Aproveitando melhor o tempo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br

Quando a gente nasce recebemos dos pais, tios, tias, avós e conhecidos muita atenção, amor, carinho, afeto e cuidados. Os primeiros passos são marcados pela ternura, paciência, segurança e persistência. À medida que a gente vai crescendo aprendemos a nos tornar independente.

Essa independência nos obriga a resolver os problemas cotidianos sozinhos. E é aí que começamos a descobrir que essa tal "independência" em certos casos não existe. Quando chegamos à fase adulta as confusões começam aparecer em nossas cabeças. Percebe-se que sozinho não chega a lugar nenhum, porque somos pessoas sociais e precisamos umas das outras.

Uma das atitudes pouco praticadas neste mundo globalizado é saber ouvir as histórias e experiências dos nossos avós quanto à maneira de educar os filhos. Tem muitos casais que trabalham fora, com isso deixam os professores ou babás cumprirem o papel de pais. Eu não consigo entender porque muitos pais abandonam seus filhos em busca de suas carreiras profissionais, alegando que precisam ganhar dinheiro para garantir um futuro melhor deixando a educação deles aos cuidados dos professores e pessoas inabilitadas.

Alguns pais chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia e quando chegam ao lar não tem tempo para dar atenção aos filhos. Para mim é imprescindível à participação dos pais na educação. Com tudo isso a família vai ficando para trás, muitos casamentos se dissolvem, os filhos vão ficando deprimidos, angustiados, ansiosos, alguns caem nas drogas, outros têm uma iniciação sexual precoce, tudo porque eles não recebem mais aquela mesma atenção, carinho, amor, afeto que tinham quando eram crianças.

Temos que dedicar um tempo maior para os filhos. Mas como fazer isto? Priorizando o que é mais importante na vida. Nas férias ou feriados prolongados dedicar um bom tempo pra família, fazendo uma belíssima viagem.

Quando retornar desse descanso, o melhor a fazer é disciplinar o tempo. Ajustar a vida sem perder o foco das ações a serem realizadas, ou seja, priorizar as coisas que são mais importantes. Procurando assim dar valor a cada coisa a ser realizada, moderar em tudo e nunca exagerar.


SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

0 comentários: