Perda de memória pode estar relacionada a falta de exercícios para o cérebro

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Zero Hora | Saúde | 07/09/2010 18h10min

Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto

Assim como o resto do corpo, o cérebro também precisa de exercícios. A falta de exercícios físicos atrofia os músculos da mesma maneira que não treinar o cérebro acaba prejudicando a memória, segundo o neurologista Paulo Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo.

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, pesquisas recentes têm mostrado que apesar de envelhecer, o cérebro mantém uma capacidade extraordinária de desenvolvimento e recuperação. O que mostra que qualquer um pode ter uma memória tão boa quanto a de um jovem. Isso porque, de acordo com o neurofisiologista Avelino Leonardo da Silva, da Unesp, não há grande perda de neurônios com o passar do tempo. O que ocorre é que se eles ficam inativos por falta de aprendizado e treino.

Stock Photos, Divulgação /
Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto combinando três fatores: novidade, variedade e dificuldade crescente

Segundo especialistas, para deixar a mente afiada, é preciso tirar o cérebro da zona de conforto combinando três fatores: novidade, variedade e dificuldade crescente. Por isso é necessário sair da rotina, estimular o cérebro com coisas que ele identifique como novas.

Um exemplo são as neuróbicas — "aeróbicas dos neurônios" — quando pequenas mudanças no dia a dia já fazem diferença, como escovar os dentes com a mão contrária da de costume, andar de costas, usar o relógio no pulso direito (caso o coloque no esquerdo diariamente), buscar caminhos alternativos para ir ao trabalho...

No Brasil, já existem escolas que funcionam como "academia cerebral" e ajudam pessoas que querem recuperar a memória. O exercício cerebral ajuda a diminuir os famosos brancos, melhora da autoestima e segurança, a manutenção da coordenação motora e a socialização.

0 comentários: