Biblioteca monteiro lobato apresenta peças de teatro de animação

terça-feira, 30 de junho de 2009

Ao dar vida a objetos e bonecos, a história encenada em um palco ganha ainda mais encanto aos olhos do público, cuja imaginação passa a trabalhar intensamente. É a partir dessa premissa que se desenvolve o gênero conhecido como teatro de animação, que entre os dias 3 e 26 de julho, na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, é representado pelas montagens das Companhias Trucks, Animasonho, Trecos e Cacarecos e Palavras Andantes.

Com curadoria da própria Trucks, que mantém na biblioteca o Centro de Estudos e Práticas em Animação, o ciclo apresenta o espetáculo Bonecrônicas que traz para a cena paulistana histórias dos pampas gaúchos, berço dos fundadores do grupo Animasonho: os irmãos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes. Conhecido pela variedade de bonecos utilizados, a dupla se tornou referência nesse tipo de teatro, tendo viajado por países como Uruguai, Argentina e Portugal.

Dia 12, sobem ao palco os personagens da peça Folia de boi, do Núcleo Treco e Cacarecos. Unindo objetos a atores, contadores de histórias e músicos, o grupo conta a tradicional lenda do Boi Bumbá, embalado pelo ritmo folclórico do Maranhão. Em meio a bordados, fitas de cetim e lantejoulas, os bonecos ora revelam seus manipuladores, ora deixam ocultos os atores.

Dando continuidade à musicalidade em cena, a Cia. Palavras Andantes utiliza elementos folclóricos, entre danças, rituais e lendas, para desvendar a cultura tupiniquim na peça Contando o Brasil. A dupla de atores, Célia Gomes e Fábio Rosa, anima objetos do cotidiano, acompanhados ao vivo pelo músico João Nascimento.

Encerrando a programação, a Cia. Trucks apresenta a peça Zôo-ilógico. Ao planejarem um piquenique no zoológico, mas encontrando as portas fechadas, dois amigos resolvem criar seus próprios animais a partir de pratos, panos, garrafas e talheres. O projeto comemora a volta da parceria entre três dos mais conceituados profissionais do teatro de animação do país: Cláudio Saltini, da Cia. Circo de Bonecos, Henrique Sitchin e Verônica Guerchman, da Trucks. A primeira experiência do trio foi em 1991 com espetáculo Truks: a bruxinha, vencedor de diversos prêmios, e que permaneceu em cartaz por sete anos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

BONECRÔNICAS
Grupo Animasonho, de Porto Alegre. Composto de pequenos esquetes e números musicais, o espetáculo é uma declaração de amor à América Latina.
/ Dia 3, 20h30. Dia 5, 11h

FOLIA DE BOI
Núcleo Trecos e Cacarecos, de São Paulo. Texto: Kelly Orasi e Lílian Guerra. Músicos convidados: Cesinha e Dalton.
Por meio de fantoches, a peça mostra o desejo de uma mulher grávida que conta com a ajuda do marido para comer a língua de um boi que pertence a um coronel.
/ Dia 12, 11h

CONTANDO O BRASIL
Cia. Palavras Andantes, de São Paulo. Músico convidado: João Nascimento.
Por meio de cantigas, danças, trava-línguas e brincadeiras, a encenação resgata a celebração do folclore e da cultura popular brasileira.
/ Dia 19, 11h

ZÔO-ILÓGICO
Cia. Trucks, de São Paulo. Ao encontrar o portão do zoológico fechado, dois amigos decidem se divertir na calçada e montar um zoológico com objetos de um piquenique.
/ Dia 26, 11h

Serviço: Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato - Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro tel. 3256-4122. Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 17h. Não tem estacionamento. Tem acesso para deficientes.

Capacidade: 80 lugares.

http://www.bibliotecas.sp.gov.br/

Ajude-nos a divulgar este serviço: para se cadastrar e passar a receber o boletim informativo, basta enviar um e-mail em branco para programacao-bibliotecas-subscribe@googlegroups.com e, em seguida, clicar no link de confirmação que será enviado para sua caixa postal.

0 comentários: