Convite

domingo, 30 de agosto de 2009

Exposição em São Paulo desvenda o cérebro humano

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jogo que faz visitante virar médico de pacientes com tumores está entre as atrações
Entender o complexo funcionamento do cérebro humano é o principal objetivo da exposição Cérebro - O Mundo Dentro da Sua Cabeça, que será inaugurada nesta sexta-feira (7), no parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura de São Paulo em parceria com as organizações internacionais National Institutes of Health, The Society for Neuroscience e The Dana Alliance for Brain Initiatives.

A exposição aborda todas as questões que envolvem o cérebro humano, desde o funcionamento dos neurônios até a produção dos sonhos e o desenvolvimento da linguagem. Entre as atrações do evento estão: aprender o que causa doenças como o Mal de Alzheimer, esquizofrenia e depressão; fazer as vezes de médico num game que permite identificar tumores cerebrais em três pacientes com a vida em jogo e até brincar numa máquina que explica como funcionam os reflexos do corpo humano, entre outras atividades.

Informações
Exposição: Cérebro - O Mundo Dentro da Sua Cabeça Período: de 07/08 à 26/10
Entrada: os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia entrada) e são vendidos no local (das 8h30 às 20h) ou pelo ingresso rápido pelo telefone (11) 4003-1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br e na livraria FNAC Paulista.

Síndrome de Burnout em Professores

Vídeo do Prof. Chafic Jbeili - psicanalista e psicopedagogo alcança 17.595 exibições na rede e é o mais visto no youtube!

Assista, vote e indique este vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=THodmREGhT0

Conto com sua divulgação deste importante material de combate e prevenção da Síndrome de Burnout em Professores, lembrando que o SimproRJ - Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro - lançou e está distribuindo a cartilha de minha autoria para os professores daquela capital!

Abraços,




Prof. Chafic Jbeili

Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648

e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br

Brasília-DF | Brasil

Psicomotricidade e o exame motor na criança.

Profª Dra Cleomar Landim de Oliveira**

A maioria das crianças nos é encaminhada porque, em certas circunstâncias de sua vida, elas se encontram frente a fracassos psicomotores diversos, da disgrafia, até a gagueira passando por todas as espécies de inibições, as inépcias possíveis, globais ou específicas, seja em casa ou na escola (em classe), e em público.

Estas crianças se sentem inferiorizadas constante ou ocasionalmente e sentem-se, por isso bloqueadas. Inversamente, nós nos encontramos frente a crianças inibidas com poucos transtornos motores, mas que retraídos e que, com meios por vezes intactos, comporta-se como dispráxicos chegando a reações catastróficas. é c laro que sua reeducação será diferente da que se dispensará aos atrasados motores e é a razão pela qual nós nos preocupamos, em nosso exame, com o controle motor e emocional. O mais freqüente é conseqüentemente, reações emocionais associadas.

O fracasso possui múltiplas causas, dificuldade puramente motora, reações de ordem emocional, intrinsecamente destes dois fatores, falta de atenção, falta de espírito de competição, oposição. Há um esboço de vitória que não pode ser mantido por causa de um cansaço rápido, ou, ao contrário, houve, de início um fracasso que se transformou em vitória logo que as reações emotivas, a inibição ou a impulsividade poderão ser superadas?

Nós não podemos nos satisfaze r com provas laterais, pois, queremos julgar acima de tudo:
- como o sujeito se engaja no ato;
- que repercussões tal ato apresenta em seu psiquismo;
- como suas realizações motoras se modificam ou se comprometem por sua afetividade ou emotividade, para que se possam tirar conclusões que girão nossa reeducação.

Nossa finalidade não sendo de estabelecer, como se pode fazer com os testes de Ozeretzki, por exemplo, uma idade motora que comparamos em seguida com a idade real, nossas provas se encontram simplificadas; elas necessitam de pouco material e pouco espaço, ainda que sua interpretação exija uma experiência confirmada.

*Texto extraído do artigo de mesmo título, cuja autoria é da Profª Dra Cleomar Landim de Oliveira< font size="3">.

**Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa úrsula (1976), graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1994) e mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e mestrado em Psicomotricidade (Paris - ISRP - OIPR) em processo de validação pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC - São Paulo e doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Christus - CTEC. (desde 1998).

Serviço:
Profª Dra Cleomar Landim de Oliveira é psicóloga renomada e recomendada pelo Prof. Chafic Jbeili e Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal - ABMP-DF:

Espelho...

Poema de Ruth Camargo
Publicado no Recanto das Letras em 31/07/2009.

Quem é esta que me olha
Com olhar curioso
Tentando descobrir quem realmente sou?

Olhar aceso pela luz da imaginação
Observando e querendo adivinhar o por quê dos sentimentos,
dos pensamentos, das reações.
Misteriosa, feliz, sedutora, sonhadora
Imaginado a força que transmite a cada gesto, a cada atitude.

Sofrendo desilusões por querer acertar sempre...
Porque acha que em algum lugar, exista alguém como você
Que não manipula, que dialoga, que compreende,
que ama e perdoa sempre...

Ah, me diz de onde vens, pra saber talvez
A influência que a faz ser assim...
Doce criatura, amiga e risonha
Inquieta e ansiosa, sofredora, que luta, que se magoa
Que se levanta a cada tombo. Sempre mais forte,
Mais verdadeira e mais experiente.

Está feliz? Vive intensamente?
Pois vejo uma ponta de tristeza em seu olhar
Como se me quisesse dizer algo.
Não sofras, te peço...sofrerei também.
Correrei em busca do que almejas
Porque o teu querer é o meu viver.

Faria tanto pra você deixar de pensar
em outras pessoas e lhe dar
o seu devido valor, em primeiro lugar.
Gostaria de saber tanta coisa...
Mas somente uma pergunta:

Quem é você??

ProfRuth
Publicado no Recanto das Letras em 31/07/2009
Código do texto: T1730347

Apenas para refletir...

Foque naquilo que poderá realizar amanhã. Bom ou ruim, o que passou, passou. O amanhã é uma nova página em sua vida. O que você vai querer escrever nela?

Abraços,

Chafic

Prof. Chafic Jbeili

Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648

e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br
Brasília-DF | Brasil

Apenas para refletir...

"O olhar psicopedagógico e a atuação do psicopedagogo clínico e institucional têm particularidades que respaldam sua razão de existir" (Prof. Chafic).

Parece óbvio, e realmente é!

Abraços!

C
hafic.com.br

Prof. Chafic Jbeili

Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648

e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br

Brasília-DF | Brasil

Entre o mais fácil e o mais correto.

Prof. Chafic Jbeili - www.chafic.com.br

Quantas vezes somos desafiados (ou será tentados?!) a escolher entre aquilo que pode ser mais fácil e aquilo que é o mais correto a se fazer, não é mesmo?

A missão principal do cérebro é poupar energia. Realizar o mínimo possível de atividade e estrategicamente evitar o desgaste físico e mental. Daí a lei do menor esforço e, por conseguinte, a tendência em optar fazer sempre aquilo que parece ser mais fácil, pois o que é mais correto dá a impressão que é sempre mais trabalhoso, mas não é verdade!

Dias destes um caminhão chocou com um ônibus em uma das principais rodovias de acesso ao Plano Piloto, em Brasília-DF. Na ocasião eu estava presente no trânsito que acumulou quilômetros de congestionamento.

O Detran desviou o tráfego de uma via com quatro faixas para uma rua paralela com apenas duas pistas estreitas. Foi quando observei vários motoristas cortando pela contramão a longa fila de carros, operando o famoso jeitinho, indevidamente dito brasileiro.

Interessante que os espertalhões conduziam veículos de todos os tipos: dos mais simples aos bem luxuosos, demonstrando que educação moral e ética não tem qualquer vínculo com condição sócio-financeira. Sabemos disto, mas nestas horas fica mais evidente a questão.

Cortar a fila pela contramão era o mais fácil a se fazer naquele momento para driblar o tremendo congestionamento. Contudo, o mais correto era cada qual permanecer em seu lugar, aguardando pacientemente sua vez para sair daquele bololô automobilístico, resguardando assim o direito da coletividade sobre o direito do indivíduo.

Cortar fila, transferir responsabilidades, apontar culpados, falar mal da vida alheia, colocar lenha na fogueira, deixar o circo pegar fogo para ver quem irá apagá-lo, receber silenciosamente um troco a mais, colar na prova, ofender, dar conselhos sem lastro, mandar fazer sem oferecer condições para tal, exigir além daquilo que o outro dá conta realizar, falar mais do que o necessário e calar-se quando é imprescindível manifestar-se, tudo isto é naturalmente mais fácil do que mais correto. No mínimo antiético e mal educado.

Quando se faz o que é mais correto, além de mais econômico em termos gerais é também motivo de orgulho próprio, fortalecendo um dos sete pilares da auto-estima e melhorando a pessoa em sua condição humana. De outro modo, quando se faz sempre o que é mais fácil, tentando levar vantagem em tudo, mais cedo ou mais tarde baterá um sentimento de incompetência e empobrecerá a pessoa em sua auto-imagem e em seu conceito perante familiares, amigos e colegas de trabalho.

Fazer o aparentemente mais fácil, no final das contas, é bem mais desgastante, improdutivo e oneroso do que fazer o que é mais correto. O retrabalho consome dinheiro, tempo e energia. Em um primeiro momento o mais fácil pode até economizar tempo e energia, mas depois compromete o indivíduo em vários sentidos.

Escolher fazer o mais correto é sempre a melhor opção, pois nunca haverá qualquer recompensa digna de honra quando direitos alheios são violados. Esta é uma boa orientação para distinguir o mais correto daquilo que é mais fácil. Se uma ação pode violar um direito alheito, então esta ação estará mais para aquilo que é fácil do que para aquilo que é mais correto.

Portanto, quando algum dilema surge na mente ou coração de uma pessoa, esta deve decidir-se pelo mais correto, preservando sempre o direito do outro. Acredito que esta pessoa não se arrependerá de sua escolha e seu galardão será muito maior perante os homens e perante a si mesma.

Abraços,

Prof. Chafic
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br
Brasília-DF | Brasil

Trabalho aprova regulamentação para psicopedagogo

Aconteceu - 30/12/2008 16h10
Laycer Tomaz

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no último dia 17, o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade profissional do psicopedagogo. Pela proposta, a profissão poderá ser exercida pelo portador de diploma de graduação em Psicopedagogia, pelo diplomado em Psicologia ou Pedagogia e pelo licenciado que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia. A especialização deverá ter duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade.

A comissão também aprovou duas emendas apresentadas pela relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE). Uma das emendas autoriza o Executivo a criar um órgão fiscalizador do exercício da profissão. "Deve ser lembrado que os dispositivos relacionados a infrações e penas somente são eficazes se houver esse órgão responsável", disse a relatora.

A outra emenda estabelece o dever de sigilo profissional, ou seja, o psicopedagogo deverá manter sigilo sobre os fatos de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua atividade. Ele poderá compartilhar essas informações com outros profissionais envolvidos no atendimento do cliente, desde que também sujeitos a sigilo profissional. O desrespeito a essas normas configura infração disciplinar grave.

A relatora informou que a inclusão do sigil o profissional foi uma sugestão de representantes da própria categoria.

Atribuições
Entre as atribuições do psicopedagogo estão a intervenção para a solução dos problemas de aprendizagem; a utilização de métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem; e o apoio psicopedagógico aos trabalhos realizados nos espaços institucionais.

Pelo projeto, o portador de diploma superior de outra especialidade que já estiver exercendo ou tiver exercido atividades profissionais de Psicopedagogia, em entidade pública ou privada, terá preservado o direito a esse exercício profissional.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

íntegra da proposta:
- PL-3512/2008

Ações Preventivas na Escola (APE) - Jovens e Aids

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Eu preciso fazer o teste de HIV? Clique aqui, veja e responda o questionário. Ele é pessoal, você responde sobre sua vida sexual e descobre se você tem ou não um comportamento de risco.

Para visualizar é necessário ter o Acrobat Reader. Se você não possuir, clique aqui para instalar.

Este ação é realizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, pelo programa Saúde e Prevenção nas Escolas, pela Unesco, Unicef e UNFPA, com o apoio da MTV.

APE são ações coordenadas passadas aos monitores do PEF, no nosso caso a Léia Pinheiro, que são repassadas para a unidade escolar e, posteriormente, trabalhada conforme os recursos de cada escola.

Vulnerabilidade

"Não é o sujeito aprendente mais vulnerável do que o sujeito ensinante. São situações diferentes balisadas pelas experiências e desejos individuais. Ambos encontram o equilíbrio e sucesso da relação ensino-aprendizagem no apoio mútuo e afetividade que estão dispostos a oferecer um ao outro."
(Prof. Chafic Jbeili)

Dicas para a escolha da universidade a ser cursada!

sábado, 22 de agosto de 2009

Uma das principais dicas para escolher o melhor curso e a melhor universidade é pesquisar. O JN ajuda você nessa pesquisa.

Para ver a lista completa do ranking das universidades públicas e particulares do país, clique aqui.

Para ver como funciona o programa do governo de incentivo à universidade, com concessão de bolsas de estudos integrais e parciais, verifique aqui.

E para entender como funciona o programa de financiamento à graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação, entre aqui.

Fonte: Jornal Nacional
Link: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1277060-10406,00-VEJA+AQUI+DICAS+PARA+A+ECOLHA+DA+UNIVERSIDADE+A+SER+CURSADA.html

Cuidados escolher a profissão e a universidade

Quem puder deve visitar as instalações, conhecer professores, alunos, ex-alunos. O ideal é pesquisar sobre o curso e a universidade desejados e conversar com quem já passou pela experiência.

Escolher a profissão e a melhor universidade são decisões difíceis. Alguns cuidados podem ajudar nessa hora.

Quem está no cursinho pré-vestibular geralmente já sabe o que quer. "Engenharia mecatrônica", disse um estudante. "Medicina", arrisca outro. "Direito", diz um terceiro.

Mas entre aqueles que ainda estão terminando o Ensino Médio. “Administração, Relações Internacionais. Muitas dúvidas. Contabilidade, Direito, Medicina”.

Além de se aplicar nas matérias do Ensino Médio ou do pré-vestibular, estes jovens ainda precisam arrumar tempo para estudar o que é um curso superior. O que realmente importa numa faculdade, ou universidade. Até pra poder escolher bem onde vão passar os próximos anos de vida.

"É muita pressão, tem de decidir agora", diz um estudante. "Escolher direito. Decisão pro resto da vida", conta outro.

Nesta feira, à disposição de alunos e professores, informações sobre boa parte da geografia universitária brasileira. Instituições públicas, privadas, militares.

“Estudar todos os detalhes, ver direitinho. Ver site na internet, qualificação dos professores”. “Uma dica: pesquisar bastante”, disse uma mulher.

Quem puder, deve visitar pessoalmente as instalações, conhecer professores, alunos, ex-alunos. E um coordenador de cursinho dá mais algumas dicas básicas: checar qual o número de concorrentes por vaga. E desconfiar de certas práticas para atrair candidatos.

“Não é bom sinal, não cheira bem dar brinde pra quem prestar vestibular", diz um coordenador de cursinho, Alberto Francisco do Nascimento.

Fonte: Jornal Nacional
Link: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1277114-10406,00-VEJA+CUIDADOS+ESCOLHER+A+PROFISSAO+E+A+UNIVERSIDADE.html

Justiça aceita gravações, fotos e e-mails como provas em processos trabalhistas

Lei que passou a valer neste mês autoriza cópia simples como prova.
Segundo juízes e advogados, prova mais eficaz é a testemunhal.


Mariana Oliveira Do G1, em São Paulo

A Justiça aceita como prova em processos trabalhistas quaisquer tipos de documentos, recibos, gravações, fotos e e-mails desde que as informações tenham sido obtidas de forma lícita, segundo juízes e advogados ouvidos pelo G1.

São consideradas provas lícitas aquelas que não foram roubadas ou obtidas de forma irregular, como gravações clandestinas. Isso significa, por exemplo, que um grampo ilegal no telefone do chefe não pode ser juntado aos autos.

No entanto, um entendimento do Supremo Tribunal Federal permite gravações da própria conversa mesmo que o interlocutor não tenha conhecimento. Ou seja, o trabalhador pode colocar um gravador no próprio telefone ou uma câmera escondida em sua estação de trabalho e tornar isso parte do processo.

Atualmente, são quase 200 mil processos em andamento somente no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os tipos mais comuns de ações se referem a pedido de pagamento de hora extra, reconhecimento de vínculo empregatício, equiparação salarial, dano moral, rescisão indireta do contato e indenização por acidente de trabalho.

Testemunhas

Na avaliação de magistrados e advogados trabalhistas ouvidos pelo G1, embora muitas sejam as provas a serem utilizadas em processos, as testemunhas são decisivas nas ações trabalhistas, seja para um lado ou para outro.

O advogado trabalhista Eli Alves da Silva, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, destaca que gravações e e-mails, embora aceitas, não são "provas cabais", mas podem se tornar "robustas" após uma testemunha confirmar sua veracidade.

"Algumas provas não podem ser cegamente aceitas como se fossem definitivas porque há possibilidade de manipulação. Pode ter alguém de má fé que deixe senha de acesso com colega que possa mandar mensagem para quem quer que seja fora do horário de trabalho, por exemplo", avaliou Silva.

Para o advogado, as testemunhas, que podem legitimar outras provas, devem ser cuidadosamente escolhidas, para não serem questionadas pela parte contrária no processo.

"Se a parte souber que são, por exemplo, amigos fora do trabalho, que foi ao casamento, almoça junto no fim de semana. Se alguém está sabendo disso, pode ser testemunha para a contradita (questionamento do depoimento da testemunha)", explica Silva.

O juiz paulista Marcos Fava, que atua no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, São Paulo, diz, porém, que os juízes sempre ponderam o grau de amizade entre a parte e a testemunha.

"Amizade é ser padrinho de casamento, de batismo do filho. Mas a testemunha pode ser amiga do trabalho. Uma balada de vez em quando, ir no churrasco da firma, isso não é ser amigo íntimo", avalia Fava.

Como juntar provas

Marcos Fava, do TRT-SP, afirma que os trabalhadores devem "colecionar" no decorrer do trabalho documentos que possam ser úteis futuramente.

"A lei não tem limitação. Em tese, tudo pode ser admitido como prova, desde que obtido de forma lícita. Tudo o que puder colecionar, desde recibo de estacionamento na visita ao cliente, para ficar menor inferiorizado no processo, é válido. Porque geralmente, só quem tem todos os documentos é o empregador."

O juiz trabalhista Gilber Santos Lima, da 2ª Vara de Vitória (BA) e também vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região, na Bahia, completa que provas obtidas sob coação, tortura ou grampo telefônico são desclassificadas. "O que não se admite são as provas ilícitas, todas as outras sim."

O presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Luiz Salvador, pondera que cada juiz tem uma posição sobre que provas considera lícitas. "No direito, nunca dá para dizer se é preto ou branco.
Tem juiz que acha que é preto, tem juiz que acha que é branco."

Caso real

Um funcionário de uma multinacional, que preferiu não se identificar porque seu processo está em andamento, contou ao G1 que guardou e-mails que comprovam horário de entrada e saída e documentos que teve de assinar para processar a atuar empresa e pedir rescisão indireta do contrato de trabalho, quando +QUANDO+MESMO+PEDINDO+DEMISSAO+EMPREGADO+PODE+RECEBER+VERBA+RESCISORIA.h
+QUANDO+MESMO+PEDINDO+DEMISSAO+EMPREGADO+PODE+RECEBER+VERBA+tml>
o empregado pede o fim do contrato e recebe todos os direitos dos demitidos sem justa causa.

Ele pede pagamento de hora extra, por ter trabalhado nas férias, e benefícios que outros colegas na mesma função tinham e ele não, como um carro para uso profissional e pessoal que após três anos de uso os funcionários podiam adquirir com desconto.

"Fui juntando as coisas ao longo do tempo, quando percebi que eles estavam agindo errado. Antes de entrar com o processo, tentei conversar com superiores, mas as respostas não foram satisfatórias."

O funcionário pede ainda danos morais por ter participado de ação considerada por ele como vexatória. Na empresa, os empregados são obrigados a cantar e rebolar. Quem não participa da "brincadeira", faz isso sozinho, na frente dos demais. Ele disse apresentará como testemunhas dois ex-funcionários da empresa.

O juiz Marcos Fava, do TRT de São Paulo, contou ao G1 que julgou um caso em que uma demonstradora de produtos em supermercados conseguiu gravar pelo celular um episódio de assédio sexual de seu superior imediato. A mulher processou a empresa, que no fim, em razão da gravação, admitiu comportamento inadequado do supervisor e fez um acordo.

Ação coletiva

Presidente da Abrat, Luiz Salvador aconselha que, no caso de irregularidades cometidas pela empresa contra vários trabalhadores, o caminho é procurar o Ministério Público do Trabalho, para uma ação coletiva.

"O procurador pode propor um inquérito e tem condição de pedir quebra de sigilo e requisitar documentos."

Dificuldades futuras

O advogado e conselheiro da OAB, Eli Alves da Silva, considera que os trabalhadores não devem temer que ao processar uma empresa possam não mais conseguir trabalho.

"O direto de ação é previsto constitucionalmente. Não está fazendo nada de ilícito e mostra determinação em buscar uma reparação."

O advogado aconselha que se, em processo seletivo, o candidato for questionado sobre se move ação contra ex-empresa, deve dizer a verdade.

"O mais importante é a transparência e a verdade. Se questionada sobre isso, deve expor, e fundamentar as razões. Porque se alguém descobrir em momento posterior, o trabalhador pode passar por mentiroso."

Novo Enem vai possibilitar que estudantes obtenham certificação no ensino médio

Enem 2009 também será oportunidade para certificação no ensino médio O Novo Enem, reformulado neste ano, agregou novas funcionalidades. Além de ser usado nos processos seletivos de instituições de ensino superior e servir como critério de distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Novo Enem vai possibilitar que estudantes obtenham certificação no ensino médio. Para isso, o interessado em se certificar neste nível de ensino deve se inscrever e realizar a prova exatamente como os demais, para que depois, munido de seu boletim individual de desempenho, busque os caminhos formais para a certificação. A idade mínima para pleitear certificação por meio da prova do Enem é 18 anos.
Enem 2009 será a única oportunidade do ano para certificação no ensino médio?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) oferecia como prova para certificação, até o ano passado, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Este exame deixará de existir para o ensino médio, sendo oferecido neste ano apenas para o ensino fundamental.

FONTE: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_20.htm

Empresas trocam os trainees por estagiários.

Algumas empresas substituíram o programa de trainee pelo estágio. Em vez de realizar um processo seletivo para recém-formados e contratá-los para assumir cargos de gestão, essas companhias preferem elevar as exigências na admissão de estagiários e desenvolver o profissional enquanto ainda estuda. Com isso, reduzem os custos dos programas e pretendem aumentar o nível de retenção dos candidatos.

Na consultoria de recursos humanos Perfil de Talentos, a procura por estruturação de programas de trainee caiu 60% nos últimos dois anos. "Com a crise, essa queda foi acentuada, porque o número de vagas nas empresas diminuiu", diz Afonso de Moura, diretor executivo da consultoria.

Para o diretor da Agência Brasileira de Estágio, Fernando Linschoten, que trabalha na estruturação de programas de trainee, estágio e capacitação profissional, a procura por trainees tem caído depois de ter "virado moda". "O trainee envolve custos maiores que os do estágio, porque os candidatos são contratados formalmente, diferentemente dos estágios."

As empresas que adotaram o estágio estruturado justificam a escolha com base na baixa taxa de retenção dos programas de trainees. "Os estagiários passam mais tempo conhecendo os valores e princípios da organização, e assumem cedo um papel de liderança", diz Rose Yonamine, gerente de recursos humanos da fabricante de alumínio Alcoa, que desde 2006 suspendeu por tempo indeterminado o programa de trainee.

A Construtora Andrade Gutierrez decidiu encerrar o programa de trainee no fim do ano passado, após perceber que havia uma baixa retenção dos profissionais formados pelo programa. Dos 195 trainees admitidos entre 2004 e 2008 no programa, 23% saíram da empresa, ou por outras propostas ou por falta de adaptação.

"Se a gente admite um estagiário no quarto ano, ou no último ano da faculdade, conseguimos mostrar a cultura da empresa", diz Lúcia Menezes, diretora de desenvolvimento de pessoas da construtora. O custo também foi um fator importante. Na Andrade Gutierrez, um trainee custa R$ 80 mil por ano, enquanto um estagiário tem um custo de R$ 15 mil. "Conseguimos com isso dar a mesma carga de treinamento a um custo menor."

Outra vantagem apontada pelas empresas é a possibilidade de ter acesso aos jovens talentos mais cedo, antes de concorrer com os programas de trainees. "Quando eu busco um estagiário estou me antecipando. Consigo, de uma certa forma, ter uma vantagem competitiva", diz Antonia Magnusson, gerente de RH da Pirelli, fabricante de pneus que suspendeu os programas de trainees há oito anos.

Na fabricante de produtos químicos Rhodia, o programa de trainee existe, mas é direcionado apenas para os estagiários da empresa. "O estágio permite que a gente conheça o candidato no dia a dia", diz Sueli Campos, gerente de RH da Rhodia.

Na fabricante de eletroeletrônicos Siemens, o estágio na empresa também é pré-requisito para a participação no programa de trainee. "Muita gente que procura um trainee no mercado acaba trabalhando com ele como se fosse um estagiário. Preferimos potencializar o estágio", diz Sylmara Requena, diretora de RH da empresa.

*Fonte: *O Estado de São Paulo, por Paulo Justus, 20/08/2009

Cargos iguais, salários iguais?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

por Renato Fazzolari

É justo que cargos iguais ganhem salários iguais? Eu acho que sim!
O difícil está em saber quais os cargos que são iguais.

Normalmente considera-se um cargo igual ao outro, quando o nome do cargo é o mesmo. Mas isso significa que o cargo seja igual?
Vamos analisar:

Suponhamos que existam três cargos com o mesmo titulo, porém, os ocupantes desses cargos, apesar de terem as mesmas atribuições, exercem suas atividades com desempenhos diferentes, de maneira que o funcionário A é considerado excelente, o B é razoável e o C é sofrível.

Em termos práticos, digamos que você, você mesmo, vai necessitar da execução de um trabalho que qualquer um dos três poderá realizar, por qual dos três você irá querer ser atendido? Pelo C que é sofrível, pelo B que é razoável, ou pelo A que é excelente?

É claro que seria pelo A que é excelente, e por sinal, assim vai acontecer com todos que necessitarem de atendimento desses profissionais, inclusive o próprio chefe também saberá fazer essa diferenciação.

Aí eu pergunto, mas esses cargos são realmente iguais? E é justo ganharem salários iguais?

Apesar do exemplo parecer muito radical, na prática isso é muito mais comum acontecer nas empresas do que se possa imaginar.

Os cargos são formalizados por atividades e responsabilidades que estão contidas nas Descrições de Cargos, mas o que define a importância real do cargo é quem o ocupa e como desempenha essa função.

Cada cargo representa um custo x benefício, e é muito importante que as empresas prestem atenção nesta realidade, pois, não é pagando mais para um funcionário mais fraco, que o fará ser melhor e mais motivado, porém, se pagar igual ou inferior a este para um funcionário mais eficiente, com certeza, esse sim ficará desmotivado e com muita probabilidade decairá em seu desempenho.

O equilíbrio de cargos e salários é vital para uma saudável política de Recursos Humanos. Mas o grande desafio é saber a diferenciação entre os cargos e o desempenho de seus ocupantes, e se na prática realmente existe equilíbrio, ou se este só é existente no papel.

Fonte: ”Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga, abordando temas variados e relevantes, procurando despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia

“O PROFISSIONAL QUE A USINA NECESSITA; A USINA QUE O PROFISSIONAL PROCURA.”
MAIOR CADASTRO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NO SEGMENTO SUCROALCOOLEIRO DO BRASIL

Renato Fazzolari
Diretor
(19) 3203-4660
(19) 3203-3132
www.agrho.com.br
renato@agrho.com.br

O tamanho do futuro!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Prof. Chafic Jbeili - www.chafic.com.br

Estava numa dessas conversas com minha filha caçula que tem sete anos e então perguntei a ela: Filha o que é futuro? Ela me respondeu: “é um lugar grande, com muito espaço pai!”. Achei fascinante a percepção dela sobre o que seria o futuro e imediatamente me veio várias analogias. Uma delas me inspirou o texto de hoje!

Não são poucos os estragos sociais, financeiros, emocionais, físicos que sofremos e fazemos sofrer ao longo de nossa vida tentando acertar nas escolhas, fazer o melhor que nossas habilidades permitem realizar; tentando galgar posições cada vez mais honrosas, ganhar mais dinheiro para poder aumentar nossa qualidade de vida, enfim, poder dar mais conforto a nós mesmos e aos nossos entes queridos.

Seríamos muito mais respeitados se não buscássemos o respeito e a consideração a qualquer preço, metendo os pés pelas mãos. Colocando o carro na frente dos bois. Cada coisa acontece e vem a seu tempo. E o tempo é um credor apegado e incompassivo, pois nos cobra tudo que fazemos sem ele. Querer tudo para ontem é um jeito terrível de se viver! Carl Marx dizia que o trabalhador tem muito mais necessidade de respeito do que de pão.

Quando paramos e olhamos para trás, vemos um rastro de coisas fora do lugar, de destruição, tal qual o fim de uma festa ou o fim de um tornado. &eacu te; tanta coisa espalhada que chega a comprometer a visão de futuro, minando as esperanças, efetivando o desânimo, comprometendo o orgulho próprio e a autoconfiança. Daí nasce o medo que corrompe a coragem e a manipula sordidamente.

O hoje não é o nosso destino, o ponto de chegada, mas apenas um ponto de passagem para o futuro, portanto não se deve ficar muito tempo aí, parado(a), vislumbrando as vitórias e derrotas do passado...

Era exatamente nisto que eu estava pensando quando minha filha me disse que o futuro é um lugar grande, com muito espaço! E realmente é. Se você tivesse um grande espaço ao seu dispor, o que construiria nele? E agora? Sabendo que seu futuro é um lugar muito espaçoso, o que quer construir nele? Como você se vê nele?

Não importa o quão bagunçado e trágico f oi o passado, se é que por acaso foi. O que aconteceu não está por acontecer mais. águas passadas não movem moinho! Não adianta chorar o leite derramado, porque não há nada mais para se fazer em relação ao que passou. Não dá para ficar colando caquinhos e permanecer de luto a vida toda. Isto é bem verdade! Levanta, sacode a poeira e vai! Tenha fé! Segure a mão de Deus e vá!

Estou certo de que não quero levar para o meu futuro, os entulhos do passado. Quero tudo novo! Organizado, bem alinhado, bem ajustado. Um lugar simples, aconchegante, terno e muito, mas muito humanizado onde eu possa sorrir e fazer sorrir as pessoas que amo e estou aprendendo amar.

A ordem do dia é olhar para o futuro. Este lugar intacto, virgem, não explorado, novinho em folha, pronto para ser construído do jeito que se quer, pois o lugar &eacut e; grande e há muito espaço para tudo e para todos!

O passado inglório não pode ofuscar a glória do futuro de ninguém, porque ninguém é, nem continuará sendo quem já foi um dia. Cada pessoa é o que se fizer ser e o futuro é o espaço onde estas construções irão se confirmar!

O que se aprende no passado se aplica no futuro, desde o mais imediato (aqui e agora) até o mais remoto (anos à frente). Aqui ou lá, agora ou depois, o futuro é este grande espaço onde está a nossa prosperidade, onde os nossos acertos aparecerão, onde nossos amigos nos chamarão de irmãos e nossa felicidade não terá fim!

Não se pode construir um futuro apenas acreditando que ele será fantástico. é preciso pensar nisto e fazer algo para que isto aconteça . Muitas pessoas ficam esperando alguém ou o Governo construir este futuro por elas, mas ninguém irá fazer o seu futuro, a não ser você mesmo(a). Portanto, mãos à obra!

Encerro esta reflexão parafraseando Victor Hugo: O futuro tem muitos nomes. Para os cansados e acomodados é o inalcançável. Para os receosos apenas algo desconhecido. Para os que sonham e acreditam que podem vencer, o futuro é a oportunidade que se espera.

Abraços,

Prof. Chafic
Chafic Jbeili
Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648
Site: www.chafic.com.br
E-mail: secretaria@chafic.com .br
MSN: cursoschafic@hotmail.com
Skype: Chafic_Jbeili
Brasília-DF | Brasil

A salvo de si mesmo

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Prof. Chafic Jbeili – psicanalista e psicopedagogo

A história começa assim: Em 2007 recebi um telefonema no meio da tarde, por volta das 16hrs, aproximadamente. O tempo estava nublado, me lembro bem, e parecia eminente a chegada de um temporal daqueles. A cada 20 segundos escutava-se o estampido dos trovões, logo após o cintilante relampear dos raios. Um terrível espetáculo!

Não dava para escutar quase nada no celular. A ligação estava ruim. Mesmo assim uma voz de mulher, em tom desesperado pedia pelo amor de Deus para ser atendida, ainda naquela tarde.

Eu dizia a ela no telefone: “Não vem para cá agora não, pois o céu vai desabar...” eu queria ir para casa e também protegê-la da situação de risco: chuva, raios, possíveis inundações; mas ela insistiu muito e, então, aceitei receber a jovem que chegou duas horas e meia mais tarde.

Perguntei: “Em que posso ajudá-la? O que houve de tão urgente? Que situação te trouxe até aqui?”

Ela respondeu mais ou menos assim (que eu me recordo): “Estou inundada em dívidas; terminei um relacionamento de seis anos com meu namorado que tanto amo; briguei com meu pai, meu maior amigo; quebrei algumas coisas em casa, meu lugar de conforto; não sei mais o que faço, pois tenho destruído tudo o que sempre amei e sonhei para mim... Eu quis fazer o meu melhor e acabei estragando tudo”.

Enquanto ela falava me veio à mente uma frase de Freud: “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”. Mas ainda não era hora para dizer isto... Permaneci em escuta.

Ela tremia e, como medida emergencial, ofereci um copo com água. Fizemos um exercício de respiração (7.3.7) por alguns segundos. Depois reclinei a moça no sofá, pedi a ela que tirasse sua sandália. Com voz suave, tentei estabilizar sua ansiedade e nervosismo. Passado uns 20 minutos, aproximadamente, lá estava ela, com seu primeiro sorriso. Chegou uma fera e recobrou sua condição de bela. Se sentindo mais calma e em condições de conversar sobre o que houve, continuei a escuta compassiva por mais uma hora e depois por mais três sessões até que ela mesma se deu alta e nunca mais voltou ao meu escritório.

Adivinha Franco quem eu encontrei dois anos depois, tomando um sorvete no shopping? Exatamente! Ela mesma! Cumprimentou-me sorrindo, toda sem graça, parecendo querer dar uma satisfação do que houve e acabou dizendo que havia viajado para esfriar a cabeça, conheceu outro rapaz, brigou de novo, saiu da igreja, bateu o carro. Pegou um empréstimo para quitar as dívidas antigas e agora deve ao banco e ao comércio, tudo de novo, em dobro.

Ela estava acabada, desfalecida e pálida. Envelheceu cinco anos em apenas dois. Trazia no rosto uma olheira de fazer inveja a qualquer urso panda. Sussurrou que só dorme sob efeito de remédio. Depois de mais quinze minutos de uma melancólica verborragia desconexa, me despedi dela com uma espécie de confrontação.

Não havia tempo para eu pontuar e interpretar suas demandas, isto eu iria fazer no tempo e local adequado. Foi então que, confrontando-a, eu disse: “Fulana, eu estava preocupado em mantê-la à salvo da chuva, dos raios, dos credores, de seus algozes reais e imaginários, até que você tivesse condições de fazer isto por si mesma. Mas, na verdade, você precisa de algo ou alguém que ajude você a mantê-la à salvo de si mesma.

Perguntei: “De onde surgiu tanto descaso consigo mesma? Quando começou a se odiar tanto para fazer exatamente o contrário de tudo que sonhou e almejou para si? Porque judia tanto de ti?”. Ela apenas maneou a cabeça e balançou os ombros como quem diz em reflexivo silêncio: Sei lá!

Seguimos cada um o seu itinerário e espero que ela busque as respostas das perguntas que deixei no ar. Espero que ela consiga fechar a gestalt que abri propositadamente, pois somente quando ela encontrar aquelas respostas poderá dissipar as idéias inconscientes que a faz agir irresponsavelmente contra si mesma.

Não é fácil para qualquer pessoa controlar as demandas de seus ancestrais que, geneticamente, estão dentro de cada um. O sangue beduíno pede comportamento nômade. O sangue português e espanhol pede comportamento de desbravador. Os apelos genéticos, a influência do ambiente, as demandas inconscientes ao longo do desenvolvimento são fontes naturais e inesgotáveis de conflitos internos. Conflitos estes que podem se transformar em neuroses, quando não elaborados no tempo certo.

Toda pessoa precisa de um ego bem estruturado, razoavelmente maduro e consciente para poder mediar com destreza os conflitos advindos das clássicas neuroses: Ex.: Quem a pessoa é e quem ela gostaria de ser. O que a pessoa tem e o que ela gostaria de ter. Para você isto pode não representar nada, mas há pessoas que sucumbem quando entram em um ciclo de indagações aparentemente sem respostas, sem soluções imediatas.

Em verdade, não somos apenas o que pensamos ser, mas o que lembramos e o que esquecemos que somos. Somos os nossos enganos, os nossos erros e acertos. Somos as nossas palavras. Somos o pior e o melhor que pensamos ser. Somos tudo isto e somos também as ações que fazemos sem querer fazer.

Por estas e outras razões que a terapia se faz pertinente também no processo de autoproteção do indivíduo; onde o terapeuta faz o papel de ego auxiliar e assim desvela a sorrateira criança (id) que há dentro de cada um; ameniza o exagero no rigor da figura de autoridade interiorizada (Superego) e propicia espaço de crescimento, referências mais consistentes e, consequentemente, amadurecimento do ego, que em breve, muito em breve estará apto e em condições de manter a pessoa a salvo de si mesma. Naquele dia ela ainda não estava!

Quem nunca fez terapia, experimente! Quem já fez e abandonou, volte! Quem está fazendo, continue firme e mantenha-se a salvo de si mesmo até que receba alta!

Abraços,


Prof. Chafic Jbeili

Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648

e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br

Brasília-DF | Brasil

Grande fenômeno no céu!!!!

Vejam isso que legal, não podemos perder esse grande fenômeno no céu!!!!

“Vale a pena”

O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009. Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas -México.

Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala. Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009. Duas Luas no Céu!

No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o ceu, o planeta Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra. Não perca!!

Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287. Divulgue esta informação, pois quase ninguém terá a oportunidade de rever.
Fonte: mensagem recebida por email, Fonte duvidosa.

Reflita um instante

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Devemos viver uma vida digna de ser lembrada, pois no final da vida é isto que nos restará: lembranças daquilo que fomos e que fizemos a nós, aos outros e ao mundo.

Desde muito novo, sempre persegui um desafio: Ser lembrado com ternura e honra. Por isso tento viver meus dias da forma que eu gostaria que as pessoas lembrassem de mim: com ternura e honra.

Não sei bem se é assim que lembram de mim hoje, mas tenho me esforçado para que isto ocorra no futuro, apesar de minhas limitações e impedimentos, tenho primado por isto, acredito!

Certa vez, em uma reunião do Lions Club de Guarapari-ES, cujo presidente na época era o meu pai, fui especialmente apresentado ao palestrante convidado para o evento solene. O nome dele era Capanema. O homem era um intelectual e media pouco mais de 1,50 de altura. Eu sempre fui de baixa estatura e isto aos 8, 10 anos incomoda mais do que em qualquer outra idade. Daí meu pai me apresentar um "exemplo" de "baixinho": O Sr. Capanema!

Este senhor, impecavelmente vestido em um terno azul marinho, de óculos pretos, sapatos italiano e cabelos engomados me disse uma frase e em seguida a escreveu nas costas do cartão de visita que iria me dar: "Um homem não se mede pela sua estatura e sim pelos seus feitos". Desde então não mais me importei tanto com meu crescimento físico e desloquei minha catexia para o crescimento intelectual e, posteriormente, espiritual também.

O Sr. Capanema se despediu de mim dizendo mais: "Chafic, você não será lembrado pelo seu tamanho, mas por aquilo que tiver realizado. O que tens realizado é o que fará ser lembrado".

Meu encontro com o Sr. capanema não durou mais do que 5 minutos (sabe como é final de palestra, não?), mas aqueles 5 minutos foram durante anos, talvez, os mais fortes e mais memoráveis para mim. Lembro agora, 30 anos depois, como se o Sr. capanema estivesse bem na minha frente. é incrível a qualidade da memória com que me recordo daquele momento.

As pessoas quando se referem a um ente querido que se foi não diz: "ah, ele era tão baixinho...", mas dizem "Ah, ele era tão humano, tão generoso, tão bom..." é assim que eu lembro daquele senhor... Um grande homem em suas palavras e em seus gestos.

Descobri que à medida em que vivemos como gostaríamos de sermos lembrados, mais sentido empregamos à nossa existência, pois embora pareça egoísta esta intenção, ela incrivelmente nos faz pensar e viver também pelo outro e para o outro, enquanto cuidamos de nossa própria imagem e de n&oa cute;s mesmo.

E você, como gostaria ser lembrado/a?

Abraços,

Chafic

Prof. Chafic Jbeili

Psicanalista e Psicopedagogo
Diretor e editor Chafic.com.br - www.chafic.com.br
Diretor-executivo ABMP/DF - www.abmpdf.com
Presidente Sopensar - sopensardf.blogspot.com

Chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores
(61)3377-9175 | (61)8490-3648

e-mail: chafic@chafic.com.br
Site: www.chafic.com.br

Brasília-DF | Brasil

Nova gripe: outras prevenções

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

- Evite locais públicos fechados (baladas, cinema, praças de alimentação de shopping);
- Evite andar de ônibus;
- Espere para enviar suas crianças à escola;
- Se possível fique em casa;
- LAVE AS MÃOS MAIS DE 10 VEZES AO DIA;
- Não visite pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação;
- Se alimente muito bem para não abaixar a imunidade;
- Compre álcool gel para passar sempre nas mãos;
- Não toque no seu rosto quando sair de casa (o contágio é feito principalmente pelo contato do vírus com os olhos, nariz, ouvidos e a boca.

Lembre-se:
- Grávidas, obesos, crianças e pessoas imunodepressivas (doentes em geral, diabéticos, soropositivos e em tratamento de câncer) são mais suscetíveis à morte pela gripe!

Nova gripe: perguntas e respostas

PERGUNTA

RESPOSTA

1.-

Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

Até 10 horas.

2. -

Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

Torna o vírus inativo e o mata.

3.-

Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4.-

É fácil contagiar-se em aviões?

Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-

Como posso evitar contagiar-me?

Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-

Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-


Quando se deve começar a tomar o remédio?

Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8.-

De que forma o vírus entra no corpo?

Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-

O vírus é mortal?

Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-

Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-


A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

Não porque contém químicos e está clorada.

12.-

O que faz o vírus quando provoca a morte?

Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia
severa é o que ocasiona a morte.

13.-


Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.


14.-


Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

De0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.


15.-


Onde encontra-se o vírus no ambiente?

Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

17.-


O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-


Qual é a população que está atacando este vírus?

De 20 a 50 anos de idade.

19.-


É útil a máscara para cobrir a boca?


Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

20.-


Posso fazer exercício ao ar livre?

Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.


21.-


Serve
para algo tomar Vitamina C?

Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a
resistir seu ataque.


22.-


Quem
está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar,
escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.


23.-


O virus se move?

Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

24.-


Os mascotes contagiam o vírus?

Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.


25.-


Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me
contagiar?

Não.


26.-


Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas
por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com
estrito controle médico.

27.-


O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?


Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.


28.-


Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?

Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você
tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.


29.-


Serve
para algo tomar antivirales antes dos síntomas?

Não
serve para nada.


30.-


As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações
que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?

SIM.


31.-


Uma
gripe convencional forte pode se converter em influenza?

NAO.


32.-

O que mata o vírus?

O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool
em gel.

33.-


O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não
têm o vírus?

O isolamento.


34.-


O álcool
em gel é efetivo?

SIM, muito efetivo.


35.-


Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este
vírus?

Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.


36.-

Estevírus está sob controle?

Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

37.-

O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus
se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que
se propagou em mais de 3 países.

38.-


Aquele
que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?

SIM.


39.-


As crianças com tosse e gripe têm influenza?

É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.


40.-


Medidas
que as pessoas que trabalham devam tomar?

Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.


41.-

Posso me contagiar ao ar livre?

Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-


Pode-se comer carne de porco?

SIM pode e não há nenhum risco de contágio.


43.-


Qual
é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério
norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.


Texto recebido por email, não nos responsabilizamos por eventuais erros que nele possam existir.