A etiqueta do chapéu, boné e tudo que tem abas

quinta-feira, 12 de março de 2009

E você crente que não tinha que se preocupar com nada. Era só escolher o modelo, colocar na cabeça e pronto. Assunto resolvido.



Mas as coisas não são bem assim.
Se você decidir usar quaquer tipo de chápéu, bone ou tudo mais que tenha abas, saiba pelo menos que há (ou havia) regras de etiqueta a saber. Quais? Eu digo:


Ao passar por uma dama (mulher, gata, minha e até piriguete), é hábito de um cavalheiro(homem, irmão, mano, brow) enchapelado (de chapéu, boné etc), dar uma tiradinha do chapéu da cabeça bem rápida, ou simplesmente dar uma tirada do chapéu da testa, dando uma levantadinha na aba.


Se parar para conversar com ela, então, o chapéu deve ser retirado da cabeça. Se por acaso a conversa passar a ser do tipo “andada”, ou seja, vocês continuam a conversa andando, aí pode voltar a colocar o chapéu na cabeça.


Quando dentro de restaurantes, salas, escritórios, escolas, casas/apês, ele é sempre retirado, exceto nos locais com aparência de rua, percebidos como públicos como lobbies de hotel ou shopping, por exemplo, corredores, ou elevadores lotados (desde que não residenciais). Por que? Porque tudo que tem abas serve para proteger do sol, logo devem ser usados em locais abertos (ou que imitem estes).


Em elevadores públicos, pode até se manter o chapéu na cabeça, mas se tiver uma mulher no local, na dúvida, melhor tirar. Só se volta a colocá-lo no corredor. Num elevador residencial ou de hotel é de bom tom retirar o chapéu da cabeça. Principalmente na presença de uma mulher.



Ao ar livre, nas ruas, na praia, no carro conversível e por aí se vai, ele é bem-vindo.
Mas quando toca o hino do país, se estiver num funeral, num casamento ao ar livre, numa cerimônia de passagem de bandeiras, tirando fotos ou fazendo alguma dedicatória. Enfim, ao ar livre no meio de algo solene, uma cerimônia destas, retire o chapéu ou boné.


E quando retirar o chapéu da cabeça e segurá-lo na mão, a parte de dentro nunca fica à mostra, só a externa. Na maioria das igrejas, inclusive católicas, o uso do chapéu por homens não é bem-vindo, ele é até desrespeitoso.


À mesa, em qualquer lugar, o correto é nunca usar chapéu, boné, touca, gorro, boina, ou seja, à mesa nada na cabeça. A não ser que se esteja almoçando num local aberto sob sol escaldante. Aí, pode ser. Ou então, como protesto se o restaurante não tiver lugar para deixá-lo…


Se quiserem saber qual seria a minha regra moderna, mas não muito, para estes usuários de boné principalmen… Recomendaria que se retirasse ao falar com uma mulher, ao entrar nos lugares mencionados acima como restaurantes, trabalho, escola, igrejas, elevadores (a não ser os lotados), casas, escritórios e tal, a não ser que fosse uma balada descolada e/ou casual onde o chapéu faz parte do estilo (tipo, hoje quero dar uma de Justin), aí, neste caso, eu não veria problema algum, mesmo porque o chapéu-balada está em alta.



Não usaria, no entanto, no cinema ou no teatro para não atrapalhar a visão de quem está atrás. Por etiqueta? Não, por puro respeito e consideração com quem vai se sentar atrás de você.


Agora, tem muita gente que acha desnecessário estas regrinhas. Eu não acho de todo, não. Agora, se você já for um usuário de carteirinha de chapéus ou um daqueles senhores super elegantes de plantão, pode seguir à risca as regrinhas. Mesmo porque, elas são o charme.


E uma última: estas são as regrinhas de etiqueta para o uso do chapéu para os homens e não para as mulheres, entendido? Pra elas as regras são outras…


Fonte: http://homensmodernos.wordpress.com/2008/09/18/a-etiqueta-do-chapeu/
Adaptado livremente por Franco Moraes, Educador Profissional da Escola da Família.

0 comentários: