Quebrando a rotina

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estamos vivendo uma sufocante rotina no nosso dia a dia. Muitas pessoas ao se levantar, antes de agradecer por mais um sono reparador que Deus proporcionou, ficam reclamando dos problemas que irão enfrentar durante o dia.

Por experiência própria, esse tipo de comportamento não irá contribuir para que o dia seja esplendido. O melhor é mudar de atitude.

Devido a grande rotina que essa vida nos proporciona muitos tiram férias e tentam com isso esquecer das cobranças que a vida nos impõe. Isso funciona por um período curto, depois a rotina volta ao normal e a decepção aumenta ainda mais.

Conheço várias pessoas que trabalham há anos no mesmo ambiente de trabalho, mas nunca se mostraram diferentes, são sempre formais nas suas atitudes e nunca mudam o comportamento com os seus colegas. Isso também é tedioso.

Vivemos na era da internet com acesso a todas as mídias, mas infelizmente estamos nos “robotizando”, porque a quantidade de informações que são absorvidas não é transformada em conhecimento, muitas delas são inúteis, fúteis e desprezíveis.

A afetividade e o amor por outras pessoas estão morrendo, com isso estamos nos tornando cada vez mais individualistas e materialistas, não nos importamos muito com o amor ao próximo. É preciso parar e refletir um pouco e analisar como estamos agindo com as pessoas que nos rodeiam.

Para não deixar com que a rotina nos sufoque cada vez mais, é preciso que façamos algo que quebre esse sistema tedioso e sufocante. Tente surpreender as pessoas que estão vivendo ao seu lado, agindo com gestos diferentes, conte algo de bom que aconteceu num passeio ou faça alguma coisa benéfica que venha surpreendê-las, ou seja, tente ser diferente e elas irão notar que algo está mudando em você.

Um empresário ou líder político que não sabe surpreender os seus assessores e colaboradores, motivando-os e valorizando o potencial de cada um jamais vai se tornar um grande líder.

Para sair da rotina devemos liberar a nossa criatividade, com isso iremos encantar as pessoas que nos rodeiam. Devemos fazer da vida uma grande aventura, abrindo-se para outras possibilidades, ter prazer em descobrir coisas novas, não ter medo de novos desafios, mas sim enfrentá-los.

Primeiramente tente surpreender a si mesmo, faça algo que lhe dê satisfação e prazer. Mantenha um dialogo prazeroso com a família, amigos, colegas, parentes. Tente economizar as críticas e os julgamentos, mas procure gastar em elogios com quem você ama e convive.

Procure passar um final de semana em lugares novos e diferentes, faça outras amizades. Não seja uma pessoa insociável e tímida. Quem sabe a rotina se desfaça. Não custa tentar.

SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

0 comentários: