Diretoria de Sumaré abre a III Olimpíada do Programa Escola da Família

domingo, 13 de setembro de 2009

Paulínia sediou, no último domingo, a abertura da III Olimpíada do Programa Escola da Família/ Diretoria de Ensino de Sumaré.

É o maior evento promovido pelo Programa na Diretoria. Até dezembro, jovens do Escola da Família participarão de uma maratona de jogos de futsal, vôlei, handebol, basquete, tênis de mesa e jogos de tabuleiro e atletismo.

A cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal Agostinho Fávaro, foi aberta pela Dirigente Regional de Ensino, Profª Dirceuza Biscola Pereira e pela presidente da III Olimpíada, a Educadora Profissional Rita de Cássia Gambini, da E.E. Padre José Narciso Vieira de Ehrenberg.

Marcaram presença autoridades das Secretarias de Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer de Sumaré, Paulínia e Hortolândia, municípios jurisdicionados à Diretoria de Ensino.

Tal como as aberturas de Jogos Olímpicos mundiais, a cerimônia emocionou o público com apresentações, desfile das delegações, entrada das bandeiras e acendimento da pira olímpica.

A escola Padre Narciso Vieira de Ehrenberg deu início com sua fanfarra, comandada pelo voluntário Claudecir Magalhães de Souza. Espetáculos de dança, música e ginástica, de grupos formados por integrantes de várias escolas, continuaram a cerimônia, demonstrando união e envolvimento.

620 atletas, das 31 escolas da Diretoria, desfilaram, a seguir, representando os mais de 2.200 atletas inscritos nesta Olimpíada.

A entrada das bandeiras foi acompanhada pelo Hino Nacional, cantado pela aluna e atleta Naara Santos dos Anjos, da E.E. Euzébio Antônio Rodrigues. Em seguida, houve o Juramento dos Árbitros e Atletas.

Aplaudido de pé, o atleta Ambrósio Lobo Pereira Filho, da E.E. Paulo Camilo de Camargo, escola vice-campeã em 2008, acendeu a pira olímpica, no ápice da cerimônia.

O PCOP de Projetos Especiais, responsável pelo Programa, Alexandre Valério do Nascimento, explica o lema dos Jogos: a busca e conquista da Paz transformando as escolas em espaços de esperança e paz. “Estamos há 6 anos semeando e (...) pudemos oportunizar momentos de alegria e amizade, recebidos com muito carinho pelas nossas crianças, jovens e adultos. Eles formam uma das duradouras parcerias deste Programa.”

0 comentários: