A experiência de um sábio

terça-feira, 20 de abril de 2010

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br
Eu conheci um homem muito sábio e fiquei surpreso com a sabedoria e os conhecimentos que ele tinha. Aproveitando a oportunidade comecei a indagar sobre alguns problemas que todos enfrentam no dia-a-dia. Ele me disse que a vida é assim mesmo, uns têm problemas demais outros menos, mas ninguém vive sem.

Depois ele continuou a me explicar que na vida há tempo para tudo. Tempo para nascer e morrer. Tempo de plantar e colher. Tempo para chorar e rir. Tempo para ficar calado (só ouvindo) e tempo de falar. Tempo de lutar e de viver em paz. Ouvindo-o atentamente descobri que não há nada melhor para nós do que ser feliz e viver o melhor que puder.

Segundo ele, é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento. Este homem também me disse que é melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Porque se um cair à outra pode ajudar a levantar-se. Disse-me ainda que das muitas ocupações brotam sonhos, do muito falar nasce a prosa vã do insensato. Porquanto é bom ficar atento porque existe uma hora e uma maneira certa de agir para cada situação.

Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não encontrará.

O que mais me impressionou nesse homem foi quando disse sobre os destinos de todos nós: o que acontece com o homem bom, acontece com o homem mau, o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos. Quem está entre os vivos tem esperança.

Para finalizar ele me disse: os velozes nem sempre vencem a corrida, os fortes nem sempre triunfam na guerra, os prudentes nem sempre são ricos, os instruídos (aqueles que mais estudam) nem sempre têm prestígio, pois o tempo e o acaso afetam a todos. Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora. Agora que já ouviu tudo, aqui está à conclusão: um dia Deus julgará tudo o que foi feito inclusive o que está escondido aos olhos dos homens, seja bom, seja mau.

Esse homem sábio é Salomão, o texto foi escrito há mais de 2.300 anos antes de Cristo, é bem atual e está no livro da Bíblia em Eclesiastes no Velho Testamento. Se por acaso dissesse no começo do texto sobre o autor, talvez alguém poderia não ler e perder essa preciosidade.


SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

0 comentários: