Serenização da mente e assertividade

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Por Chafic Jbeili – www.chafic.com.br

Você tem agora em algum lugar de sua mente a solução para a resolução de algum problema que eventualmente te aflige.

Quantas vezes por semana você para por alguns minutos e dedica ao silêncio? Seja em uma oração ou em uma meditação, você faz isto? Já pensou porque alguns adultos não conseguem ficar em silêncio, quietos, serenos? Já se perguntou por que algumas pessoas não conseguem ficar sozinhas consigo mesmas? Porque entram em casa ou escritório e já vão acendendo luzes, rádios, TV ao invés de buscar o silêncio, a resposta interior para o problema do dia ou da vida? Por que será que são (ou estão) sempre agitadas?

Pois bem Franco Moraes, este texto foi inspirado em um contato muito peculiar que tive durante a semana. Uma pessoa me escreveu perguntando porque a vida era mais difícil para algumas pessoas e para outras nem tanto. “Porque algumas pessoas conseguem as coisas de forma mais fácil?” dizia ela.


Eu respondi: A vida parece sempre ser mais benevolente para quem tem a mente serena; assim como parece ser mais implacável com quem tem a mente agitada. Desenvolva a serenidade e verá a vida com outros olhos, pois estou convicto de que a assertividade é potencializada por mentes serenas. Mentes serenas acertam mais do que mentes agitadas.

Mentes agitadas pelas preocupações e pelo medo, focadas na sobrevivência em conseqüência de um perigo imaginário ou real eminente não apresentam raciocínio lógico suficiente para acertar nos desafios mais simples. Tente perceber como é difícil para alguém trabalhar ou estudar enquanto está sob algum tipo de ameaça, preocupado com dívidas, doenças, brigas, separação etc.

Quanto maior a adversidade da situação maior a necessidade de se praticar a serenização da mente, pois a mente serena é sempre mais assertiva e irá – naturalmente – sugerir soluções mais eficazes aos problemas, mesmo que seja a lembrança de um conselho do passado ou a elaboração de uma idéia que amenizará instantaneamente os efeitos dos eventos preocupantes.

Certa vez eu estava muitíssimo tribulado com um problema que, naquele momento, me parecia gigantesco e insolúvel. Mesmo tremendo e com taquicardia, parei em silêncio por alguns instantes e lembrei de uma frase que meu pai - um sábio oriental - me disse: "Filho, isto também passará!". Como foi bom lembrar desta frase naquele momento...

Nosso cérebro tem uma capacidade enorme de captação e processamento de informações. Mas o que cada pessoa faz com o resultado deste processamento de informações? Aquele que tem a mente serena aproveita os resultados a seu favor; o que tem a mente agitada fica ainda mais confuso e acaba jogando fora uma provável solução que tanto procura e precisa. Já ouviu alguém dizer: “Porque não pensei nisto antes?”

é mais ou menos como alguém que faz uma conta complexa em uma calculadora científica, mas não olha o resultado na tela depois que aperta o sinal de igual. A resposta está lá, mas a pessoa já desviou a atenção porque está com a mente agitada, inquieta, preocupada... e responde “não sei mais o que eu faço”, quando na verdade o que deveria fazer está bem ali no córtex frontal em forma de pensamento, de idéias, de sonhos...

Os sonhos são um bom exemplo disto. Boa parte das informações remotas, recentes ou imediatas que são captadas durante a vida pelo cérebro se mistura e é manipulada no processo onírico. Então, o cérebro oferece uma resposta, uma espécie de sugestão para resolução daquele problema, mas a pessoa não enxerga a proposta que o cérebro oferece e então age compulsiva e inadvertidamente aumentando as chances de erro e não de acerto.


Habitue-se a anotar seus sonhos e as soluções que ele oferece. Dê mais atenção às suas intuições.

Aqueles que têm mentes agitadas afirmam ter poucas intuições ou não lembrar de sonhos. Sonhar todo mundo sonha. é questão de higiene e sanidade mental, mas podem estar como no exemplo da calculadora: O resultado, a resposta da questão em evidência está na tela, bem debaixo do nariz, mas há agitação demais para enxergar o óbvio.

A intuição é outra fonte fantástica de sugestões que o cérebro oferece para resolução de problemas. Mas como dar ouvidos à intuição se a energia mental está canalizada para a fuga ao invés do enfrentamento?


Pessoas com boa auto-estima costumam confiar mais em suas idéias e intuições, enquanto pessoas com auto-estima baixa ou ruim costumam confiar mais em seus medos.

Neste aspecto a mente mais relaxada e serena pode ampliar quantitativa e qualitativamente suas propostas de soluções e também de seus acertos, parecendo que as coisas sempre dão mais certo para uns do que para outros.


A vida é sempre mais benevolente com todos que a escutam. Escutar a vida é escutar a voz interior, seja provinda de Deus no silêncio de uma oração ou provinda das resoluções oferecidas pelo cérebro; esta máquina fantástica de encontrar soluções.

Neste momento você deve querer perguntar onde entra a sorte nesta história, não é mesmo? Bem, sorte para mim é o encontro do preparo com a oportunidade. Quanto melhor preparado, menos sorte precisará. A sorte envolve preparo constante, a serenização da mente para enxergar as oportunidades e atitude para aceitar oportunidades ou arriscar soluções.

Na teoria do Código Interior eu defendo a tríade do sucesso: 1) Consciência (saber o que quer); 2) Serenidade (audição interior pela quietude da mente), e; 3) Ousadia (colocar em prática as sugestões advindas da consciência e serenidade para buscar o que se quer). é um ciclo contínuo!

Há várias técnicas de serenização da mente. A meditação, a oração, a respiração, a yoga, o tai chi chuan, entre outros inúmeros recursos. Pergunte ao seu médico ou terapeuta sobre técnicas de serenização da mente. Leia livros e artigos a respeito. Programe alguns minutos por dia, sempre no mesmo horário, para aquietar sua mente e dê mais “ouvido” às suas intuições, pois eu acredito que você tem agora em algum lugar de sua mente a solução para a resolução de algum problema que eventualmente te aflige.

Para todos que se consideram donos de mentes agitadas, inquietas eu sugiro carinhosamente: Busque dentro de si a resposta que procura e depois me conte como foi!

Para saber mais sobre o Código Interior visite www.chafic.com.br e acesse a sessão “Blogs temáticos”

Abraços e muito sucesso!

Prof. Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br -
www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com
Acesse o site
www.Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores(61)3377-9175 (61)8490-3648 chafic@chafic.com.brwww.chafic.com.br - Brasília-DF Brasil

0 comentários: