O tamanho do futuro!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Prof. Chafic Jbeili - www.chafic.com.br

Estava numa dessas conversas com minha filha caçula que tem sete anos e então perguntei a ela: Filha o que é futuro? Ela me respondeu: “é um lugar grande, com muito espaço pai!”. Achei fascinante a percepção dela sobre o que seria o futuro e imediatamente me veio várias analogias. Uma delas me inspirou o texto de hoje!

Não são poucos os estragos sociais, financeiros, emocionais, físicos que sofremos e fazemos sofrer ao longo de nossa vida tentando acertar nas escolhas, fazer o melhor que nossas habilidades permitem realizar; tentando galgar posições cada vez mais honrosas, ganhar mais dinheiro para poder aumentar nossa qualidade de vida, enfim, poder dar mais conforto a nós mesmos e aos nossos entes queridos.

Seríamos muito mais respeitados se não buscássemos o respeito e a consideração a qualquer preço, metendo os pés pelas mãos. Colocando o carro na frente dos bois. Cada coisa acontece e vem a seu tempo. E o tempo é um credor apegado e incompassivo, pois nos cobra tudo que fazemos sem ele. Querer tudo para ontem é um jeito terrível de se viver! Carl Marx dizia que o trabalhador tem muito mais necessidade de respeito do que de pão.

Quando paramos e olhamos para trás, vemos um rastro de coisas fora do lugar, de destruição, tal qual o fim de uma festa ou o fim de um tornado. &eacu te; tanta coisa espalhada que chega a comprometer a visão de futuro, minando as esperanças, efetivando o desânimo, comprometendo o orgulho próprio e a autoconfiança. Daí nasce o medo que corrompe a coragem e a manipula sordidamente.

O hoje não é o nosso destino, o ponto de chegada, mas apenas um ponto de passagem para o futuro, portanto não se deve ficar muito tempo aí, parado(a), vislumbrando as vitórias e derrotas do passado...

Era exatamente nisto que eu estava pensando quando minha filha me disse que o futuro é um lugar grande, com muito espaço! E realmente é. Se você tivesse um grande espaço ao seu dispor, o que construiria nele? E agora? Sabendo que seu futuro é um lugar muito espaçoso, o que quer construir nele? Como você se vê nele?

Não importa o quão bagunçado e trágico f oi o passado, se é que por acaso foi. O que aconteceu não está por acontecer mais. águas passadas não movem moinho! Não adianta chorar o leite derramado, porque não há nada mais para se fazer em relação ao que passou. Não dá para ficar colando caquinhos e permanecer de luto a vida toda. Isto é bem verdade! Levanta, sacode a poeira e vai! Tenha fé! Segure a mão de Deus e vá!

Estou certo de que não quero levar para o meu futuro, os entulhos do passado. Quero tudo novo! Organizado, bem alinhado, bem ajustado. Um lugar simples, aconchegante, terno e muito, mas muito humanizado onde eu possa sorrir e fazer sorrir as pessoas que amo e estou aprendendo amar.

A ordem do dia é olhar para o futuro. Este lugar intacto, virgem, não explorado, novinho em folha, pronto para ser construído do jeito que se quer, pois o lugar &eacut e; grande e há muito espaço para tudo e para todos!

O passado inglório não pode ofuscar a glória do futuro de ninguém, porque ninguém é, nem continuará sendo quem já foi um dia. Cada pessoa é o que se fizer ser e o futuro é o espaço onde estas construções irão se confirmar!

O que se aprende no passado se aplica no futuro, desde o mais imediato (aqui e agora) até o mais remoto (anos à frente). Aqui ou lá, agora ou depois, o futuro é este grande espaço onde está a nossa prosperidade, onde os nossos acertos aparecerão, onde nossos amigos nos chamarão de irmãos e nossa felicidade não terá fim!

Não se pode construir um futuro apenas acreditando que ele será fantástico. é preciso pensar nisto e fazer algo para que isto aconteça . Muitas pessoas ficam esperando alguém ou o Governo construir este futuro por elas, mas ninguém irá fazer o seu futuro, a não ser você mesmo(a). Portanto, mãos à obra!

Encerro esta reflexão parafraseando Victor Hugo: O futuro tem muitos nomes. Para os cansados e acomodados é o inalcançável. Para os receosos apenas algo desconhecido. Para os que sonham e acreditam que podem vencer, o futuro é a oportunidade que se espera.

Abraços,

Prof. Chafic
Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
Site: www.chafic.com.br
E-mail: secretaria@chafic.com .br
MSN: cursoschafic@hotmail.com
Skype: Chafic_Jbeili
Brasília-DF | Brasil

0 comentários: