Gripe suína adia volta às aulas na rede estadual de SP para dia 17 de agosto

terça-feira, 28 de julho de 2009

28/07/2009 - 13h31
Colaboração para a Folha Online

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo prorrogou as férias em todas as escolas da rede estadual como forma de prevenir novas contaminações pela gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). O retorno às aulas deve acontecer no dia 17 de agosto.
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Ontem (27), foram confirmados mais quatro mortes causadas pela doença no Estado de São Paulo, sendo duas em Osasco (Grande São Paulo), uma em São Carlos (a 232 km de São Paulo) e outra em Mogi-Guaçu (164 km de São Paulo). Com os novos números, subiu para 20 o total de mortes no Estado.
Segundo a pasta, a medida acontece por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde. Algumas escolas já tinham retornado às aulas nesta semana e outras tinham o calendário programado para retornar do recesso na próxima segunda-feira (3).
Até a tarde de hoje, a secretaria ainda não tinha definido como será feita a reposição das aulas desse período.
Hoje, foi confirmada a primeira morte em decorrência da gripe suína no Nordeste. A vítima é um homem que estava internado no hospital Lauro Wanderley, em João Pessoa (PB). Antes de morrer ele sofreu duas paradas cardíacas graves. Com isso, sobe para 46 o número de mortes em devido a gripe no país.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

0 comentários: