Turismo de negócios

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Silvestre Gonçalez

O turismo de negócios é um dos segmentos de turismo que vem crescendo nas capitais e no interior das cidades do Brasil. Há um bom tempo a pessoa que viaja a trabalho não era considerada turista. Os profissionais do turismo perceberam que apesar do deslocamento para outros lugares a serviços profissionais, essa pessoa não deixa de ser turista porque nos momentos de descanso passa a usufruir o que a cidade oferece.
O setor de turismo e lazer no país vem crescendo vertiginosamente e segundo analistas da área essa atividade está se tornando a segunda maior geradora de renda no país. O turismo de negócios pode e deve servir como opção para atrair mais investimentos às cidades que explorar esse segmento.

Opção essa aceita pelo Departamento de Agricultura e Turismo da Prefeitura de Sumaré que trabalha na fomentação do turismo de negócios em conjunto com atrativos históricos, culturais e ambientais. O objetivo é o fortalecimento dos micro e pequenos empresários e empreendedores do setor de turismo com apoio ao setor de hotelaria e gastronomia, garantindo autonomia e geração de oportunidades para os negócios de turismo.

Além das opções tradicionais como o turismo rural, ecológico, histórico e cultural a cidade de Sumaré oferece festas populares como a Festa de Santana, Mandioca, Rodeo Festival, dentre outras que se apresentam como alternativas ao turista.

Sumaré integra o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT2), que contempla 11 municípios: Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Limeira, Nova Odessa, Pedreira, Piracicaba e Santa Barbára, cujo objetivo principal é criar ações capazes de promover, ampliar e intensificar a utilização da ciência e tecnologia como forma de incrementar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Segundo o vice-prefeito de Sumaré, Vilson Alves (PV), “a cidade congrega um pólo industrial significativo e diversificado, onde diariamente recebe turistas de negócios que são executivos, empresários, vendedores, representantes comerciais, investidores entre outros, que passam o dia na cidade e acabam gerando renda ao município através do setor de alimentação, hospedagem, entretenimento e outros”.

O diretor de Agricultura e Turismo da Prefeitura de Sumaré, Ivan Rovagnelli, tem trabalhado no sentido de incentivar a vinda de novos empreendimentos no município, principalmente na área de Agronegócios e disse ainda “que a agricultura enfrenta muita dificuldade de sobrevivência em nossa região, devido ao alto custo da terra e a proximidade das zonas urbanas. Em contrapartida temos um grande potencial de áreas disponíveis para instalação de novas empresas no eixo da Rodovia dos Bandeirantes, que facilita o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos”.

Por essas e outras razões não pode ficar a espera dos turistas, deve-se organizar e preparar melhor para receber essas pessoas e este tem sido o grande desafio do Departamento de Agricultura e Turismo e da Administração Pública de Sumaré.

Silvestre Gonçalez – jornalista profissional diplomado - Sumaré-SP
e-mail: silvestre@desktop.com.br

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