Eixo / Atividade
TRABALHO – Programa de Alfabetização e Inclusão-PAI
Justificativa
O Projeto de Alfabetização e Inclusão proporciona aos usuários uma metodologia diferenciada, que redimensiona o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem dos sistemas lingüísticos, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos. O alfabetizar leva em conta os usos sociais e as funções da escrita na sociedade, as interações e as interlocuções do indivíduo com o outro e com o objeto do conhecimento e enfatiza as relações sociais, nas quais o conhecimento é produzido, vivenciado e apropriado pelo aluno.
Objetivo
Promover o desenvolvimento das competências e potencialidades do aluno, visando sua formação integral (sujeito-aluno); possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita pelo aluno, tornando-o usuário do código lingüístico. Público-alvo: adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadora Universitária Maria das Mercês S. Lacerda. Projeto reeditado em 25/04/2009.
Plano de ação
É feita uma avaliação diagnóstica com a finalidade de saber das reais necessidades de cada aluno, nem como facilitar o agrupamento deles. Posteriormente são desenvolvidas técnicas variadas de acordo com o nível de alfabetização de cada um.
Avaliação
Será contínua, verificando periodicamente o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, valorizando a participação ativa e a assiduidade, bem como a qualidade dos trabalhos desenvolvidos como: escritos; orais; conversas formais e informais. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência no programa.
Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.
Recursos
Papel sulfite; stencil; papel manilha; papel crepon; papel colassete; lápis de cor; cadernos; pincel atômico; livros lit. infantil; jogos pedagógicos; lápis; borracha; álcool; giz; tesourinhas; fita adesiva; revistas em quadrinhos e
cartolina.
Cronograma O PAI acontece aos sábados, das 14h às 16h30 e aos domingos, das 13h às 16h.
Amor eterno
Há 10 anos
0 comentários:
Postar um comentário