Governo de SP lança programa para oferecer aulas de idiomas a 650 mil estudantes

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Da Redação
Em São Paulo
O governo do Estado de São Paulo vai lançar, nesta terça-feira (12), um programa que pretende oferecer ensino de idiomas a 650 mil estudantes. Segundo informações da Secretaria de Estado da Educação, o investimento previsto é de R$ 296 milhões.

O Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas deverá atender alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio da rede estadual com cursos de inglês, espanhol e francês, oferecidos nos CELs (Centros de Estudos de Línguas) e em escolas de idiomas credenciadas pela Secretaria de Educação, caso a demanda seja maior do que a de vagas nos centros. O programa também oferece cursos de alemão, japonês e italiano, mas eles são restritos às disponibilidades dos CELs.

No primeiro momento, poderão participar das aulas os alunos que moram em cidades com mais de 50 mil habitantes. A partir de 2011, a promessa é que o programa atenda todos os estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio, em todos os municípios do Estado.

As aulas serão oferecidas como adicional à carga horária regular do currículo - ou seja, como atividades extras. O custo mensal do Estado por aluno será de R$ 56,90. Até o ano passado, os alunos estavam sujeitos à disponibilidade de vagas nos CELs próximos às escolas em que estavam matriculados.

Como serão os cursos

Os cursos serão realizados em dois módulos (um por semestre), com 40 horas de duração, cada. As inscrições serão abertas a partir de fevereiro.

Os professores dos centros serão capacitados por instituições parceiras da Secretaria e as inscrições para as escolas de idiomas interessadas em participar do programa serão abertas ainda nesta semana, por meio de edital no Diário Oficial do Estado.

As cidades de Jundiaí e Sorocaba foram escolhidas para a primeira etapa do Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas, com um curso intensivo de férias. Mais de mil alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio das duas cidades já se inscreveram para as aulas, que serão realizadas em cinco instituições particulares credenciadas. O curso terá 40 horas de duração e encerramento previsto em fevereiro.

Atualmente, a Secretaria mantém 94 CELs no Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 58 em cidades do interior. Para matricular-se nos programas regulares dos CELs, o aluno deve estar cursando o ensino médio ou o ensino fundamental, a partir da 6ª série. Em 2009, 53 mil alunos estudaram nos CELs de todo o Estado.

0 comentários: