Desejo a você um feliz dia das mães!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Prof. Chafic Jbeili

Contudo, o algo mais além dos parabéns que tenho a dizer, talvez não seja exatamente para você. Quero dirigir a reflexão àquelas pessoas que há algum tempo não se relacionam com a mãe ou com o filho ou a filha.

Não há nada mais sublime, em termos de experiência humana, do que a maternidade. Ser pai é muito bom, confesso! Mas ser mãe não há comparação, segundo o que percebo há anos. Queria eu poder imaginar com mais precisão o que realmente é ser mãe. Só quem é, sabe o que isto significa.

Na Bíblia, quando Deus quer uma referência maior de amor e dedicação Ele alude ao papel de mãe. Há muitas referências neste sentido, a exemplo das duas mulheres que disputavam uma mesma criança e Salomão mandou partir a criança ao meio... A verdadeira mãe implorou pela vida do filho e abriu mão de sua guarda. Foi então que o rei descobriu quem realmente era a verdadeira mãe.

Bem, àquelas pessoas que, por algum motivo até mesmo plausível, justificado, deixou de falar com sua sua mãe, filho ou filha aproveite a data para pedir perdão, ainda que acredite ser a parte ofendida, prejudicada em alguma eventual desavença ou desentendimento no passado.

Quando se pede perdão é dada vasão a certa carga emocional negativa acumulada e muito nociva. Desta forma, desobstrui-se o sistema imunológico, os pulmões e inclusive o sistema nervoso. A sensação é de alívio sobre um peso que se carregava há muito tempo.

Neste dia das mães, parabéns para você que vive bem com a sua mãe ou com os seus filhos. Aproveite o almoço em família ou as lembranças gostosas se a mamãe está com papai do céu!

Entretanto, àqueles que têm algo a resolver com sua mãe ou filhos, não espere mais nem um minuto. Aliás, nem pense o que será que o outro irá dizer quando você ligar ou escrever. Simplesmente ligue agora, de preferência, e diga: (mãe ou filho) "Estou te ligando para pedir perdão e dizer que você é muito importante para mim".

Faça isto em nome de sua felicidade, de sua saúde física e emocional. Faça isto em nome de sua própria maturidade, em nome de seu amor próprio, pois nada pode ser mais prejudicial ao sistema emocional de uma pessoa do que a mágoa recolhida e o perdão retido. Libere perdão e dê vasão à sua mágoa para que possa viver desobstruido(a) para as boas e memoráveis emoções desta efêmera vida.

Nada do que se pode conquistra e usufruir nesta vida valerá a pena sem um sistema emocional sadio e bem resolvido. Pode acriditar!

Se você Franco Moraes conhece algum filho ou filha que tem alguma mágoa ou ressentimento com a mãe; ou alguma mãe que tem alguma mágoa e ressentimento com algum filho ou filha, envie esta mensagem a eles e faça algo de extremamente relevante, além de comemorar este dia tão importante da vida familiar.

Da minha parte, um abraço bem fraternal de quem reconhece o valor e a importância do papel de uma mãe, quer seja consanguínea, pustiça, emprestada, temporária, ausente ou presente, não importa! Mãe é mãe, sempre!

Mãe não erra, é apenas mal compreendida.
Mãe não prejudica, ela evita um mal maior.
Mãe não bate, ela te acorda para a vida.
Mãe não acaba com a festa, ela apenas não deixa a alegria virar tristeza.
Mãe não abandona, ela pensa que a outra pode lhe oferecer o melhor.
Mãe não morre nunca, ela continua viva em nosso sistema de referências, crenças, valores. Ela pulsa em nossas mentes e corações, direcionando-nos para uma vida feliz e produtiva.

Isto é tão verdade que cito um singelo e poderoso exemplo, nesta frase de Abraham Lincoln:

"Eu me lembro das preces da minha mãe e elas têm sempre me acompanhado. Elas se uniram a mim durante toda a minha vida".

Um grande abraço!
Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com
Acesse o site www.Chafic.com.br

Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 (61)8490-3648
chafic@chafic.com.br
www.chafic.com.br - Brasília-DF Brasil

0 comentários: