Armadilhas da casa nova

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dicas sobre o que você precisa saber antes de comprar ou alugar um imóvel

Na primeira visita ao imóvel, tudo parecia perfeito: as paredes estavam pintadas com uma cor legal, os cômodos atendiam às suas necessidades, a casa parecia arejada e, para sua felicidade ficar completa, só faltavam as suas coisas e uma plaquinha de "lar, doce lar" pendurada na porta. Mas não foi bem assim. Você se mudou e os problemas estruturais - muitos! - começaram a surgir. O que fazer?


As armadilhas de uma casa nova são mais comuns do que se pensa. Sabe por quê? Porque a visita é superficial. E, geralmente, única. Você escolhe o anúncio, entra em contato, marca com o corretor. Ele abre a porta, você passeia pelos cômodos, olha o tamanho, coloca mentalmente os seus móveis ali, aquele tapete que viu no shopping cai super bem na sala, a luminária naquele canto ficaria um charme... Mas o céu pode virar inferno. Basta não prestar atenção em detalhes que parecem pequenos, mas são essenciais. Aí, quando você repara, já era: a mudança está feita. E você, mal-instalada.

Passo a passo

Ao visitar um imóvel de seu interesse - o que deve ser feito mais de uma vez -, um dos primeiros pontos é verificar se os registros de água estão fechados. Em caso positivo, peça ao responsável para abri-los. "Mexa nas torneiras, nos chuveiros e dê as descargas. Só neste primeiro movimento você já poderá detectar vazamentos, entupimentos, defeitos e problemas", ensina o arquiteto Felippe Sconza, da DFS Consulting.

Fuxique as paredes e os tetos bem de pertinho. "Verifique manchas, reparos, trincas, bolhas ou até pinturas localizadas", orienta o especialista. A esteticista Vera Nogueira, de 43 anos, passou por poucas e boas por não ter se preocupado com a pintura recente de uma única parede da sala. "Reparei, mas deixei passar. Na primeira chuva percebi o que eles quiseram encobrir: a água descia por aquela parede, pois havia um problema no forro do telhado. Até que consertassem, tive que viver arrastando a estante", conta.

Outro conselho bastante válido é prestar atenção aos detalhes de pisos, revestimentos e acabamentos. Eles podem esconder a moradia de alguns bichinhos. E você não vai querer sublocar espaço para baratinhas, cupins, formigas e afins, certo?

Não tenha vergonha: abra e feche as portas e janelasdiversas vezes. Cheque se estão em perfeitas condições. Essa lição Amanda Ferreira vai levar para toda a vida. A professora, de 35 anos, não considerou o rangido das portas da casa nova e se deu mal. "Não deixe passar nenhum ruído, por menor que seja. Lembre-se de que um pequeno som durante o dia se transforma em um barulhão no silêncio da madrugada", aconselha.

Mexa nos interruptores e tomadas. Veja se todas as luzes acendem perfeitamente. "Observe e teste o quadro de força, além de checar a amperagem dos disjuntores", ressalta o arquiteto Felippe Sconza. Procure a caixinha de instalação da linha telefônica. Se não tiver, e você só descobrir depois, vai ficar incomunicável por mais tempo.

Mais uma anotação para o seu caderninho: não se iluda com uma casa aparentemente "fresquinha". As falsas correntes muitas vezes ocorrem porque o local está vazio. Móveis bloqueiam a passagem do ar e você deve levar em conta todas as tralhas que tem. Se for ficar tudo amontoado, desista.

Agora, se você não fez nada disso, acabou de se mudar e, nas primeiras horas no novo lar começou a detectar alguns percalços, mantenha a calma. Não adianta sentar entre as caixas e chorar. Para te auxiliar a minimizar o sofrimento, Felippe Sconza levantou outros casos possíveis e suas soluções.

0 comentários: