Oficinas Culturais nos Municípios - Programação de Férias

quinta-feira, 24 de junho de 2010

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http://www.assaoc.org.br/programacao/regionais/hilda-hilst.php

AMERICANA

Fotografia

Oficina de Fotografia Contemporânea
5/7 a 21/7 - segundas e quartas-feiras - 19h às 22h
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: análise de currículo e carta de interesse
Inscrições: 21/6 a 2/7
Vagas: 30
Local: Museu de Arte Contemporânea de Americana
Rua das Palmeiras, 8 - Jd. São Paulo

A Oficina destacará os principais debates e artistas que atuam no campo da fotografia artística atual. Dentre os objetivos da oficina pode-se destacar: facilitar a compreensão da fotografia como linguagem visual e sua construção como modo de criar significados; permitir a reflexão sobre as principais questões conceituais da fotografia, além de estimular a produção fotográfica individual e projetos artísticos.

Ravena Sena Maia é fotógrafa e possui graduação em Comunicação Social – Midialogiapela Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente nas áreas de Design e Multimídia.

CAMPINAS

Gestão Cultural

Seminário de Gestão Cultural em Campinas 2010
19/7 – segunda – 14h às 18h e 20 a 23/7 – terça a sexta – 14h às 17
Período de inscrição: 21/6 a 19/7
Informações e inscrições: 19 3294 2212
Local: Teatro Bento Quirino – Grupo Universitário IPEP
Rua Luzitana, 1.555 – Centro – Campinas

O Seminário de Gestão Cultural consiste na realização de um ciclo de palestras com o intuito de debater e discutir aspectos relacionados à Gestão Cultural.
Pretende-se provocar a reflexão sobre a delimitação dos conceitos no campo da cultura, debater a formação dos profissionais da área e os diferentes modelos de gestão cultural aplicados em instituições públicas, privadas e em organizações sociais.

O Seminário apresenta-se ainda como um espaço para troca de ideias e experiências entre pesquisadores, artistas, estudantes e profissionais da área da cultura.

19/7 – Abel Rocha – Criatividade e Inovação na Gestão Cultural

20/7 – Leonardo Brant – O Mercado Cultural

21/7 – Ricardo Maluf – Captação de Recursos e Parcerias Sociais

22/7 – Kátia de Marco – Dimensão da Cultura nas Gestões Pública e Privada e Profissionalização dos Setores Culturais

23/7 – Pedro Rigatto – Leis de Incentivo: Novos Caminhos e Rumo


Coordenação Geral
Lideraldo Martim é músico, educador, consultor em direitos autorais e produtor cultural. Possui pós-graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior, bacharelado em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e estudou MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí.

Palestrantes
Abel Rocha é doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Regência de Ópera junto à Opernschule da Robert-Schumann Musikhochschule. Foi responsável pela regência e direção musical de diversas óperas, balés e concertos sinfônicos frente às mais importantes orquestras do país. Atualmente é professor de regência da Universidade Estadual Paulista e das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Atua na área de Artes, com ênfase em Regência.

Kátia de Marco é artista plástica, docente, curadora e crítica de arte. Possui mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal/RJ e graduação em Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura, pela mesma instituição. Desde de 2002 dirige e leciona na Escola Candido Mendes de Gestão Cultural. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA e da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP.

Leonardo Brant é pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados. Especialista em redes socioculturais, mídia e convergência digital, atuou como consultor de inúmeras empresas digitais, como IG, Starmedia, e tradicionais, como Rede Bandeirantes, TV Cultura e ESPN, entre outras. Atua como consultor estratégico e coach, auxiliando empreendedores públicos e privados de cultura a desenvolver, planejar e sustentar seus negócios culturais. Possui graduação em Comunicação e especialização em Comunicação Política pela Faculdade Cásper Libero, Filosofia na USP e Associação Palas Athena.

Pedro Rigatto é bacharel em Pedagogia. Coordenou por 12 anos a implantação do projeto Guri no Estado de São Paulo, sócio diretor da Promoart – Associação Cultural, onde realiza produção cultural, curadorias de exposições, consultoria para empresas e cursos sobre arte, gestão e leis de incentivo a cultura, como Lei Rouanet e ProAC. Especialista em realização de análise estrutural e financeira para elaboração de projetos e entidades. Atua como consultor em gestão cultural para algumas secretarias de cultura de municípios da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Ricardo Maluf é empreendedor social atuante no terceiro setor há mais de 25 anos. Especialista em mobilização de recursos, planejamento, marketing e construção de relacionamentos. Realizou trabalhos na Fundação S.O.S Mata Atlântica; Amir Klink Planejamento e Pesquisa; consultor para projetos especiais – Paris Dakar, Brasil no Everest, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP e idealizador e produtor de diversos projetos de captação de recursos nas áreas ambiental e social. É consultor na área de responsabilidade social e apoio ao Terceiro Setor para empresas como: Unilever do Brasil, Correios e Telégrafos, entre outras.

História em Quadrinhos

Oficina de História em Quadrinhos para Educadores
12/7 a 28/7 - segundas, quartas e sextas-feiras – 9h às 12h
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adultos
Seleção: análise de currículo e carta de interesse
Inscrições: 21/6 a 8/7
Vagas: 30
Local: CEFORTEPE – Centro Educacional de Formação e Projeto da Rede Municipal de Campinas
Rua Doutor João Alves dos Santos, 860, Jd. das Paineiras

A oficinapretende trazer os participantes para o universo dos Quadrinhos, considerado a 9ª Arte, além de apresentar as técnicas de desenho, estilos e gêneros, com o intuito de instrumentalizar os educadores nesta linguagem para sua posterior utilização em sala de aula como ferramenta de ensino, possibilitando como resultado aulas originais e criativas.

Marcelo Mantovani é ilustrador, colecionador de HQs e possui graduação em Letras com bacharelado em Inglês/Português e habilitação em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu pesquisas acadêmicas sobre “O papel feminino nas Histórias em Quadrinhos” e “Como as Histórias em Quadrinhos influenciam na aquisição de linguagem da criança”.

INDAIATUBA

Artes Plásticas

Oficina de Mangá
7/7 a 29/7 - quartas e quintas-feiras - 18h30 às 21h30
Público: iniciantes
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 21/6 a 6/7
Vagas: 30
Local: Secretaria de Cultura de Indaiatuba
Praça Dom Pedro II, s/n - Centro

A oficinatem por intuito difundir a arte do desenho japonês, suas técnicas e estilismos, permitindo que os alunos tenham acesso ao mundo das artes e desenvolvam sua imaginação e criatividade.

Deyse Roberta Fantinatto é desenhista e ilustradora. Possui formação em Letras-Português e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Realizou cursos de Pintura, Desenho Animado e História em Quadrinhos. Desde 2002 atua como professora de desenho e pintura.

LINDÓIA

História em Quadrinhos

Oficina de História em Quadrinhos
6/7 a 29/7 - terças e quintas-feiras - 14h às 17h
Público: iniciantes
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 21/6 a 5/7
Vagas: 30
Local: Centro Educacional de Lindóia
Rua Coronel Estevam Franco, 262 - Centro

Durante as aulas teóricas e práticas, os participantes realizarão todas as etapas de criação e desenvolvimento da HQ (construção de personagens, cenários e fio narrativo), partindo de outras manifestações artísticas como a Música, Cinema, Literatura e Artes Visuais.

Marcelo Mantovani é ilustrador, colecionador de HQs e possui graduação em Letras com bacharelado em Inglês/Português e habilitação em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu pesquisas acadêmicas sobre “O papel feminino nas Histórias em Quadrinhos” e “Como as Histórias em Quadrinhos influenciam na aquisição de linguagem da criança”.

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