Se liga! (comentários)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Olá, bom dia... Dificilmente eu insiro no blog meu pensamentos e posições, uma vez que muitos deles são censurados por mim mesmo, por uma SIMPLES questão de bom senso. Mas, depois de ler o texto do Professor Chafic e saber que existe uma sitação que o levou a isso, me sinto no direito de simplesmente exemplificar.

Outro dia, num trabalho em grupo, um professor pegou a lista de presença para assinar, me pediu a caneta, assinou a lista e, simplesmente, passou lista e caneta adiante, como se eu tivesse que ter outra caneta para fazer minhas anotações...

Em certa ocasição, saindo do estacionamento, que é um CAOS, uma professora que estava batendo papo me pediu para deixar o portão aberto para ela sair, mas ela ainda continuou batendo papo, até que horas??? Ah, por simples bom senso eu fechei o portão porque ele ocupa a calçada toda, usada por muitos pedestres... Quem merece mais atenção, um motorista papeador ou dezenas de pedestres?

E, hoje, fazendo um trabalho burocrático, ainda tive que aguentar tanta reclamação que por Deus, aqueles reclamadores devem ter problema de estômago, uma úlcera, porque vai reclamar assim longe de mim! Além do mais, é um tal de TER QUE RECONHECER O ERRO, que, novamente por Deus, haja saco. Aliás, professor deveria ter controle de volume, porque nem sempre ele está na sala de aula com os alunos para gritar tanto!!! Assim fica fácil entender tantos casos de TDAH (Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Na segunda feira a Tela Quente passou o flime Click, de 2006, cuja sinopse diz que Michael Newman (Adam Sandler) é um arquiteto workaholic que descobre um controle remoto universal. Em vez de controlar objetos eletrônicos, o objeto é capaz de controlar as situações em sua vida. Os problemas acontecem quando o objeto começa a controlar também as escolhas de Michael.


QUE VONTADE DE TER UM CONTROLE DESSESSSSSSS...

Se liga! (com invervenções)

Prof. Chafic Jbeili – www.chafic.com.br

Como é mágico, quase divino quando encontramos no nosso caminho ou na convivência diária pessoas perceptivas, conscientes de si e do outro. Este tipo de pessoa não apenas é sempre mais conveniente em sua postura e trato com os demais (respeito, carinho, confiança, credibilidade etc), como também o conteúdo de suas conversas é sempre edificante (melhora o outro).

Pessoas perceptivas, conscientes de si e do outro deixam sempre muito de si em nós. Por isto estão sempre sendo requisitadas. Suas presenças sempre cobradas (e suas ausências notadas).

É diferente com pessoas alheias e inconscientes de si, eue não colocaram para funcionar o famoso “desconfiômetro”, mal percebem a inconveniência de suas palavras, de seus gestos, de seus atos. Mas até aí tudo bem, pois ninguém é obrigado a nascer consciente de si. Aliás, todo recém-nascido tem comportamento inconveniente, por natureza. é uma questão de sobrevivência e por isto compreendemos melhor as crianças do que adultos, em suas atitudes inconvenientes.

Acontece que a criança criada sem modos, sem referência de postura, entre outras tantas coisas, invariavelmente será um adulto mal educado, sem modos, que não aprendeu a policiar seus pensamentos e maneiras de agir, também por isto, se tornará um adulto mal querido, indesejado, antisocial, inconveniente.

Há pessoas que se assentam no ônibus com as pernas abertas ou os braços sobre o apoio central, ocupando mais da metade de seu espaço. Outras esticam as pernas pelos corredores do ônibus, do consultório, da casa e não recolhem o “trem de pouso” para o outro passar. Outras pessoas falam alto quando conversam ou atendem ao telefone; é bem provável que também contam piadas em enterro e certamente comentam do que lembram exatamente no momento crucial do jornal ou do filme. São os mesmos que pegam emprestado e não devolvem, comem o seu lanche e ainda riem dizendo: “eu estava com fome e peguei sua maçã!”.

Fazem tudo isto e também bocejam sem tapar a boca com a mão, tossem na sua nuca porque inconscientemente elas dizem: “Eu não pedi para nascer e você agora é obrigado a me agüentar...” ou ainda “Vocês vão ter que me engolir”.

Para o inconveniente todos são agraciados ou culpados por sua inestimável ou indesejada existência. Ou acreditam que são mais especiais do que os demais e por isto podem tudo; ou porque se sentem um peso, mas como não pediram para nascer, então punem as pessoas com a sua grosseria.

Como é bom lidar com pessoas que aprenderam bons modos e mantém a mínima postura, trivial para o convívio do dia a dia. Eu mesmo me policio para ser o mais leve possível na presença do outro, seja na rua, no consultório, na escola ou mesmo em minha casa. Ambientes comuns exigem pessoas conscientes de si para que haja convívio harmonioso e produtivo. Esta é a minha batalha diária!

Para o filósofo Platão o objetivo da Educação, seja ela no seio familiar ou no meio acadêmico é desenvolver e enaltecer a virtude e o desejo de converter a pessoa ou converter-se a si mesmo num bom cidadão, portanto, eduque as crianças no caminho em que devem andar e não será preciso punir os homens. Eduque-se, ainda que dizendo para si mesmo: Se liga!

EPTV na Escola - Concurso de redação para 8as séries "A TV que eu vejo é a TV que eu quero?"

domingo, 26 de abril de 2009

O EPTV na Escola é um concurso de redação entre todos os alunos das 8a. séries das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Os autores dos melhores trabalhos ganham prêmios e visitam a EPTV Campinas.

Com o tema "A TV que eu vejo é a TV que eu quero?" e a partir de 23/04, está lançado o projeto para 2009. Todas as informações estão no site http://eptv.globo.com/eptvnaescola/ ou direto nos links abaixo:

Home
O Projeto
Prêmios
Calendário
Formulário de redação
Ganhadores

Vale a pena destacar algumas datas:
Maio/Primeira Quinzena: Divulgação do projeto pela Secretaria de Educação de cada município ou responsável pelo projeto, para todas as escolas que possuem o último ano do ensino fundamental de suas respectivas cidades.
Segunda Quinzena: Formulário obrigatório para fazer as redações estarão disponíveis no site da EPTV/ EPTV na Escola. Reforçando: o formulário é a própria ficha de inscrição onde o aluno fará a redação e o seu uso é obrigatório.

Maio / Junho: Redações na sala de aula.

Julho: Seleção dos 30 (trinta) melhores trabalhos de cada cidade.
Até 17/07/2009: Prazo final para a entrega dos 30 (trinta) melhores trabalhos escolhidos. As secretarias de educação devem enviar as redações a EPTV pelo correio ou direto na portaria. No seguinte endereço:
EPTV Campinas - EPTV na Escola
A/C Michele Ferreira / Lívia Lucas
Rua Regina Nogueira, 120
Jardim São Gabriel
Campinas / SP
Cep: 13.045-900
Importante: junto com as redações originais enviar o número e nomes das escolas que participaram do projeto, o número de alunos do último ano do ensino fundamental de cada uma destas escolas e o Termo de Responsabilidade e/ou o Termo de Responsabilidade dos pais para do dia de visita a Campinas.

Agosto: 03/08/2009 - Início das visitas na EPTV Campinas

Outubro/Primeira Quinzena - semi-final: pré-seleção realizada por jornalistas da EPTV Campinas, para a definição das redações dos alunos de cada cidade, que irão para a seleção final.
09/10/2009 - Divulgação dos semi-finalistas no site da EPTV: www.eptv.com - clicar em EPTV na Escola, depois Campinas.
Segunda Quinzena - Uma comissão escolhida pela EPTV selecionará os 10 finalistas da região.
16/10/2009: Divulgação dos nomes dos 10 finalistas no Jornal Regional 1ª e 2ª edições e no site da EPTV: www.eptv.com, clicar em EPTV na Escola e depois Campinas.
Início da Produção das reportagens dos dez finalistas nas respectivas cidades dos alunos.
30/10/2009: Última cidade, conforme cronograma de visitas, que fará visita na EPTV de Campinas

Novembro: Edição das reportagens
11/10/2009: Início de exibição das reportagens das redações dos alunos, sendo uma por dia de segunda a sábado.
24 e 25/11/2009: Os 10 classificados permanecem um dia em Campinas.
25/11/2009: Solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, a escola e o diretor do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos vencedores.

Roteiro de Visitas Das 08h00 às 11h00
• chegada a EPTV - boas vindas (às 08h00)
• lanche
• visita as dependências da emissora, incluindo o estúdio da EPTV
Das 11h30 às 13h00
• Almoço - local a definir
Das 14h00 às 16h00
• Sessão cinema
16h30
• Encerramento no ônibus / retorno à cidade de origem

Atribuições: Gestor

O Gestor compõe a Coordenação Local juntamente com o Educador Profissional. Conhece a realidade da semana letiva e tem contato constante com os demais docentes. Sua atuação possibilita, de maneira mais assertiva, traçar as diretrizes para o desenvolvimento das atividades do Programa, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço público, e promove o vínculo entre as atividades do Programa e da semana letiva. Podem exercer essa função o Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador ou excepcionalmente, Professor Titular de Cargo da unidade escolar, desde que com a anuência da Coordenação Regional.

Perfil:
• conhecimento e envolvimento com os objetivos do Programa;
• disponibilidade para atuação, nos finais de semana, sendo 04 horas aos sábados e 04 horas aos domingos;
• disponibilidade para participar de reuniões de trabalho e orientações técnicas promovidas pela Coordenações Regional e Geral.

Principais atribuições:
• comunicar à Coordenação Regional seu horário de trabalho na Unidade Escolar, aos finais de semana, por meio do site;
• promover um trabalho integrado entre o Programa e o projeto pedagógico da escola, articulando uma ação conjunta com docentes da Unidade e com os educadores do Programa, traçando um plano de ação semestral;
• disponibilizar os espaços escolares e equipamentos para o desenvolvimento dos projetos e assegurar local adequado para o armazenamento dos materiais adquiridos para as atividades;
• participar do planejamento das atividades do Programa, fornecendo informações sobre o diagnóstico da comunidade;
• divulgar o Programa para as comunidades intra e extra-escolares;
• planejar e executar ações, em conjunto com a Coordenação Local e Regional, com vistas ao estabelecimento, manutenção e reconhecimento de parcerias e busca de adesão de voluntários para o Programa;
• acolher a comunidade;
• promover a conservação e manutenção do patrimônio público escolar, por meio do envolvimento de toda comunidade;
• favorecer a participação do Educador Profissional nos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs), promovendo sua integração com o conjunto do corpo docente da Unidade Escolar.

Fonte: Manual Operativo 2008 - Versão preliminar.

Atribuições: Educador Profissional

O Educador Profissional, contratado nos termos da Resolução 82/2006 (Anexo VII), compõe a Coordenação Local juntamente com o Gestor. É o principal responsável pela abertura da Unidade Escolar, aos finais de semana, e é o principal articulador para a elaboração e implantação dos projetos que fortaleçam o exercício da ética, o desenvolvimento do processo criativo, a qualidade na comunicação e a construção de parcerias, voltados ao atendimento da comunidade.

Perfil:
• ser portador de licenciatura plena;
• identificar-se com os princípios que orientam o Programa;

Carga horária:
24 (vinte e quatro) horas semanais, sendo:
• 8 (oito) horas cumpridas aos sábados e 8 (oito) horas, cumpridas aos domingos, na Escola Estadual designada;
• 4 (quatro) horas às segundas e sextas-feiras, em reuniões e orientações técnicas junto à Coordenação Regional;
• 2 (duas) horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs), realizado na escola, juntamente com seus pares docentes;
• 2 (duas) horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha (HTPLs).

Principais atribuições:
• abrir a Unidade Escolar, das 9 às 17 horas, aos sábados e domingos;
• orientar, acompanhar e avaliar a elaboração de projetos dos Educadores Universitários e Voluntários;
• elaborar diagnóstico da comunidade local e, com base neste, elaborar o planejamento e cronograma de execução do projeto da Unidade Escolar para o Programa Escola da Família;
• organizar a Grade de Atividades, divulgar sua programação para a Unidade Escolar e comunidade, durante a semana, acompanhando e oferecendo apoio necessário ao seu desenvolvimento;
• participar das HTPCs, com a finalidade de conhecer a proposta pedagógica da escola, divulgar as ações do Programa e promover a aproximação do corpo docente;
• planejar e executar ações, em conjunto com as Coordenações Local e Regional, com vistas ao estabelecimento, manutenção e reconhecimento de parcerias e busca da adesão de voluntários;
• orientar sobre a aquisição de materiais para as atividades;
• preencher semanalmente os relatórios no site do Programa;
• participar de reuniões promovidas pelas Coordenações Regional e Geral;
• promover a conservação e manutenção do patrimônio público escolar, envolvendo toda a comunidade;
• em casos de necessidade de eventuais faltas, o Educador Profissional, deverá comunicar previamente às Coordenações Local e Regional, para que sejam tomadas as providências necessárias.

Fonte: Manual Operativo 2008 - Versão preliminar.

Atribuições: Educador Universitário

O Educador Universitário é o aluno da Instituição de Ensino Superior – conveniada ao Programa Escola da Família – que regressa à escola pública com o compromisso de contribuir para a comunidade local e o objetivo de desenvolver atividades sócio-educativas, com responsabilidade.
Sua participação no Programa Escola da Família é a contrapartida pelo benefício conferido pelo Programa Bolsa-Universidade (Anexo VIII).
Informações acerca do perfil, da carga horária e das atribuições se encontram no Regulamento 2008 do Programa Bolsa-Universidade (Anexo VIII), também disponível no site www.escoladafamilia.sp.gov.br.

Fonte: Manual Operativo 2008 - Versão preliminar.

Atribuições: Educador Voluntário

O voluntariado é um dos pilares do Programa e representa um espaço para a concretização da participação da comunidade, aliando forças entre a sociedade civil e o Poder Público, resultando na diversificação quantitativa e qualitativa das atividades que são desenvolvidas, valorizando a cultura e a identidade locais.
A participação dos voluntários no Programa está regulamentada pela Lei Nº 9.608/98 (Anexo II) e a formalização de sua atuação com a assinatura do Termo de Adesão (Anexo III). A SEE publicou uma resolução que dispõe sobre a ação voluntária de estudantes da Rede Estadual – Resolução 143/2002 (Anexo IV), com vistas a incluir a referida experiência no histórico escolar dos mesmos.

Perfil:
• disponibilidade para desenvolver ações voltadas às expectativas da comunidade;
• interesse em realizar atividades inseridas na programação das unidades escolares, aos finais de semana, desde que esteja habilitado para executá-las.

Principais atribuições:
• firmar o termo de adesão (Anexo III), impresso do site, após o seu cadastramento;
• desenvolver atividades relativas à sua área de atuação profissional – para a qual possui habilitação técnica ou formação específica – ou outras relacionadas às suas habilidades pessoais, que não requeiram formação técnica e específica;
• definir, previamente, junto à Coordenação Local, um plano de trabalho com a respectiva carga horária semanal;
• cumprir o horário e a programação previamente acordados, atendendo às expectativas da comunidade; comunicando, com antecedência, possíveis ausências;
• contribuir para a conservação e manutenção do patrimônio público escolar, auxiliando a Coordenação Local na orientação à comunidade.

Fonte: Manual Operativo 2008 - Versão preliminar.

TRABALHO – Curso de Matemática

Eixo / Atividade
TRABALHO – Curso de Matemática

Justificativa
Fazer com que os alunos aprimorem e reforçarem seus conhecimentos adquiridos em estudos anteriores.

Objetivo
Revisar e reforçar conceitos matemáticos, preparando os alunos para concursos e testes em geral. Público-alvo: adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Wagner Pereira Damazio e Marcilio Rodrigues Alves. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma avaliação diagnóstica com a finalidade de saber das reais necessidades de cada aluno, nem como facilitar o agrupamento deles. Posteriormente são desenvolvidas técnicas variadas de acordo com o nível de conhecimento de cada um.

Avaliação
Será contínua, verificando periodicamente o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, valorizando a participação ativa e a assiduidade, bem como a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência no programa.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Apostila, folhas de exercício, giz, quadro, apagador, material de papelaria, cadernos, lápis e borracha.

Cronograma Aos domingos das 9h30 às 12h.

TRABALHO – Programa de Alfabetização e Inclusão-PAI

Eixo / Atividade
TRABALHO – Programa de Alfabetização e Inclusão-PAI

Justificativa
O Projeto de Alfabetização e Inclusão proporciona aos usuários uma metodologia diferenciada, que redimensiona o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem dos sistemas lingüísticos, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos. O alfabetizar leva em conta os usos sociais e as funções da escrita na sociedade, as interações e as interlocuções do indivíduo com o outro e com o objeto do conhecimento e enfatiza as relações sociais, nas quais o conhecimento é produzido, vivenciado e apropriado pelo aluno.

Objetivo
Promover o desenvolvimento das competências e potencialidades do aluno, visando sua formação integral (sujeito-aluno); possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita pelo aluno, tornando-o usuário do código lingüístico. Público-alvo: adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadora Universitária Maria das Mercês S. Lacerda. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma avaliação diagnóstica com a finalidade de saber das reais necessidades de cada aluno, nem como facilitar o agrupamento deles. Posteriormente são desenvolvidas técnicas variadas de acordo com o nível de alfabetização de cada um.

Avaliação
Será contínua, verificando periodicamente o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, valorizando a participação ativa e a assiduidade, bem como a qualidade dos trabalhos desenvolvidos como: escritos; orais; conversas formais e informais. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência no programa.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Papel sulfite; stencil; papel manilha; papel crepon; papel colassete; lápis de cor; cadernos; pincel atômico; livros lit. infantil; jogos pedagógicos; lápis; borracha; álcool; giz; tesourinhas; fita adesiva; revistas em quadrinhos e
cartolina.

Cronograma O PAI acontece aos sábados, das 14h às 16h30 e aos domingos, das 13h às 16h.

TRABALHO - Bijuteria

Eixo / Atividade
TRABALHO - Bijuteria

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 14 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Cristiane Souza Lacerda e
Fábio Moreira Rodrigues. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Pedras grandes e pequenas coloridas; anzol; miçangas em várias cores; tubos elásticos para bijuteria; correntes; alicates; feches de pulseiras e colares e revistas especializadas

Cronograma A oficina acontece aos sábados, das 9h30 às 11h

TRABALHO – Curso de Tricô e Crochê

Eixo / Atividade
TRABALHO – Curso de Tricô e Crochê

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 15 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadora Voluntária D. Efigênia e Educadora Universitária Maria das Mercês S. Lacerda. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Ambiente para aula, agulhas finas para linhas finas e agulhas grossas para linhas grossas, guardanapos ou toalhas, tesoura e revistas especializadas.

Cronograma A oficina acontece aos domingos das 13h às 15h.

TRABALHO – Decoupagem em pano

Eixo / Atividade
TRABALHO – Decoupagem em pano

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 15 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Adriana Cristina Rosa da Silva e Sandra Gonçalves Maia. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Cola para decupagem em tecido, termolina, guardanapo de tecido, retalhos de tecido para decupagem, cola com gliter.

Cronograma A oficina acontece aos sábados das 9h30 às 12h.

TRABALHO - Fuxico

Eixo / Atividade
TRABALHO - Fuxico

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadores universitários Cristiane Souza Lacerda e Sandra Gonçalves Maia. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Retalhos de tecido, agulha, linha de costura, cabeças, laçinhos, cola quente.

Cronograma A oficina acontece aos domingos das 9h30 às 11h30.

TRABALHO – Oficina de tear

Eixo / Atividade
TRABALHO – Oficina de tear

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadores universitários Adriana Cristina Rosa da Silva e Cristiane Souza Lacerda.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Lã, tear, agulha de crochê ou grampo para puxar a lã.

Cronograma A oficina acontece aos sábados, das 14h às 16h30 e aos domingos, das 14h às 16h.

TRABALHO – Pintura em tecido

Eixo / Atividade
TRABALHO – Pintura em tecido

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Adriana Cristina Rosa da Silva e Sandra Gonçalves Maia. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Ambiente para aula, tecidos, tintas, pinceis e apostilas.

Cronograma A oficina acontece aos domingos das 14h30 às 16h.

TRABALHO – Pintura em unhas

Eixo / Atividade
TRABALHO – Pintura em unhas

Justificativa
Os projetos do eixo trabalho são destinados à capacitação da comunidade freqüentadora do PEF, permitindo que, com tais conhecimentos, eles possam aumentar a renda familiar a partir de um pequeno investimento e do seu próprio empreendedorismo.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos e desenvolver o espírito empreendedor e até cooperativista das pessoas capacitadas. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Adriana Cristina Rosa da Silva e Sandra Gonçalves Maia. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
É feita uma aula explicativa como introdução e a valorização da troca de experiências e técnicas entre a turma. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Esmaltes de cores variadas, removedor de esmalte, algodão, lixas, cortador de unhas, palitos para limpar as unhas, pincéis, tintas de tecido, gliter e outros materiais artísticos.

Cronograma A oficina acontece aos sábados, das 12h30 às 16h e domingos, das 9h30 às 12h.

ESPORTE – Basquete na escola

Eixo / Atividade
ESPORTE – Basquete na escola

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do basquete na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, e adultos.
Grupo de Trabalho
Educadora Universitária Adriana Cristina Rosa da Silva e Educadores Voluntários.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Bolas de basquete, rede de cesta, apito, cones.

Cronograma Grupo de treinamento aos sábados, das 13h às 14h.

ESPORTE – Handebol

Eixo / Atividade
ESPORTE – Handebol

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do handebol na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, e adultos.
Grupo de Trabalho
Educadora Universitária Adriana Cristina Rosa da Silva e Educadores Voluntários. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Bolas de basquete, rede de cesta, apito, cones.

Cronograma
Grupo de treinamento aos domingos, das 13h às 14h.

ESPORTE – Voleibol

Eixo / Atividade
ESPORTE – Voleibol

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do voleibol na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, e adultos.

Grupo de Trabalho
Educador Voluntário e Educador Universitário Marcilio Rodrigues Alves. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Quadra esportiva, treinador, jogadores, bola de voleibol, rede, apito, juiz, mesa e cadeira, relógio, coletes, nome da equipe, caneta e folhas de sulfite.

Cronograma A prática de voleibol acontece aos sábados e domingos, das 11h às 13h.

ESPORTE – Futsal Masculino da comunidade.

Eixo / Atividade
ESPORTE – Futsal Masculino da comunidade.

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do futsal na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Voluntario e
Educadores Universitários Fábio Moreira Rodrigues e Marcilio Rodrigues Alves. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Quadra de futsal, bola, redes para o gol, caneta e papel sulfite.

Cronograma
A prática de futsal masculino acontece aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

ESPORTE – Tênis de Mesa

Eixo / Atividade
ESPORTE – Tênis de Mesa

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras, o espírito social e, ainda, preparar os atletas para disputas de campeonatos e torneios para a prática correta do tênis de mesa na unidade escolar e em outras competições, promovendo a integração entre as escolas. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Profissional Franco Ferreira de Moraes e Educador Voluntário Eder Salles da Silva. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições. Poderá também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade do participante.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Espaço físico, mesa, rede, bolas, raquetes de tênis de mesa e atletas.

Cronograma A prática de tênis de mesa acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

ESPORTE – Recreação Infantil

Eixo / Atividade
ESPORTE – Recreação Infantil

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Incentivar as crianças a fazer o que elas sabem melhor: brincar. Atividades como pular corda, amarelinha, queimada, dentre outras brincadeiras, são ministradas ou orientadas para manter as crianças ocupadas com atividades físicas benéficas e que não comprometam sua integridade física. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos

Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Maria das Mercês S. Lacerda e Wagner Pereira Damazio. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
No pátio descoberto são promovidas brincadeiras com a finalidade de entreter as crianças.

Avaliação
Serão avaliados o comportamento, disciplina e respeito pelos Educadores e colegas, bem como a efetiva diversão proporcionada aos freqüentadores.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Amplo espaço para brincadeiras, lápis de escrever, canetinha, lápis de cor, papel sulfite, guache de várias cores, cola e tesoura (para recorte), cadeiras e mesas.

Cronograma A prática de recreação infantil acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

ESPORTE – Escolinha de Futsal masculino

Eixo / Atividade
ESPORTE – Escolinha de Futsal masculino

Justificativa
A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do futsal na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Voluntário e
Educadores Universitários Fábio Moreira Rodrigues e Marcilio Rodrigues Alves. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Quadra de futsal, bola, redes para o gol, caneta e papel sulfite.

Cronograma A prática da escolinha de futsal acontece aos sábados e domingos, das 9h às 11h.

ESPORTE – Dama

Eixo / Atividade
ESPORTE – Dama

Justificativa
A prática de jogos de tabuleiro é essencial para o desenvolvimento mental. As estratégias do jogo e a concentração são trabalhadas de maneira lúdica melhorando o desempenho dos praticantes em várias esferas da vida.

Objetivo
Despertar o raciocínio lógico, aperfeiçoar as jogadas, transmitir noções sobre o jogo de tabuleiro, conhecer regras e técnicas do jogo, conhecer algumas táticas, inibir a agressão verbal, estimular a sociabilidade, solidariedade e companheirismo da dupla no jogo. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Profissional Franco Ferreira de Moraes e Educador Voluntário Eder Salles da Silva. Projeto reeditado em 25/04/2009.
Plano de ação
Deixar a critério dos freqüentadores o interesse pelos jogos de tabuleiro; incentivar a prática por meio de campeonatos.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade dos participantes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Mesa, cadeiras, um jogo constituído de um tabuleiro com 64 quadrados alternadamente branco e preto, dois parceiros cada um com 12 peças de cores diferentes, caneta, sulfite ou giz e lousa.

Cronograma
A prática da jogos de tabuleiro acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

ESPORTE – Xadrez

Eixo / Atividade
ESPORTE – Xadrez

Justificativa
A prática de jogos de tabuleiro é essencial para o desenvolvimento mental. As estratégias do jogo e a concentração são trabalhadas de maneira lúdica melhorando o desempenho dos praticantes em várias esferas da vida. Jogar Xadrez é, além de um esporte, um exercício mental, uma ginástica de inteligência e estratégia.

Objetivo
Ensinar o jogo de Xadrez a crianças, jovens e adultos; despertar o raciocínio lógico, aperfeiçoar as jogadas, transmitir noções sobre o jogo de tabuleiro, conhecer regras e técnicas do jogo, conhecer algumas táticas, inibir a agressão verbal, estimular a sociabilidade, solidariedade e companheirismo da dupla no jogo. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Voluntário Eder Salles da Silva e educador universitário Wagner Pereira Damazio. Projeto reeditado em 18/04/2009.

Plano de ação
Serão trabalhadas, segundo o grau de conhecimento do jogo, turmas de movimentos básicos e de avançados, com técnicas e estratégias mais específicas.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade dos participantes.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Apostilas e treinamentos técnicos, tabuleiros, pedras, papel, caneta e quadros para explicação.

Cronograma A prática dos jogos de tabuleiro acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

CULTURA – Teatro

Eixo / Atividade
CULTURA – Teatro

Justificativa
O Curso de Teatro oferece a possibilidade de crianças e jovens terem acesso a uma qualidade de vida melhor. O oferecimento de espetáculos artísticos auxilia no desenvolvimento cultural das pessoas e da comunidade, ampliando seus horizontes a partir da identificação com os personagens, do desenvolvimento de valores que emergem e das soluções de problemas, que os eventos mostram, salientando as atitudes de cidadania e a convivência com ‘o diferente’, de forma lúdica e sensível.

Objetivo
Valorizar o ato de fazer para o outro, de estar a serviço de, de restituir à sociedade o que dela se recebeu, traz dignidade e desenvolve as competências de cidadania, de profissionalismo, de disciplina.
Ensinar a descobrir a si mesmo e a desenvolver a intersubjetividade.
Trazer o contato com outras formas de comunicação, de linguagens, de expressões artísticas. Acessar a bens culturais que de outra forma, não tomariam conhecimento, e usufruir novos meios de informação e de comunicação. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Universitário Wagner Pereira Damazio e Educador Voluntário Márcio Ferrão. Projeto reeditado em 18/04/2009.

Plano de ação
Há um grupo que pratica atividades teatrais e outros alunos interessados. Serão ministradas aulas com exercícios de comportamento, voz, mímica e outros que possibilitarão um profissionalismo no desenvolvimento das peças que serão desenvolvidas no futuro.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Espaço físico, mesas, cadeiras, papel, colchonetes e outros que possam ser disponibilizados.

Cronograma O curso de teatro acontece aos sábados e domingos, das 13h às 17h

CULTURA – Hip Hop

Eixo / Atividade
CULTURA – Hip Hop

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Incentivar os participantes a conhecer o real sentido da cultura hip hop, o porquê de seu surgimento, seus princípios e objetivos de integração social, ajudando os jovens a se afastarem das drogas, violência e ociosidade. Público-alvo: adolescentes acima de 14 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadora Universitária Adriana Cristina Rosa da Silva e Educadores Voluntários. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
Já existe um, grupo de prática de dança que freqüenta o projeto. Novos participantes ou novos grupos serão anexados ao mesmo espaço e compartilharão suas experiências.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Sala de aula, radio, colchonetes, panos, etc.

Cronograma
A oficina acontece aos sábados, das 14h às 16h30 e domingos, das 14h às 16h.

CULTURA – Pintura em tela

Eixo / Atividade
CULTURA – Pintura em tela

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre o design e o acabamento dos trabalhos. Público-alvo: adolescentes acima de 15 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educador Universitário Fábio Moreira Rodrigues. Projeto reeditado em 18/04/2009.

Plano de ação
A oficina é montada mesmo sem participantes inscritos e, à medida que os curiosos aparecem, são feitas explicações sobre o trabalho e há o convite para a participação. Esta atividade requer conhecimento prévio e interesse para não haver desperdício de material. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Telas de diversos tamanhos, pincéis, tintas óleo, lápis 6B, óleo de linhaça, terebintina, aguarrás ou solvente.

Cronograma A oficina acontece aos sábados, das 13h às 16h30

CULTURA – Desenho Artístico

Eixo / Atividade
CULTURA – Desenho Artístico

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para a confecção de materiais variados; explanar sobre traços, preenchimentos e o acabamento dos trabalhos. Público-alvo: adolescentes acima de 10 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educador Universitário Fábio Moreira Rodrigues. Projeto reeditado em 18/04/2009.

Plano de ação
A oficina é montada mesmo sem participantes inscritos e, à medida que os curiosos aparecem, são feitas explicações sobre o trabalho e há o convite para a participação. Esta atividade requer conhecimento prévio e interesse para não haver desperdício de material. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Folhas de sulfite, lápis 2B e 6B, giz de cera e canetinhas.

Cronograma A oficina acontece aos domingos, das 12h30 às 14h.

CULTURA – Curso de Violão

Eixo / Atividade
CULTURA – Curso de Violão

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para tocar violão. Público-alvo: adolescentes acima de 14 anos, adultos e terceira idade.
Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Marcilio Rodrigues Alves e Fábio Moreira Rodrigues. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
A oficina é montada com os participantes inscritos e, à medida que os curiosos aparecem, são feitas explicações sobre o trabalho e há o convite para a participação. Esta atividade requer conhecimento prévio e interesse. Os trabalhos serão apresentados na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Apostila de partituras, espaço de trabalho isento de barulho e distração. O participante deve possuir violão.

Cronograma O grupo de estudos se reúne aos sábados. Das 13h30 às 16h30 e aos domingos, das 13h30 às 16h.

CULTURA – Curso de Biscuit

Eixo / Atividade
CULTURA – Curso de Biscuit

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para confecção em Biscuit, onde são produzidos objetos utilitários ou decorativos, feitos a mão, individualmente ou em grupo, cujas criações geralmente possuem um padrão estético característico e determinado. Público-alvo: crianças acima de 10 anos, adolescentes, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educador Voluntário Eder Salles da Silva e Educadores Universitários Cristiane Souza Lacerda e Maria das Mercês S. Lacerda. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
A oficina é montada mesmo sem participantes inscritos e, à medida que os curiosos aparecem, são feitas explicações sobre o trabalho e há o convite para a participação. Esta não atividade requer conhecimento prévio. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Sabonete, tinta para tecido, amido de milho, vinagre, creme para mãos, formas, moldes, modeladores e colas especiais.

Cronograma A oficina acontece aos sábados, das 13h30 às 16h.

Artesanato: confecção de bonecas de lã

Eixo / Atividade
CULTURA – Artesanato: confecção de bonecas de lã

Justificativa
As oficinas o eixo cultura têm como finalidade incentivar as práticas de atividades lúdicas, artesanais e artísticas, desenvolvendo da criatividade dos participantes e fomentando a integração com a comunidade.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e desenvolver as habilidades motoras básicas para confecção em de bonequinhas de lã. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, adultos e terceira idade.

Grupo de Trabalho
Educadores Universitários Fábio Moreira Rodrigues, Cristiane Souza Lacerda e Maria das Mercês S. Lacerda.. Projeto reeditado em 25/04/2009.

Plano de ação
A oficina é montada mesmo sem participantes inscritos e, à medida que os curiosos aparecem, são feitas explicações sobre o trabalho e há o convite para a participação. Esta não atividade requer conhecimento prévio. Os trabalhos serão expostos na Unidade Escolar e em outras oportunidades.

Avaliação
Será contínua, valorizando a participação ativa, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a assiduidade. Haverá certificação mediante a produção de materiais e freqüência na oficina.

Registro
Será feito por fotos, vídeos e depoimentos colocados no blog do projeto http://pefantoniozanluchi.blogspot.com, e por relatórios semestrais.

Recursos
Lã, cabeça, laçinhos, chapéu, cola quente
Cronograma A oficina acontece aos domingos, das 9h30 às 11h30.

Exercitando a nova ortografia

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Silvestre Gonçalez

A nova ortografia começou a vigorar desde o início deste ano. As novas regras incorporaram características ortográficas que serão usadas tanto em Portugal quanto pelo Brasil. O período de transição se dará até 2012 para que todos os livros didáticos sejam atualizados.

Observe algumas coisas com essa mudança da reforma ortográfica: o trema não existe mais - exceto em nomes próprios. Os acentos em algumas palavras caíram. Em outros casos os hífens desaparecem ou passam a existir. E ainda foram incorporadas definitivamente as letras K, W e Y ao alfabeto.

Tudo isso alterou radicalmente para quem faz uso contínuo da escrita. As mudanças geralmente incomodam um pouco no começo, mas, ainda bem que o ser humano se adapta facilmente às novas mudanças.

Como o trema sumiu de todas as palavras, a inconsequência poderia também sumir do dicionário e de algumas pessoas que a praticam, assim a gente poderia viver com mais tranquilidade sem temor, sem medo, sem angústia e sem desilusão. Em alguns casos o hífen cai, como em autoestima. O que não pode cair é a minha e a sua, pois se isso ocorrer o prejuízo é enorme.

Não se usa mais hífen em superamigo, superinteressante, superotimismo. Essas palavras são escritas desse jeito, juntinhas. Seria bom se praticássemos em nossas ações o sentido dessas palavras. Em outros casos, algumas palavras o acento também desaparece, como em feiura, aliás, essa palavra poderia desaparecer completamente. No caso de ideia, o acento também cai, mas precisamos muito dela. Muito mesmo.

Paranoico também não tem mais acento, ainda bem, espero que ninguém sofra desse mal. Perdoo não se acentua mais, mas praticar o perdão deixa o coração vazio de rancor e amargura. Recém-casado seria muito bom se só o hífen pudesse separar.

Muitas palavras não mudaram na nova ortografia, tais como: amor, quanto mais puro e sincero melhor. Vida, ah, essa muda todo dia, por isso que emociona tanto. Solidariedade, ultimamente está fazendo muita falta entre as pessoas. Amizade continua sendo escrita com “z” e quanto mais ampliar será melhor. Família, quem tem dá valor, quem não tem sente falta.

Enfim, poderia enumerar muitas outras palavras que não mudaram com a reforma ortográfica, mas aquelas que mudaram ainda vão demorar um pouco mais para que todos aprendam a escrevê-las corretamente. Enquanto isso vai praticando e exercitando a nova ortografia, dentro em breve será coisa do passado.

SILVESTRE GONÇALEZ, Jornalista e publicitário Sumaré-SP

Escolas do Rio proíbem tocadores de música nas salas de aula

terça-feira, 14 de abril de 2009

Celular, mp3, máquina fotográfica, máquina para filmagem são aparelhos proibidos em sala de aula porque desconcentra os alunos. No recreio, eles estão liberados.

A nossa conversa agora é com os estudantes. E os pais do estudante também. Com a família toda de uma vez. Será que é possível manter a concentração na escola com tantos equipamentos eletrônicos na mochila? 

Em alguns estados, é proibido usar celular em sala de aula. Na cidade do Rio, por exemplo, a proibição vale para outros aparelhos que tocam música. 

A mãe não gosta, mas Giovana, de 10 anos, acha que quando o dever é fácil, ela dá conta de estudar mesmo com alguma interferência da tecnologia.

 

“Eu consigo me concentrar. Ela às vezes puxa minha orelha”, diz, Giovana Rodrigues 

“Acho que você absorve bem quando você se concentra numa informação e depois em outra”, diz Bianca Rodrigues, mãe de Giovana 

Mas será que é mesmo possível manter a concentração no estudo com a concorrência dos aparelhos eletrônicos? Essa escola aqui chegou a ter dois casos por dia de aulas interrompidas pelo toque do celular. O professor tinha que parar a explicação, chamar a atenção do estudante, um prejuízo para toda a turma. Foi preciso iniciar uma campanha entre os alunos. 

"Celular, mp3, máquina fotográfica, máquina para filmagem. Todos estes aparelhos são proibidos em sala de aula porque faz o aluno ficar desconcentrado e não faz o aluno prestar atenção nas explicações que estão sendo dadas pelo professor”, diz Andrea Bovela, coordenadora. 

O celular parou de tocar, mas ainda é usado em discretas mensagens de texto embaixo da carteira. A estudante Alexia, de 15 anos, disse que usa celular na sala de aula às vezes. Bernardo, de 15 anos, disse que usa para falar com a mãe e às vezes para mandar mensagem e que muitas vezes atrapalha a concentração sim, mas que tenta retomar depois. 

E não é só isso que os estudantes levam na mochila. A estudante Daniela, de 15 anos, tinha um celular, um mp3 e uma câmera na mochila dela. 

Quem é flagrado descumprindo a regra vai pra sala da direção, tem o equipamento apreendido e os pais são chamados. No recreio, os aparelhos estão liberados. É o momento em que a escola abre espaço para a tecnologia que é parte da rotina dos adolescentes. Aproveito pra ficar jogando”, diz Rodrigo, 15 anos. 

“Acho que está certo, senão fica uma baderna, todo mundo disputando e não dá certo. Senão o professor, coitado, não vai ter vez, ninguém vai conseguir prestar atenção”, diz Julia, 15 anos.

Abaixo assinado

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pela inserção, na chamada DELEGACIA ELETÔNICA do estado de São Paulo, de registros de crimes do CP dentro de unidades escolares como:

DESACATO
Art. 331, CP - crime de desacato
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

DANO
Art. 163, CP - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa

FURTO
Art. 155 e 156, CP - Furto
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa

AMEAÇA
Art. 147, CP - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa

COAÇÃO
Art. 344, CP - Coação: usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, além da pena correspondente à violência

E outros, que porventura vierem a ocorrer.

Tal agilidade é necessária uma vez que o processo de registro nas delegacias físicas de SP é moroso e demorado, o que inibe as denúncias e inferioriza a tomada da atitude pelos profissionais de educação.

Estes registros servem para resguardar direitos de funcionários, docentes e alunos, bem como para dar estatísticas mais relevantes sobre os acontecimentos escolares, garantindo a agilidade no prodecimento e o referido registro de ações criminosas.

De onde nascem as coisas

A Galeria de Arte Unicamp recebe nesta segunda-feira (6) até 24 de abril, a exposição “De onde nascem as coisas”, de Sylvia Furegatti. A abertura da mostra ocorre às 12h30 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte fica no andar térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Outras informações: 19-3521-6561. 

Empresa Global

por Renato Fazzolari
   
    Com a Globalização nas empresas, não dá mais para conceber que alguns setores  dentro das mesmas, esteja indo bem, enquanto outros estão ruins.
    O que adianta a área de vendas vender bem se a indústria não acompanhar o ritmo, se produzir com qualidade e quantidades insuficientes, fatalmente, mais cedo ou mais tarde os clientes ficarão insatisfeitos e poderão passar a comprar da concorrência.
    Se o contrário acontecer, e a produção produzir com qualidade e quantidade, mas a área de vendas não desovar os produtos, o estoque ficará alto, o custo aumentará, e a margem de lucro poderá diminuir ou mesmo ocorrer prejuízo, e as conseqüências das empresas que operam com prejuízo são bem conhecidas.
    Esse exemplo é só para elucidar um efeito de quando a empresa não está afinada com a mentalidade globalizada.
    Se a globalização mundial é boa ou ruim não nos cabe comentar neste espaço, mas em relação às empresas sim, pois é uma realidade muito comum e cabe um alerta, afim de nem empresas nem profissionais sofrerem as consequências negativas por desconhecimento ou omissão. 
    Essa realidade de globalizar a empresa veio para mudar radicalmente os paradigmas das posturas dos profissionais.
    Não adianta mais achar que se seu setor estiver indo bem, e se houver algum problema fora dele não será problema seu. Pois o problema será seu sim! Pode ter certeza disso!
    Antigamente quando alguém perdia o emprego, ficava envergonhado, pois a imagem que se tinha é que essa pessoa era incompetente.
    Hoje demitir funcionários é uma questão estratégica financeira e até de sobrevivência para as empresas. De maneira que se a empresa não estiver indo bem, é bom colocar as barbas de molho, pois seu emprego poderá estar ameaçado, independente de sua capacidade e desempenho profissional.
    Se antigamente se solicitava aos profissionais que se envolvessem e se comprometessem com a empresa, hoje o que era solicitação passou a ser uma exigência natural.
    Atualmente o funcionário não mais participa de um único setor, mas tem que estar interado e comprometido com toda a empresa. Pois o sucesso desta pode lhe garantir o emprego e até uma promissora carreira profissional. Caso contrário, se a empresa estiver indo mal, a próxima vítima poderá ser você!
    E por falar nisso, você anda revendo seus conceitos sobre o que é ser um profissional eficiente?
Quinzenalmente a AGRHO encaminha matérias sob o título de “Dicas em Conta Gotas”, que de uma maneira compacta, aborda temas de alta relevância, procurando despertar e orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia.

Gincana de Páscoa

sábado, 4 de abril de 2009

Fotos do evento em 14/4
Em ordem de acontecimento:
- Ovos feitos em biscuit de café para abrincadeira de caça aos ovinhos;
- Educadores Universitários escondendo os ovos antes da abertura do evento;
- Torneio de damas;
- Caça aos ovinhos;
- Cesta de doces e bombons para distribuição;
- Cesta de ovos para quem vencesse nas competições;
- Corrida com colher na boca e bolinhas;
- Corrida de saco;
- Pátio cheio de crianças.





















Neste domingo haverá uma sensacional Gincana de Páscoa, a partir das 9h30, e as atividades se encerram às 12h.


As modalidades que serão distribuidas entre os Educadores Universitários são:
- Corrida de saco;
- Corrida com colher e bolinhas na boca;
- Lançamento de avião de papel em distância;
- Encher a bexiga assoprando;
- Torneio de damas.

E uma surpresa para as crianças. Participe!!!

Projeto Escola da Família
EE Antonio Zanluchi

Voluntários e Fornecedores - Contatos

Leandro / Grafiteiro - 91395287
lfs021@yahoo.com.br

André Luiz - 2o A - joga Damas e Xadrez (tem compromisso aos domingos de manhã)
andre_thugs_life@hotmail.com

Educação Monte Mór
19 3879-2442

Uniesp Hortolândia
edmila.alves@uniesp.edu.br

Cenarium Cabelos - Rey
19 3461-8491
19 3462-6995

Jairo - fabricante de tear
19 3897-4001

Paceria WEB (bira@swapi.com.br)
79 3222-2593

Fabiana Buzzo/Já
3772-8213

Tribuna Liberal/Dulcia
19 3873-1710

Página Popular/Marcelo
19 3819-6266

Mariana Escola
19 3897-1446

Chico/Sônia - Frutas
96648803/38199252 - com

Cabelin - Gafite/Grafitagem
19 9614-2081

Nossa Caixa (Eneas Filho) - Empréstimo consignado em folha
19 3865-1116

D. Efigênia (mãe da Camila) -Vagonite/Crochê
19 9191-7869

Vagna -Bicos em guardanapo/Crochê/barbante
19 9225-7700

Rodrigo - Operador de som/DJ
19 9349-8385