7 dicas de como elaborar um bom currículo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um bom produto precisa de uma boa apresentação que, quando bem elaborada, é a porta de entrada de uma empresa. Quando não chama a atenção é por que faltou uma boa apresentação, lembre-se que o seu currículo não será o único que a empresa vai receber.

Quando um mau profissional mente sobre suas qualificações em seu currículo, ele não passa da primeira entrevista, pois normalmente estas são conduzidas por pessoas habilitadas. Excelentes profissionais não são chamados para entrevistas, por não saber fazer seu marketing pessoal, podemos dizer assim, vender em seu currículo a idéia do profissional que a empresa está selecionando, e podem perder a oportunidade para outros candidatos, não tão qualificados quanto eles, mas que tem um currículo bem mais elaborado.


Quando for chamado para uma entrevista, mesmo que não solicitado, não saia de casa sem o seu currículo. Certificados e fotos devem seguir junto com currículo apenas quando for solicitado, (tanto por e-mail quanto numa entrevista). Antes de enviar confira se tem erros de ortografia ou digitação.

Um currículo precisa ter dois pontos a seu favor:
- Ele não pode ser seu inimigo nos processos seletivos te excluindo de um telefonema de seleção;
- Tem que aparentar organização e estar limpo dando a chance de te apresentar em uma empresa.

Por isso tenha cuidados na elaboração de seu currículo, aí vão algumas dicas:
1 - Primeiro seus DADOS PESSOAIS: Procure sempre ter seu nome destacado, endereço completo, telefone fixo, número do celular e e-mail profissional, Já vi endereços de e-mail tipo: jujubinha@.... ou então tatypricezinha@...., se não tiver um e-mail profissional, crie somente para isso existem vários provedores grátis.

2 - OBJETIVO: Neste campo devemos colocar o cargo que pretendemos ou a área que atuamos.

3 - FORMAÇÃO E CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO: Nome da instituição de ensino o curso, e o ano ou semestre (período ou se está trancado) apenas colocando o último grau de formação, não é necessário colocar desde o ensino médio até o ensino superior.
No caso de cursos extracurriculares ou de aperfeiçoamentos, procurar focá-los ao perfil profissional a que se destina. Se tiver especialidade em mais de uma área, faça currículos específicos.

3 - IDIOMAS: Se tiver diga quais e o grau de conhecimento se básico, intermediário ou fluente.

4 - INFORMÁTICA: Os softwares e/ou programas que conhecimento.

5 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Nome da(s) empresa(s) onde trabalhou, tempo de trabalho, função e uma síntese das atividades. No caso de mais de um emprego aplica-se a regra os últimos serão os primeiros. (Procuro fazer assim: Não coloco mais que os cinco últimos empregos, pois o currículo tem que ser o mais objetivo possível, um bom currículo tem no máximo duas linhas).

6 -INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Caso tenha alguma experiência no exterior ou algumas atividades em trabalho social e voluntariado.

7 - DATA: Pode ou não ser colocada, pois se lembre que a maioria dos currículos são enviados por meio eletrônico e muitas vezes não colocamos nem data e muito menos assinatura, porém o currículo que se leva a uma entrevista, pode ser datado.

0 comentários: