Pesquisa mostra como são e onde estão os empregos ideais

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

11/10/2009 - 10h59 (Diná Sanchotene - A Gazeta)

O emprego do sonho é aquele que oferece oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho agradável, salário e cursos e treinamentos. Mas há uma fórmula assim, simples, do trabalho ideal? Não mesmo. Tudo depende do objetivo de cada profissional: há quem busque status social, há quem queira reconhecimento, há quem deseje apenas sombra e água fresca e pouca responsabilidade.

Teste qual o seu nível de satisfação com o seu atual emprego.

De qualquer maneira, o emprego dos sonhos é visto de forma diferente por quem está começando a carreira e por quem já tem seus 20 e poucos anos de profissão. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Cia de Talentos, empresa especializada em recrutamento, mais da metade (60%) dos jovens entrevistados disseram desejar uma empresa pela imagem que a companhia passa por meio da qualidade de seus produtos e serviços. No levantamento, as empresas dos sonhos do recém formados são, nesta ordem: Petrobras, Google, Unilever, Vale, Nestlé, Natura, Itaú Unibanco, Microsoft, Globo e AmBev.

A consultora da Cia de Talentos, Mônica Mayol, ressalta que, dependendo do jovem profissional, uma boa maneira de conseguir o emprego dos sonhos é ingressar em um programa de trainee de uma grande empresa. Segundo ela, para quem está começando a carreira, a participação nesse programas pode ser considerado um selo de qualidade.

"O emprego dos sonhos é muito particular, depende do perfil de cada um. Um bom salário não significa ter um bom emprego para muita gente. O mais importante é trabalhar em uma empresa que ofereça como pacote crescimento profissional, qualidade de vida e respeito", avalia. Mônica destaca que unir o prazer de fazer o que se gosta, com benefícios e reconhecimento, parece um cenário ideal para todo profissional.

Para a gerente de atendimento da Catho Online, Camila Mariano, não é fácil encontrar o melhor de todos esses pontos em uma empresa só. Segundo ela, o que se pode encontrar é equilíbrio em todos estes fatores e, então, associar isso ao seu objetivo principal naquele momento.

"O emprego dos sonhos é aquele no qual seu principal objetivo é atingido, porém, cabe lembrar que somos eternos insatisfeitos e quando uma necessidade é atingida, outras surgirão, para que haja uma constante busca por novas oportunidades e desafios", disse.

Na opinião do coordenador do curso de administração da Univix/FGV, Frederico Pifano, o emprego do sonho não está relacionado com dinheiro ou benefícios, e sim com conseguir fazer aquilo de que se gosta. "É preciso compreender que o emprego dos sonhos é construído. Para consegui-lo é preciso galgar o crescimento. Ele está relacionado com que se acredita".

Já a doutora em Psicologia e professora da Fucape, Priscilla Martins e Silva, acredita que o emprego do sonho é aquele que a pessoa quer. "Ele parte do objetivo de cada um, além da procura pela autonomia e pela liberdade para criar. A carreira deve ter um planejamento, sem isso fica difícil. É preciso traçar objetivos que querem ser alcançados e pensar em cada passo para chegar lá", recomenda.

Castelos e vinhos: "Me apaixonei"

Ela é formada em Direito com especialização em Administração Hoteleira com ênfase em Alimentos e Bebidas. Hoje Isabel Lobo é gerente de Marketing do Restaurante Aleixo. Tudo começou quando ela foi ajudar em um evento de vinhos, pois sabia a língua espanhola. "Me apaixonei por essa experiência. Fiz o curso e vim de Belo Horizonte para Vitória para trabalhar com treinamentos em prefeituras e hotéis. Realizei um treinamento no Restaurante Aleixo e fui convidada para ficar", contou. Por conta de seu trabalho, Isabel faz constantes viagens e já ficou hospedada em um chateau, pequeno castelo do enólogo Patrick Valette, na região de Bordeaux, na França. Além disso, ela visitou a vinícola Almaviva, a mais respeitada do Chile, e participou de vários encontros de hotelaria em São Paulo.

O trabalho ideal

Para quem está começando

É aquele em que a carreira seja iniciada via estágio ou programa de trainee dentro de uma grande corporação e atuando dentro da área de conhecimento

Onde haja um mentor verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento do subordinado e disposto a dividir conhecimento e repassar responsabilidades

Onde se tenha reais oportunidades de desenvolvimento na carreira e crescimento profissional

Onde haja espaço para opinar e ser incentivado a contribuir com suas ideias e sugestões

Onde seu esforço reconhecido e recompensado.

É o que entende que experiência é um dos fatores essenciais para uma melhor colocação, mas também para o próprio crescimento pessoal.

Para consegui-lo deve-se se investir em estágios relacionados com a área de estudo e de identificação e lembrar que o estágio é uma oportunidade de ganhar conhecimentos e aprender dentro de uma profissão e não um meio de ganhar dinheiro. Se puder unir ambos, ótimo.

Caso contrário, a prioridade é ir para o local onde ganhará maior experiência e poderá gerar o conhecimento e habilidades para posterior contratação.

Para quem está no mercado

Onde as possibilidades reais de crescimento e aprendizado sejam constantes, permitindo ao colaborador sempre estar acompanhando a tecnologia e as tendências de mercado;

Onde o esforço por tempo de trabalho, nível de comprometimento e contribuição para os resultados da empresa seja algo valorizado e reconhecido;

Onde haja um clima corporativo positivo e sua expertise seja considerada um patrimônio diferencial da empresa;

Onde haja um sistema de remuneração implementado, com plano de cargos e salários e programa de participação nos resultados;

Onde os benefícios sejam flexíveis e atendam a necessidade real do colaborador;

Onde a saúde e qualidade de vida se uma pratica diária e incentivada pela organização.

Sabe que o auxilio profissional é essencial, pois aumenta a motivação e proporciona melhor foco dentro das competências técnicas e comportamentais do candidato.

Além de avaliar cuidadosamente o colaborador, o profissional de recolocação traçará sua linha de desenvolvimento, no sentido de levá-lo a alcançar seu objetivo no menor espaço de tempo possível.

Fonte: Elcio Teixeira, especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

0 comentários: