ao olhar para trás o vi ainda falando às autras pessoas com a eloqüência verbal e gestual característica dos mestres gregos sofistas oriundos de Atenas, Jônia e Magna, berços da filosofia clássica, como se pode estudar nos livros de história e cultura geral.

Acordei energizado, alegre, esperançoso, feliz por ter aprendido que além de uma boa e forte conversa com Deus, o melhor remédio para aqueles dias maus, onde se é acometido por tristeza, desânimo, cansaç ;o, indignação ou medo do futuro é relembrar como os desafios do passado foram superados. é preciso lembrar quando os problemas pareciam sem solução, sem saída e de repente, tal como o ancião do sonho, de aparentemente fraco e moralmente abatido passou a ser agente de forças, ânimo e esperanças.

é sabido que cada pessoa diz ser aquilo que lembra de si. Como em geral as coisas que não deram certo ocupam mais espaço na mente, então ocorre a dissonância, quando as pessoas tendem a lembrar de si de forma negativa e até pejorativa alterando muito a percepção sobre o que elas realmente são de fato! Nessas horas uma águia é capaz jurar que é galinha e não tem santo que a convence da realidade!

Tive então a idéia de criar e incentivar outras pessoas a escreverem para si o seu “livro pessoal dos feitos notáveis”. Pegue um caderno capa dura e escreva, ano a ano, a partir do seu nascimento até o dia de hoje seus momentos de vitória. Traga à memória tudo quanto lhe for possível lembrar daquilo que deu certo em cada ano de sua vida. Registre neste caderno desde aquela corrida de pega-pega que você venceu dos colegas quando era criança e até aquele verdadeiro milagre com o qual você foi agraciado ou agraciada. Lembre-se daquela viagem fantástica ou de qualquer outro evento positivamente importante e que considere notável à época.

Quando eventualmente um daqueles dias maus bater à sua porta, abra seu livro dos feitos notáveis e releia sua história para ele! Diga o significado de seu nome e conte ao dia mau o tamanho de sua força, inteligência e fé. Faça como o Sr. Vitór io Augusto e mostre como você venceu várias vezes os desafios que a vida lhe apresentou. Tranquila e seguramente ele, o dia mau, ficará muito mais temeroso de você do que você dele!

Acesse este texto diretamente no blog e registre seu cometário!

Abraços,

Prof. Chafic

O que está pronto acabado está!

Prof. Chafic Jbeili - www.unicead.com.br

“O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito!”. Com esta frase recebi do comandante da 4ª BDA INF MTZ (lê-se: Quarta Brigada de Infantaria Motorizada) as minhas boas vindas ao Exército Brasileiro para o cumprimento do serviço militar, em 1988.

Desde engraxar o coturno, limpar o fuzil e até a mais complexa das tarefas militares, tudo deveria ser muito bem feito. N&at ilde;o há princípio melhor do que este para evitar o retrabalho e tornar produtiva uma atividade importante: Faça bem feito para fazer uma vez só!

Se a primeira impressão é a que fica, então o brilho do coturno faz sentido! Pensar assim estimula a busca pela excelência em tudo que se propõe fazer. Quem é desleixado com o brilho do coturno, corre o risco de o ser também com a limpeza do fuzil e, por consequência, incorporar o hábito de fazer as coisas de qualquer jeito. Uma arma mal limpa corre o risco de não funcionar naquele momento de vida ou morte, podendo colocar em risco a própria vida e a vida de toda uma guarnição.

Sabe-se que o padrão de comportamento consciente ou inconsciente determina como a pessoa faz quase a totalidade das coisas em sua rotina diária. Considerando mínimo grau de variação de esmero ou displicência para mais ou para menos, nessa ou naquela tarefa, de modo geral o padrão habitual prevalecerá em quase tudo o que a pessoa faz no dia a dia. O maior dos estragos começa sempre com o menor dos desleixos.

Observe as pessoas com quem você trabalha ou convive e procure identificar àquelas que tratam, o tempo todo, as coisas dela e a dos outros de forma displicente além da conta. Depois de identificá-la, redobre sua atenção com essa pessoa, pois muito provavelmente ela poderá colocar em “xeque” a reputação e o trabalho de todos. é comum e natural a maioria das pessoas ser mais criteriosa com uma coisa do que com outra, porém, salvo raríssimos casos, a pessoa displicente com quase tudo que está sob sua responsabilidade ou está à sua mão para fazer, proporcionalmente também o será no ex ercício de sua profissão.

Na guerra, o inimigo nunca dará uma segunda chance ao soldado desleixado. O tiro mal dado além de não efetivar o objetivo da missão poderá denunciar a posição do atirador e torná-lo vítima ao invés de herói. Na vida, não é diferente! Há coisas que precisam ser realizadas com maestria logo da primeira vez, pois muito provavelmente o tempo não permitirá ajustes e o mal feito se eternizará no currículo e na vida de quem cometeu aquele lapso, tornando-se verdadeiras assombrações por um bom tempo, quem sabe por toda a vida.

A princípio o erro involuntário não deve ser considerado vergonhoso e dificilmente causará maiores danos a não ser que sua existência se deu por imperícia, negligência ou imprudência. Pior quando causa danos a terceiros. Claro que as oportunidades sempre surgem, porém aquela batalha, aquela corrida, aquela tarefa ou aquela aula nunca mais será possível realizá-las pela segunda vez, no intuito de alterar o resultado anterior. O tempo é implacável com isso e o que está feito jamais estará por fazer!

Isso quer dizer que há profissões, papéis ou tarefas em que a pessoa, dependendo do momento, deverá ser capaz manter alto padrão de disciplina, concentração e rigor metodológico para minimizar as possibilidades de erro e evitar colocar em maior risco aquilo que é por si só por demais arriscado, por isso eu creio no princípio de que tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito!

Mesmo havendo lógica no erro; mesmo sabendo que errar é humano; mesmo acreditando que todos merecem nova chance; mesmo a pe ssoa se redimindo, assumindo, pagando ou se retratando publicamente por um deslize cometido; mesmo sabendo que o que não tem solução solucionado está, do mesmo modo, aquilo que está pronto acabado está!

Abraços,

Prof. Chafic

Várias perguntas, uma só resposta!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prof. Chafic Jbeili – www.unicead.com.br

A semana que passou foi marcada por muitas perguntas que fiz a mim mesmo e às outras pessoas que estavam por perto. Lembrei-me de minha infância, no período dos três aos sete anos mais ou menos, época do desenvolvimento infantil também muito conhecida como “fase dos porquês”. A propaganda já dizia: “não são as perguntas que movem o mundo e sim as respostas”. Estive a buscá-las!

Queria saber por que várias casas de trabalhadores estavam sendo derrubadas, enquanto casa de traficante só cai na gíria, pois em minha opinião casa de criminoso, quando devidamente julgado e sentenciado como tal, deveria ser confiscada pelo Estado, leiloada e revertida em moradia para famílias trabalhadoras. Resposta? Estupidez das leis!

Queria saber por que uma criança de oito anos traz para casa um dever de matemática solicitando que pinte seis bolinhas vermelhas e cinco azuis e coloque o resultado, enquanto o dever de português solicita que esta mesma criança interprete um texto de uma página e faça uma “resenha” daquilo que entendeu do que leu. A de matemática a subestima, enquanto a de português a superestima. Resposta? Estupidez dos métodos!

Queria saber por que o processo licitatório para capacitação de professores nos municípios é tão exigente e exacerbadamente descabido na lista de documentações, certidões e comprovações solicitadas, chegando a inviabilizar projetos de apenas quatro mil reais para um seminário completo sobre Educação Inclusiva com material e palestrantes vindo de três estados, enquanto para a liberação das verbas indenizatórias de autoridades públicas exige apenas apresentação de Cupom Fiscal e uma única assinatura para pagar dezenas de milhares de reais com gastos de uso pessoal em serviço. Resposta? Estupidez dos processos!

Queria saber por que ainda há professor chamando aluno de burro; por que há policial a vender armas para bandidos; por que há médico a fazer abortos clandestinos; por que há dono de farmácia a comercializar Citotec sem receita; por que há algum acadêmico de psicologia considerando-se herdeiro direto, único e exclusivo de fato e de direito sobre toda ciência, técnica, estudo ou qualquer outra coisa que inicia ou venha a iniciar com o prefixo psi como se a psicologia fosse completamente autônoma e independente das demais ciências; ou por que, por exemplo, para que servem todos os testes, provas e exames do Detran se ainda é necessário construir quebra-molas nas ruas? Por que os bancos protegem mais o dinheiro do que as pessoas? Resposta? Estupidez dos critérios!

Queria saber de que adianta votar neste ou naquele candidato se o voto é do partido e o partido destina o voto a quem quiser. Queria saber também em que horário os juristas escrevem tantos livros, enquanto milhares de processos se acumulam à espera de análise e deferimento? Estupidez da democracia e da gestão pública!

Queria saber por que quase a totalidade das leis produzidas pelo Poder Legislativo serve apenas para gerar gastos extras para o povo, a exemplo do caríssimo kit de primeiros socorros que não vingou, mas obrigou milhões de motoristas a comprá-lo; das ridículas e novas tomadas elétricas e agora a obrigatoriedade das cadeirinhas. Estupidez na legislação em causa própria!

Bem feito para o povo! Não fosse pela tácita estupidez humana não seria necessário manter três poderes com um bando de estúpidos corruptos governando, legislando e julgando outros tantos estúpidos em função do controle da estupidez do povo. Não fosse pela tácita estupidez humana não seria necessário o gasto anual de doze trilhões de dólares com armas e equipamentos de guerra, enquanto um terço da população mundial carece de pão e água. Igualmente, não seria necessário este singelo autor minutar sobre isso.

Como se vê, foram muitos porquês e não listei todos para não cansar os ilustres leitores, se é que já não o fiz, porém fica a reflexão sobre a possível existência de uma única e multifuncional resposta para todas essas perguntas: Estupidez!

Sim! Estupidez dos homens que fazem as estúpidas leis; dos que estupidamente as fazem vigorar; daqueles que as permitem serem impostas sem que sejam questionadas ou impedidas de vigorar; daqueles que desprovidos de bom senso as executam; e daqueles que ignoram aquelas que não são estúpidas, justificados naquelas que são!

Como bem disse o escritor luso, Camilo Ferreira, “Os estúpidos guerreiam barbaramente o talento, são os vândalos do mundo espiritual”, abonando a visão que Arnaldo Jabor sintetizou sobre nosso país em crônica recente: “O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados”.

Estupidez foi, sem dúvida, a única resposta que encontrei e que impecavelmente pontuou todas as minhas questões, tornando-se nessa semana a resposta universal mais aplicável para todas as minhas perguntas.

Experimente usar a palavra estupidez como resposta a algumas de suas perguntas, ela pode explicar quase tudo que eventualmente não tiver melhor réplica!

Abraços,

Prof. Chafic Jbeili

CONSULTORIA - CURSOS - OFICINAS - PALESTRAS
Formação continuada e qualificação profissional
(38)3082-0876 | (38)9184-0439
e-mail: chafic.jbeili@gmail.com
www.chafic.com.br | www.unicead.com.br
Montes Claros(MG) | Brasil

Perda de memória pode estar relacionada a falta de exercícios para o cérebro

Zero Hora | Saúde | 07/09/2010 18h10min

Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto

Assim como o resto do corpo, o cérebro também precisa de exercícios. A falta de exercícios físicos atrofia os músculos da mesma maneira que não treinar o cérebro acaba prejudicando a memória, segundo o neurologista Paulo Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo.

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, pesquisas recentes têm mostrado que apesar de envelhecer, o cérebro mantém uma capacidade extraordinária de desenvolvimento e recuperação. O que mostra que qualquer um pode ter uma memória tão boa quanto a de um jovem. Isso porque, de acordo com o neurofisiologista Avelino Leonardo da Silva, da Unesp, não há grande perda de neurônios com o passar do tempo. O que ocorre é que se eles ficam inativos por falta de aprendizado e treino.

Stock Photos, Divulgação /
Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto combinando três fatores: novidade, variedade e dificuldade crescente

Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto combinando três fatores: novidade, variedade e dificuldade crescente. Por isso é necessário sair da rotina, estimular o cérebro com coisas que ele identifique como novas.

Um exemplo são as neuróbicas — "aeróbicas dos neurônios" — quando pequenas mudanças no dia a dia já fazem diferença, como escovar os dentes com a mão contrária da de costume, andar de costas, usar o relógio no pulso direito (caso o coloque no esquerdo diariamente), buscar caminhos alternativos para ir ao trabalho...

No Brasil, já existem escolas que funcionam como "academia cerebral" e ajudam pessoas que querem recuperar a memória. O exercício cerebral ajuda a diminuir os famosos brancos, melhora da autoestima e segurança, a manutenção da coordenação motora e a socialização.

O preço da liberdade!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prof. Chafic Jbeili - www.chafic.com.br

Tenho querido muito estar nas escolas ou junto a gestores escolares em palestras compartilhando reflexões sobre inclusão social e educação inclusiva, fazendo um paralelo deste tema com a alarmante e crescente indisciplina e violência escolar. Estou presente sempre que possível e viabilizada a minha presença. Como nem sempre é possível, então resolvi compartilhar um ensaio de minha opinião sobre o tema. Vamos lá?

Primeiro criam-se as circunstâncias da dor exclusão e depois se oferece analgésico caro e ineficaz. Caro porque sobrecarrega apenas educadores nesta árdua tarefa, quando na verdade é responsabilidade de todos; e ineficaz porque tentam-se combater sintomas ao invés de cessar a simbiose que dá origem a exclusão, formando perversamente uma grande e complexa caixa de neuroses nos cidadãos e em gestores escolares.

A indisciplina, por exemplo, é sintoma, subproduto da exclusão e produto da liberdade mal usufruída. Esta liberdade tão desejada por muitos, porém mal desfrutada pela maioria que desconhece ou desrespeita os limites demarcados em forma de regras para a boa e saudável convivência social, sem a qual nunca haverá de fato e de direito a inclusão social que, por sua vez, estará sempre atrelada à educação inclusiva de base.

Como poderá prospe rar a inclusão social sem que as pessoas sejam educadas e preparadas para isso a partir da família, da escola, da igreja e do Estado? Mas quem são os gestores dessas instituições? A família tem cada vez menos tempo para a família. A escola perdeu seu valor acadêmico para os educandos. A Igreja está institucionalizada mais do que espiritualizada. A máquina pública não dá conta das promessas políticas. Ensinar valores morais e educar para a vida não é mais prioridade nem da família, nem da escola e muito menos da igreja ou do Estado. Cada instituição tem seus próprios interesses e se ocupam em suas crises estruturais e de gestão específicas.

Sinto que as crianças estão à mercê da sorte, mas são livres e cheias de direitos! Maravilha!

Pais, educadores, cléri gos e governantes precisam preocupar-se mais em como instruir valores morais às crianças. Quem foi o infeliz que retirou a disciplina Educação Moral e Cívica do currículo escolar?

Deve-se ensinar inclusão pela liberdade com dignidade, equilibrando justiça e força. Viver com decência e honradez é mais proveitoso para toda a sociedade. Viver com desregrada porfia é mais vantajoso para o sistema político e financeiro. Os interesses do povo e dos governantes são conflitantes. é neste contexto que se perdem o fio da meada e surgem a exclusão e a indisciplina.

Tais disritmias sociais não se combate remediando sintomas, todos sabem! Acontece que os que sabem e tem o poder de fazer algo não se importa realmente quem sejam ou como vivem as disritimadas vítimas sociais; basta que votem e movimentem o mercado financeiro comprando car ro, geladeira e fogão com impostos reduzidos, pois é disso que o povo gosta e é disto que os astutos precisam: Liberdade em forma de pão e circo para o cidadão plebeu, ignorante, sem educação. Poder e força para os manipuladores das massas.

Destas massas supostamente livres e que mal tem conhecimento e condições de gerir com sucesso suas famílias, suas escolas, suas igrejas ou seu Estado que se espera e se cobra efetivar a inclusão social. Um povo cujos governantes acreditam necessitar Leis específicas para que se respeitem suas crianças, suas mulheres e seus idosos. Que tipo de gente precisa de leis para respeitar uma criança, uma mulher indefesa ou um idoso sem forças? Até meu cachorro sabe fazer essas coisas, sem conhecer Leis.

Quanta incoerência: Exigir comportamento altruísta e cooperativo de um povo estimulado à ;s suas pulsões mais primitivas e altamente estimulado à competitividade. Ou seja, comprem e consumam como doentes irracionais e comportem-se como gente civilizada! Promovam a inclusão nem que para isso tenham que excluir pessoas!

Este é o preço da liberdade que se garante a todos sem que, na prática, alguém se responsabilize pelo mau uso dela! Dá pra entender?

Convite: abertura da IV Olimpíada do Programa Escola da Família

















Local: Ginásio Poliesportivo Victor Savala, Hortolândia/SP.
Data: 15 de agosto de 2010
Horário: 10h

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes, 500 - Jd. Nossa Sra. de Fátima. Hortolândia/SP
Mapa:

A bunda dura

quarta-feira, 30 de junho de 2010

ARNALDO JABOR

Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!
Tenho horror a mulher perfeitinha.
Sabe aquele tipo que faz escova toda manhã, tá sempre na moda e é tão sorridente que parece garota-propaganda de processo de clareamento dentário?
E, só pra piorar, tem a bunda dura!!!
Pois então, mulheres assim são um porre.
Pior: são brochantes.
Sou louco?
Então tá, mas posso provar a minha tese.
Quer ver?
a) Escova toda manhã: A fulana acorda as seis da matina pra deixar o cabelo parecido com o da Patrícia de Sabrit. Perde momentos imprescindíveis de 'carinhos' na cama, 'safadezas' do namoradoe 'outras coisinhas', pra encaixar-se no padrão ‘Alisabel’, que é legal… Burra.
b) Na moda: Estilo pessoal, pra ela, é o que aparece nos anúncios da Elle do mês. Você vê-la de shortinho, camiseta surrada e cabelo preso? JAMAIS! O que indica uma coisa: ela não vai querer ficar desarrumada nem enquanto estiver 'naqueles momentos'.
c) Sorriso incessante: Ela mora na vila dos Smurfs? Tá fazendo treinamento pra Hebe? Sou antipático com orgulho, só sorrio para quem provoca meu sorriso. Não gostou? Problema seu. Isso se chama autenticidade, meu caro. Coisa que, pra perfeitinha, não existe. Aliás, ela nem sabe o que a palavra significa… Coitada.
d) Bunda dura: As muito gostosas são muito chatas. Pra manter aquele corpão, comem alface e tomam isotônico (isso quando não enfiam o dedo na garganta pra se livrar das 2 calorias que ingeriram), portanto não vão acompanhá-lo nos pasteizinhos nem na porção de bolinho de arroz do sabadão. Bebida dá barriga e ela tem H-O-R-R-O-R a qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba onde começa a pornografia: nada de tomar um bom vinho com você. Cerveja? Esquece!

Legal mesmo é mulher de verdade!!!! E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa.. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada às vezes, mas adora sexo.
Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução (e, às vezes nem chegam a ser um problema).
Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade.
E não se esqueça….
Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!