Política se discute?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Você acha que política, futebol e religião devem ser discutidos? Eu particularmente creio que sim! Não discutir esses três temas comete-se um erro gravíssimo. A falta de hábito em discutir com alguém um desses itens abre espaço para pensamentos errôneos e preconceituosos, principalmente neste ano de eleições. A discussão desses temas é troca lógica de argumentos entre duas ou mais pessoas.


O interesse e conhecimento da política é algo que todos devem praticar, pois é assim que podemos saber como escolher melhor nossos representantes, conhecendo-os e analisando-os com clareza e eficiência para poder votar corretamente naqueles que irão governar o Estado e o País.

As discussões sobre as eleições deste ano na mídia começaram mais cedo. Os pré-candidatos a presidente, senador, governador, deputado federal e estadual já estão se posicionando em campo, esperando somente o apito para a largada. E isso oficialmente só irá ocorrer a partir das convenções partidárias durante o mês de junho.

Mas temos que lembrar que a copa do mundo será realizada em julho e a maioria dos eleitores estará concentrada no campeonato, com isso os candidatos fatalmente começarão a campanha eleitoral pra valer somente em agosto.

Mesmo assim, nós eleitores devemos ficar atentos às propostas apresentadas e discutir com outras pessoas se elas são viáveis, porque essa escolha vai nos afetar por um período de quatro anos.

Quando alguma pessoa diz que não discute política, ela está se contradizendo, porque o ser humano pela sua excelência é extremamente político e não existe na face da terra quem não seja, pois a política é fruto de toda a habilidade no trato das relações humanas, sendo assim, todos fazem política, seja no trabalho, na escola, no namoro, no lar, no casamento, na igreja, entre amigos, etc.

Um exemplo simples que somos políticos, é a política de boa vizinhança que praticamos no dia a dia, sempre queremos ser simpáticos com todos, aplicamos a civilidade, somos astutos, cortês e assim por diante.

Não devemos confundir política com politicagem. A política geralmente é usada em benefício da população. A politicagem é usada por políticos com métodos inescrupulosos e desonestos, sempre visando interesses pessoais ou de grupos.

Aquela pessoa que se diz apolítica batendo no peito falando que odeia e não discute política, precisa mudar o seu conceito e posicionamento. Porque ela está sendo governada por pessoas que gostam e a praticam.

Creio que ninguém pode ser alienado ao ponto de chegar a não discutir política, futebol e religião. Eles fazem parte da nossa vida. Não discutir esses temas é o mesmo que não saber conviver com o contraditório. Se soubesse discutir saberia tirar bom proveito de uma saudável troca de opiniões.

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br

SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

0 comentários: