O PRAZER EM VIAJAR

terça-feira, 1 de junho de 2010

SILVESTRE GONÇALEZ
silvestre@desktop.com.br

Viajar hoje em dia está mais fácil do que nunca. Ainda mais se for de avião. Os preços das passagens aéreas estão convidativos, só não viaja quem não quer ou quem tem medo de avião.

A aviação brasileira se modernizou exigindo também que os aeroportos fizessem o mesmo. As aeronaves são seguras e confortáveis. Quando um avião decola de algum aeroporto, o piloto já tem em mãos o plano de vôo até o destino, sabendo a rota e informações meteorológicas da origem. Os controladores de vôo monitoram a rota do avião, tudo isso devido às informações de radares e de satélites.

Quando o avião está próximo do destino, ele é conduzido pela torre de controle do aeroporto. Em alguns casos, o tráfego aéreo é intenso, que em uma mesma reta de aproximação para pouso, é possível que haja vários aviões.

Fazendo uma comparação entre os acidentes de carros no trânsito das grandes metrópoles com a probabilidade de acontecer um acidente aéreo é bem remota. Acredite se quiser!

Os aviões são constantemente examinados em intervalos de tempo determinados pelo fabricante, pois cada peça tem a sua vida útil e deve ser trocada antes que apresente algum defeito. Os pilotos, além de terem uma condição física e mental extremamente saudável passam por todo tipo de provas, precisando estar muito bem preparados para dominarem uma aeronave.

Já foi o tempo em que viajar de avião era sinônimo de status. Há um bom tempo quando algum conhecido falava que tinha feito uma viagem de avião, as pessoas ficavam encantadas.

Se a viagem fosse para outros Estados como Fortaleza, Mato Grosso, Ceará, Bahia, Alagoas, então esta pessoa era rodeada de amigos e causava até "inveja". Uma viagem internacional então era o máximo.

Quando eu fiz a minha primeira viagem de avião foi um sonho realizado. Isto aconteceu em setembro de 2002 com um grupo de professores universitários, pois na época eu lecionava numa faculdade da região de Sumaré. Fomos para o Estado da Flórida (EUA) na cidade de Orlando realizar um curso de Marketing na UCF - Universidade Central da Flórida e na Florida Christian University.

Quando entrei pela primeira vez no avião da TAM eu fiquei impressionado, pois tudo era novidade para mim. O avião decolou de São Paulo direto para Miami (EUA) sem escala com mais de 7 horas de vôo. O avião era um luxo. Comissários e comissárias de bordo sempre atentos e cuidadosos com os passageiros. Foram 7 horas inesquecíveis e sem medo do avião ter alguma pane, pois eu sabia que Deus estava com a sua mão nos conduzindo.

A segunda viagem em um avião foi em abril de 2010. Eu e mais três amigos Vilson Alves, Edinho Silva e Cidney Frizzarini, fomos para o Estado do Mato Grosso, conhecer as cidades de Chapada dos Guimarães, Nobres, Cuiabá, Poconé e a estrada transpantaneira. Foram 11 dias percorrendo vários lugares e avistando cachoeiras e bichos de várias espécies. Também posso dizer que as paisagens desse Estado imenso são fantásticas. Vale à pena conhecer.

Agora estou me preparando para fazer outra viagem, serão sete dias num Cruzeiro em alto mar, tenho certeza que um dia quem sabe poderei realizá-la.


SILVESTRE GONÇALEZ
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing e Assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sumaré.
Email: silvestre@desktop.com.br

0 comentários: