Campanha Hora do Planeta

terça-feira, 9 de março de 2010

Apagar as lâmpadas por uma hora pode ajudar a combater o aquecimento global. É o que propõe a campanha Hora do Planeta, da organização não governamental (ONG) WWF, lançada nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. A ideia é convencer as pessoas a desligarem as luzes no dia 27 de março, entre as 20h30 e 21h30.

Essa é a segunda vez que a campanha é realizada no Brasil. Com divulgação na TV e na internet, a estimativa é envolver cerca de 200 cidades. Em 2009, ao lado de 40 mil cidades de 88 países, 113 cidades brasileiras participaram da campanha. Na ocasião, foram apagadas as luzes do Cristo Redentor, no Rio, do Congresso Nacional, em Brasília, do Teatro Amazonas, em Manaus, e da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, por exemplo.

Neste ano, ainda não estão confirmados os monumentos que terão as lâmpadas desligadas. No Rio, cidade-sede da campanha, além de apagar as luzes do Cristo e da Praia de Copacabana, como em 2009, a meta é desligar os refletores do Arpoador, da Praia do Leblon e do Monumento aos Pracinhas, na zona sul, e ainda mobilizar os moradores da zona norte, apagando por uma hora as luzes da Igreja da Penha.

O objetivo da campanha é estimular a reflexão sobre os impactos do consumo de energia e sobre formas de geração de eletricidade que agridam menos o meio ambiente, afirma o presidente do Conselho Diretor da WWF, Álvaro de Souza.

"Essa não é uma campanha para poupar energia. O importante é a conscientização sobre a construção de uma matriz energética mais limpa."

A campanha Hora do Planeta começou na Austrália em 2007 e se estendeu pelo mundo. No ano passado, ícones de destaque foram desligados nas principais capitais para chamar atenção para o avanço do aquecimento global. Entre eles, a Torre Eiffel, em Paris, o Coliseu, em Roma e a Times Square, em Nova Iorque.

Edifício mais alto do mundo no escuro

O Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, localizado em Dubai, vai ficar no escuro durante a Hora do Planeta 2010. As luzes de 160 andares do maior arranha-céu construído pelo homem vão ser desligadas para defender a vida na Terra.

No próximo dia 27 de Março, pessoas do mundo inteiro devem participar do movimento “Hora do Planeta 2010″. A ação é simples - apagar todas as luzes que estiverem ao alcance por uma hora -, mas significa muito.

É provável que se torne a maior mobilização já realizada contra o aquecimento global. A proposta da rede WWF, que criou e incentiva o movimento pelo mundo, é desligar as luzes às 20h30 de sábado, dia 27, no horário de Brasília, por uma hora.

Mas e você, já decidiu como vai fazer na sua casa? Já conversou com seu chefe e seus amigos sobre o assunto?

Encaminhe essa mensagem ao máximo de pessoas que puder e comece a salvar o planeta.

Texto extraido do site da redação Band de Jornalismo.

0 comentários: