O Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, deve ser olhado como um símbolo da conservação da natureza. Porque a árvore sempre nos emociona. Ela nos transmite fertilidade, crescimento, resistência, força, beleza, vigor e ainda muitas conseguem resistir ao tempo e chegam a ser centenárias outras milenares. As árvores são seres vivos que passam à vida nos defendendo de agressores naturais como os raios solares, poluição sonora e ventos fortíssimos.
O Dia da Árvore é para ser lembrado todos os dias devido a sua importância para a humanidade e saber que ela nos fornece o oxigênio para sobrevivência. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida. As pessoas precisam ter consciência que uma árvore também é um ser vivo, nasce, cresce e morre.
Para manter o equilíbrio ambiental, precisa preservar as matas nativas e a proteção dos mananciais, pois são fatores primordiais que regulam o clima do planeta. O desmatamento facilita a erosão, empobrecimento do solo, desaparecimento de nascentes provocando a fuga e a morte da fauna e flora. Quando alguém destrói uma árvore, ela está destruindo uma fonte de vida do planeta.
Se as árvores forem usadas de uma forma sustentável, ou seja, fazendo manejo (replantio) adequado modernizando o sistema de corte e evitando ao máximo a degradação, poderá garantir com isso a perpetuação dos recursos disponíveis na natureza.
Apesar das lutas do governo quanto às derrubadas das árvores, infelizmente a extração predatória continua a todo vapor. Para cada dez árvores derrubadas só uma é plantada. As queimadas são outro inimigo da natureza, elas podem ser causadas por falta de chuva ou tocos de cigarros jogados em beiras de estradas.
Temos muito ainda o que aprender sobre a importância de uma árvore, mas nunca é tarde para se plantar e com esse gesto contribuir para uma vida melhor do planeta.
Silvestre Gonçalez é jornalista em Sumaré-SP
0 comentários:
Postar um comentário