Essa tal empregabilidade

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Samir Adnan Jbeili* - samirconsultoria@gmail.com

As grandes empresas alegam que estão em uma “época de mudanças”, em que procuram se modernizar e enxugar seus quadros de pessoal, é mais importante então a capacidade profissional do que a oportunidade almejada, exigindo que as pessoas tenham maior necessidade de aprender e se adaptar às mudanças exigidas pelo mercado. Mas eu pergunto, todas as épocas não são de mudanças!?

Nos idos de 1800, imperava os trilhos de ferros e suas Maria – fumaças levando o desenvolvimento a várias regiões do mundo. Era, no entanto, mais uma “época de mudanças .” Máquinas reduzindo o trabalho braçal, mas o anseio pelo desenvolvimento, fazendo com que as pessoas não parassem no tempo e se qualificassem para estar no exigente mercado de trabalho. Mas, pode se notar que de l&aacut e; para cá, pouca coisa mudou.

Com a redução dos postos de trabalho devido a computadores e robôs que fazem o trabalho de vários homens, começa a surgir uma nova proposta onde as pessoas não procuram mais um emprego tradicional e sim, trabalho qualitativo, passando a oferecer soluções para os diversos problemas que as empresas possam enfrentar.

Esta nova ideologia das empresas e do trabalhador, que vem sendo chamada de empregabilidade, deve redirecionar as relações capital/trabalho na área da informação. As pessoas que quiserem progredir devem buscar o (auto) desenvolvimento.

Então, não devemos ficar de braços cruzados, esperando a melhor oportunidade no melhor momento, precisamos nos mexer e já!

O mais importante no perfil de um profissional é a sua disponibilidade em se dedicar completamente a os desafios de seu trabalho, superar as expectativas das empresas e mais do que isso, aprender a se relacionar - de verdade - com outras pessoas. Só assim, se descobre a real diferença entre máquina e o homem.

O conhecimento tornou-se o principal ingrediente do que produzimos, fazemos, compramos e vendemos. Resultado: administrá-lo tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e do país.Você se conhece!?
Conhecer-se passou a ser a chave da virada para o sucesso profissional e realização pessoal.

Um dos pontos chaves na sua vida profissional é ter CRIATIVIDADE e fazer a DIFERENçA.

Faça a diferença desde já:
- Seja participativo sem esquecer-se das opiniões da equipe.
- Seja eficaz, sem ser desorganizado.
- Seja sincero, sem ser mal educado.
- Seja líder, sem ser chefe.
- Seja ético, seja honesto, seja coerente, seja amor, seja solução,
- Seja ouvido, seja olho, seja próspero.
- SEJA VOCê


Praticar sempre e manter em pleno funcionamento, os principais fundamentos do marketing pessoal, como: A habilidade do raciocínio; A formação da própria opinião; Respeitar a opinião alheia; Saber associar a imagem aos conceitos; Cuidar da própria imagem; gera dia a dia uma maior autoconfiança sem cair na tentação da prepotência.

Nestes últimos tempos, a importância óbvia da criatividade em parceria com o bom senso, tornou-se um fato evidente, imediato e necessário para a tal “empregabilidade”.

Lembre-se sempre, você pode transformar sua vida, depende só de você, pois a escolha é sempre sua.

*Samir Jbeili é Diretor de Vendas e MKT, Estrategista em Marketing pela UnB e Consultor de Marketing. Diretor de Marketing e Sócio proprietário da UnicEAD. Contatos: samirconsultoria@gmail.com

0 comentários: