Fale menos, faça mais

domingo, 28 de março de 2010

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br

A lei da natureza nos mostra como falar menos e ouvir mais nos previne de certos embaraços, constrangimentos, desconfortos e inconveniências. Se a gente se atentar e colocar em prática o provérbio chinês que nos mostra que sábio é aquele que escuta mais do que fala, evitará muitas vezes cair em contradições prejudicando uma amizade, casamento ou negócios, afinal de contas, não é a toa que temos dois ouvidos e uma boca.

Como é difícil seguir esses conceitos que fazem bem à nossa vida. Mas com exercícios práticos, atenção e perseverança a gente consegue. Eu por muitas vezes me prejudiquei por falar demais e ouvir pouco. Quando isso acontece o melhor é refletir, repensar e colocar em prática o ditado popular de contar até 10 antes de qualquer atitude. No dia a dia nem tudo o que se pensa pode ser falado, deve-se filtrar os pensamentos para não se complicar adiante.

Saber ouvir exige habilidade comunicativa e não é fácil dominar a língua e os impulsos. Desde a infância somos ensinados a falar e escrever, e quando atingimos a fase adulta, pouco ou quase nada nos ensinaram que o mais precioso é saber escutar. Sendo assim na maioria das vezes temos a atitude de falar menos e ouvir mais. Mas para superar muitos obstáculos e não cair em contradições é preciso praticar essa arte.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais se fala, mais se convence e com isso se destacam e ganham mais pontos perante os demais. Ledo engano. Essas pessoas podem ser rotuladas de chatas, inconvenientes, egocêntricas, donas da verdade, falastronas, dentre outras coisas pejorativas.

Será que a gente fala mais do que faz? Como perceber essa situação? Não sou nenhum conselheiro experto no assunto, mas a vida nos ensina na medida em que os anos passam. Falar muito e fazer pouco é um defeito do ser humano, e muito do que se fala quase não se faz. Penso que quando for executar alguma tarefa o mais importante é começar por mãos a obra e procurar não fazer alardes por todos os cantos sobre o ato pretendido, porque as pessoas que estão próximas perceberão e você verá os resultados logo à frente.

Tomamos como exemplo as formigas que não gastam o seu precioso tempo falando sobre o que irão fazer, elas se colocam a serviço do trabalho armazenando alimentos no verão para quando o inverno chegar esteja abastecido para os tempos difíceis.

Hoje em dia temos todas as condições favoráveis do mundo moderno para fazer as coisas acontecerem, se não fazemos é por pura preguiça ou muita falação. Expulse a preguiça de sua vida, inicie um trabalho e termine para sentir a satisfação de ter realizado. Regace as mangas e trabalhe pela realização dos seus sonhos e procure falar menos e fazer mais.

SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–gradução em Administração e Marketing (Unopec/Indaiatuba) e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

0 comentários: