A Influência da Assessoria na Liderança

domingo, 28 de março de 2010

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br
Para se alcançar sucesso na vida não é do dia para a noite, leva-se algum tempo. Ninguém se torna líder repentinamente no trabalho, na política, na escola ou em qualquer outro lugar. Só se consegue atingir sucesso depois de um trabalho intenso e às vezes nem chega perto do alvo almejado.

Já está mais que comprovado que ninguém vive sozinho. As pessoas com lideranças precisam ainda mais. Se os assessores de algum político ou de alguma empresa forem péssimos ou mal intencionados, a liderança estará comprometida. A escolha de uma boa assessoria é fundamental para o trabalho que um líder deseja desempenhar.

O líder tem que conhecer os seus limites, as suas deficiências, e procurar melhorar a cada dia. Muitos líderes acham que não erram e ainda culpam os seus assessores pelos seus erros. Ninguém faz tudo certo o tempo todo. Os erros aparecem inevitavelmente e todos devem ser humildes o suficiente para reconhecer e repará-los.

Poder é mandar alguém obedecer sem questionar, impondo as suas ordens. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem, de boa vontade, o que o líder quer. O líder tem de conquistar as pessoas através da autoridade e não do poder. Se um determinado líder tiver poder com moderação e autoridade com sabedoria é claro que será amado e respeitado por todos os seus subordinados.

Todo líder deverá ficar com os olhos bem abertos porque alguns assessores poderão ajudar ou complicar a sua situação e com isso comprometer todo o seu trabalho. Se você for assessor, seja o melhor. Se você for líder, saiba usar a sua liderança com determinação e sabedoria.

A assessoria é composta como um corpo humano: cabeça e membros. Quando o líder busca conselho é preciso conversar com um assessor que pense. Quando carecer de alguém que faça força, é melhor procurar um que desempenha este tipo de serviço. Os verdadeiros assessores são aqueles que mostram os erros dos líderes, não aqueles que ficam dando tapinhas nas costas e concorda com tudo.

Os assessores completos são aqueles que têm cabeça, braços e pernas, ou seja, estão dispostos a todos os serviços exigidos pelos seus líderes. Os líderes devem se acercar de assessores competentes para ajudá-los a prosperar, produzir e caminhar para um crescimento constante. Enfim, escolher a sua assessoria não é fácil, mas ser cauteloso na escolha obviamente errará muito menos.

SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

0 comentários: