Projeto ambiental de Sumaré está entre os 8 melhores do Brasil

terça-feira, 20 de abril de 2010

Autor: Assessoria de Imprensa

Foto: Silvestre Gonçalez

Foto: Silvestre Gonçalez

Vice-prefeito e secretário Vilson Alves (PV) no plantio com alunos da rede municipal

A Prefeitura de Sumaré é uma das oito finalistas do concurso federal “Boas Práticas de Qualidade em Gestão Ambiental”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Além do projeto de Sumaré, estão classificados trabalhos das cidades de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Paty dos Alferes (RJ), Olinda (PE), Balneário Pinhal (RS) e Osório (RS). No total, 109 cidades apresentaram projetos ambientais.

A informação é da Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente. O projeto é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente, Faculdades Network e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A premiação que destacará os três primeiros colocados e entregará diplomas de honra ao mérito aos demais classificados até a oitava classificação, acontecerá no próximo dia 18 de março às 15 horas, em solenidade oficial em Brasília, no Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com Valdemir Ravagnani, o Mimo, secretário municipal de Meio Ambiente, o projeto é amplo e mostrou que “hábitos simples de economia de papel e outros objetos descartáveis podem resultar em consideráveis reduções de emissões de CO², com significativos resultados para o Planeta”, avalia. O plantio até o momento chegou em 2674 das 5003 mudas que serão plantadas até o final de abril deste ano.

O projeto Carbon Control foi desenvolvido pelas Faculdades Network contemplando nesta versão os setores administrativos da municipalidade, que de forma inovadora irá certificar o município quanto as emissão de CO2.

“Vejo isto com muito entusiasmo, pois o projeto obteve destaque nacional pelo envolvimento dos gestores de cada setor, dos funcionários públicos e alunos da rede municipal”, disse o vice-prefeito e secretário Vilson Alves (PV).

Neste sentido, a presença da educação ambiental, principalmente nas escolas e comunidades de bairro é fundamental, como por exemplo, escolas de Sumaré que vêm trabalhando não apenas com crianças, mas também com a comunidade para a proteção do meio ambiente, também a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha.

O Concurso Boas Práticas de Qualidade em Gestão Ambiental – que classificou entre os melhores do Brasil o Reflorestamento visando o Controle das emissões de Carbono nos prédios da administração pública de Sumaré, detalhou os procedimentos, a localidade, o agente responsável, a quantidade de CO² emitida e o número de árvores a serem plantadas para a neutralização do carbono em cada setor da administração pública.

Para o prefeito José Antonio Bacchim (PT) a classificação entre os oito melhores do projeto sumareense é motivo de orgulho. “Todos os prédios públicos da administração direta, estão engajados neste trabalho de redução e compensação de CO2 pelo plantio de árvores. enfim, temos uma gama de atividades de valorização do meio ambiente, que, Independente da premiação, são de fundamental importância porque sinalizam que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários: