Para que serve a sustentabilidade?

sábado, 17 de outubro de 2009

Silvestre Gonçalez
Não vai demorar muito tempo à humanidade terá que mudar radicalmente a sua forma de encarar a natureza. O ritmo desenfreado em agredir o meio ambiente e explorar os recursos naturais colocará em breve a sua própria existência em perigo, caso não reveja urgentemente o seu conceito e a forma de encarar e interferir no meio ambiente. As alterações climáticas no mundo já estão nos afetando e nos assustando. As precauções devem ser tomadas urgentemente quanto à preservação, pois é questão de vida ou morte.
A mídia tem alertado frequentemente quanto à responsabilidade de todos em preservar o meio ambiente, mas muitos ainda não assimilaram esse conceito e continuam agredindo o planeta. Não será muito fácil mudar os costumes de alguns países, onde as pessoas valem mais pelo que elas possam consumir e pelo que elas têm do que pelos exemplos que elas podem dar quanto à preservação do meio em que vivem.
A terra não agüenta mais esse ritmo atual de consumo e da maneira como vivemos, explorando os recursos naturais sem consciência. Eu sei que as coisas não mudarão da noite para o dia, mas também não podemos mais esperar. Precisamos ter consciência da preservação e é importante que as crianças aprendam desde já cuidar do meio ambiente com sustentabilidade. O tema sustentabilidade está sendo debatido em todos os cantos do mundo, por se tratar de um assunto que afeta diretamente a vida do planeta e por conseqüência a continuidade da existência da espécie humana.
E o que é sustentabilidade? E pra que serve? Sustentabilidade é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é o desenvolvimento sustentável que não esgota os recursos para o futuro.
Para que as coisas comecem a dar certo temos que ter algumas atitudes sustentáveis, tais como: reciclar os plásticos, embalagens, papéis e latas, não queimar lixo, economizar água, energia elétrica e outros combustíveis, não consumir produtos extraídos ou fabricados através de meios prejudiciais a natureza. Agindo assim criará em sua volta uma onda que influenciará outras pessoas a tomarem as mesmas medidas
É um sonho, mas ainda tenho uma esperança em ver uma melhora no planeta através das energias alternativas ou renováveis como as hidroelétricas, eólica, oceânica, solar, geotérmica e a biomassa, essas energias são obtidas de fontes naturais praticamente inesgotáveis. Porque o combustível fóssil, além de ser altamente poluente causa um grande impacto ambiental e um dia irá se esgotar.
O uso desenfreado desses produtos tem mudado substancialmente o meio ambiente causando um desequilíbrio como, degelo nos pólos, chuvas ácidas, mudanças climáticas, desequilíbrio térmico do planeta e envenenamento da natureza. O perigo está à porta, depende de cada um conscientizar-se da necessidade em cuidar do nosso “habitat”.
Silvestre Gonçalez – jornalista – Sumaré-SP
E-mail: silvestre@desktop.com.br

0 comentários: