Família e aprendizagem

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Por Chafic Jbeili –www.chafic.com.br

Nosso primeiro laboratório é a família. é neste grupo que iniciamos nossas primeiras experiências, nossas primeiras aprendizagens. Não importa quem são as pessoas que formam esse grupo, se são ou não consangüíneas, elas sempre farão parte do que eu considero família.

É esta família que nos proporciona os primeiros estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e degustativos. Nossas primeiras e últimas referências. Conscientes ou inconscientes.

Nosso cérebro capta, assimila, classifica e armazena as informações para serem utilizadas posteriormente. é por isto que não importa o tanto que algumas pessoas dizem não gostar de sua família, mas no fim está sempre, de alguma forma, buscando-a em sua jornada de vida.

As informações são inúmeras e é necessária muita disciplina para potencializar a assimilação de tantos subsídios vivenciais. Disciplina também se aprende em casa, na família, logo nos primeiros anos de vida.

Em um segundo momento, concomitante à parte biofisiológica, surgem as referências éticas e morais. Os princípios, os valores e com eles aprendemos discernir as coisas. Cada qual do seu jeito e com base naquilo que aprendeu. Não apenas o básico dos primeiros anos de vida, mas também o tom de voz, o olhar, as reações, o vocabulário e o gestual.

Quanto de nossas famílias tem nas coisas que fazemos, sentimos ou pensamos. Quanto de nós tem em nossa família. Saímos dela, mas ela permanece em nós. Formamos outras famílias e ajustamos a segunda, de acordo com a primeira. Aproveitamos os referenciais positivos e ajustamos os referenciais negativos e, assim, evoluímos as famílias atuais, com base nas famílias anteriores.

Não é apenas a educação que vem do berço, da casa, da família. é também a forma como aprendo, pois a aprendizagem é tão dinâmica e sistêmica quanto a própria família. Não adianta dizer que não aprendeu nada ou que aprendeu tudo com a família. Não é tão menos e nem tão mais. é apenas o que foi possível elaborar daquilo que se viu ou viveu.

A família é a plataforma de lançamento do indivíduo, tal qual a relação da Nasa com seus foguetes espaciais. A família é o porto – seguro ou não – do indivíduo, tal qual a relação do Porto com suas embarcações. Foguetes e barcos ficariam mais seguros se permanecessem em suas bases e portos, mas eles não foram feitos para ficarem atracados e sim para ganharem o espaço ou o alto mar.

É chegada a hora em que foguetes, embarcações e indivíduos precisam ser lançados de suas bases. é o preparo anterior ao lançamento que determinará a segurança desta jornada. Não se pode ensinar nada a foguetes e embarcações, pois estes são comandados por botões acionados por pessoas, mas os indivíduos precisam ser educados, disciplinados e ensinados a conduzir sua própria jornada, pois não importa o tanto de botões que a família aperte, cada indivíduo seguirá aquilo que aprendeu – tanto negativo quanto positivo com a sua família.

É a família que ensina - de um jeito ou de outro - o padrão de aprendizagem de seus membros. Como sua família te ensinou a aprender? E como você tem ensinado sua família a aprender? é por isto que acredito ser a família, senão a mais importante, certamente uma das principais bases do padrão de aprendizagem dos indivíduos e, por isto, considero as facilidades e dificuldades da aprendizagem um reflexo psicogenético da própria família.

E você, o que pensa sobre família e aprendizagem?

Abraços e até a próxima segunda!

Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com
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