Sumaré obteve a 5ª melhor prática de gestão ambiental urbana do Brasil

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reflorestamento visando o controle das emissões de carbono nos prédios da administração pública

Autor: Silvestre Gonçalez

Foto: Silvestre Gonçalez

Foto: Silvestre Gonçalez

Vice-prefeito de Sumaré Vilson Alves, prefeito Bacchim, secretário do Meio Ambiente Valdemir Ravagnani (Mimo) e ao alto o mantenedor das Faculdade Network Alexandre Cecílio

O município de Sumaré ficou em quinto lugar, entre 109 projetos ambientais, na premiação "Boas Práticas em Gestão Ambiental Urbana", ocorrida dia 18 de março, em Brasília. Das cidades inscritas, somente 8 receberam a premiação.

No dia 17 de março, ocorreu outra boa notícia em relação ao Meio Ambiente referente Sumaré, o Inventário Florestal do Estado de São Paulo, do Instituto Florestal informou que o município foi o principal, entre os 19 da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em crescimento de mata nativa, com um salto de 32 para 389 hectares.

No Concurso Federal de "Boas Práticas de Qualidade em Gestão Ambiental, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Sumaré concorreu com o projeto Carbon Control , sendo as outras cidades premiadas: Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Paty dos Alferes (RJ), Olinda (PE), Balneário Pinhal (RS) e Osório (RS). O secretário municipal de Meio Ambiente, Valdemir Ravagnani, o "Mimo", disse que o projeto sumareense foi desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, as Faculdades Net Work (desenvolvimento do projeto Carbon Control), Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Educação. "O grande mérito que elevará o sucesso do projeto é a mudança de pequenas atitudes ambiental do funcionalismo no seu dia a dia", concluiu o secretário.

Segundo Alexandre Cecílio, mantenedor das Faculdades Network "a pertinência, pioneirismo, dinâmica e ampla abrangência do projeto obtém expressivos resultados também pelo comprometimento e mudança de conduta entre os envolvidos. Da teoria à ação, paralelamente subsidia a educação ambiental, bem como incorpora hábitos convenientes ao meio ambiente em todos os locais que interagirmos". Neste sentido, a presença da educação ambiental, principalmente nas escolas e comunidades de bairro é fundamental. Em Sumaré isso já pode ser visto nas escolas municipais que vêm trabalhando não apenas com crianças, mas também com a comunidade para a proteção do meio ambiente, a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha.

O projeto desenvolvido nos setores administrativos da Prefeitura de Sumaré a convite do Vice Prefeito Vilson Alves (PV), intitulado no concurso como Boas práticas de Qualidade em Gestão Ambiental - Reflorestamento visando o Controle das emissões de Carbono nos prédios da administração pública, aferiu a quantidade de CO² emitida e o número de árvores a serem plantadas para a neutralização do carbono na administração pública, bem como estabeleceu práticas para que ocorra a redução mínima de 15% nas emissões deste ano.

O prefeito de Sumaré José Antonio Bacchim (PT) e o vice prefeito Vilson Alves (PV), que é também secretário de Desenvolvimento Econômico, comemoram não só a premiação de Sumaré, mas principalmente o fato de o Projeto de redução de CO2 estar em prática em todos os prédios públicos, da administração direta, com o funcionalismo engajado no trabalho de reduzir o consumo e ainda fazer que todo CO² produzido seja compensado com plantio estimado de 5 mil árvores (www.carboncontrol.com.br).

"O Projeto Carbon Control das Faculdades Net Work em prática na Administração Pública, de fato, pelo conjunto de suas atividades é merecedor desta distinção e de outras premiações. Parabenizo a todos os servidores municipais, parceiros e demais envolvidos, sem o que seria impossível alcançar as metas estabelecidas" ressaltou Vilson Alves (PV).

Fonte: Assessora de Imprensa

0 comentários: